TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO FILME “A FAMÍLIA BÉLIER”

Por:   •  21/5/2017  •  Resenha  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  1.929 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Disciplina de Linga Brasileira de Sinais (LIBRAS)

Professora Cristiane Ramos Müller

Acadêmica Stéfani Sousa

RESENHA DO FILME “A FAMÍLIA BÉLIER”

        O filme conta a história de uma família de quatro pessoas que moram no interior da França, a qual o pai, a mãe e o irmão mais novo são surdos mudos e a irmã mais velha não possui a mesma deficiência de sua família e por esse motivo, administra a fazenda, realizando os contatos necessários para firmar negócio com as demais pessoas e traduz a linguagem de sinais para que sua família consiga se comunicar com as demais pessoas.

        A história vai tomando rumo quando Paula, a irmã mais velha entra para o coral, onde acaba descobrindo seu dom de cantar e com ele a possibilidade de ir para Paris, aprender mais sobre canto em uma escola renomada. Ao mesmo tempo em que tudo acontece rápido na vida de Paula, ainda tem que mediar a candidatura de seu pai, que ao ficar indignado com a propaganda eleitoral do prefeito de sua cidade, resolve se candidatar, como forma de realmente fazer algo para melhorar sua comunidade.

        Des do início do filme podemos perceber que, diferente do que muitas vezes se imagina, pessoas com deficiência são tão capazes de exercer qualquer função como uma pessoa que não tenha as mesmas deficiências. E ele continua desmistificando esse conceito no seu decorrer. Quando Paula conta a seus pais que está no coral e quer ir a Paris para fazer uma audição, eles não compreendem muito bem o porquê de ela querer sair, mas quando vão ao concerto da escola onde ela canta e faz um dueto com Gabriel ao fim, o pai dela começa a compreender todo sentimento que a música envolve e também o dom que ela tem e mesmo ele não podendo escutar sua filha cantar, ele é tocado pelo sentimento que a música transmite.

        No fim do filme, os pais de Paula levam-na até Paris para que ela cante ao júri, e durante sua apresentação ela começa a traduzir o que canta para a língua de sinais, tornando o momento muito especial para todos que estão assistindo, especialmente sua família, que fica muito emocionada e feliz por sua filha mais velha.

        O filme A família Bélier me levou a refletir no dia a dia de pessoas que convivem com a deficiência auditiva e me levou também a ter outra visão sobre essas mesmas pessoas. Sempre defendi a capacidade das pessoas de superarem suas dificuldades, mas nunca me coloquei no lugar das mesmas. Imagino o quão difícil deve ser para famílias no qual um dos membros seja surdo ou até exemplos como o do filme, em que apenas a filha pode ouvir e falar. São exemplos como esses que nos levam a perceber ainda mais a importância das políticas públicas para que o social dessas pessoas se torne mais simples. A Língua Brasileiras de Sinais deveria ser obrigatória em todas escolas, para facilitar a comunicação, uma vez que médicos, professores, bancários, mecânicos, etc, poderão um dia ter de se comunicar com um cidadão portador de uma dessas deficiências, e se souberem o mínimo do vocabulário de LIBRAS, a comunicação já se tornaria mais fácil.

        Por fim, achei o filme muito bom, tanto que o vi primeiramente sem as legendas como solicitado, e por não ter entendido muitas coisas com exceções de alguns sinais que aprendi no decorrer da disciplina, vi o filme novamente, desta vez com legendas e mesmo que a legenda não traduzisse tudo que eles falavam, pude ter uma compreensão mais ampla, e também pude dar algumas risadas, devido aos diálogos engraçados que ocorriam entre a família. Ver o filme com legenda foi inclusive mais significativo, pois consegui assimilar algumas traduções ao sinais, por me recordar de já ter visto nos vídeos da disciplina a distância e também por já ter estudado LIBRAS por um ano, no Instituto de Educação Cenecista Santo Antônio, onde fiz o magistério.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com