TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Capitulo 2 - Obra Produção Acadêmica

Por:   •  4/7/2018  •  Resenha  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS

UEMG - UNIDADE PASSOS

PALOMA SILVA FERREIRA SANTOS

RESENHA

Produção textual na universidade – Capitulo 2

Passos/MG[pic 1]

2018[pic 2]

PALOMA SILVA FERREIRA SANTOS

RESENHA

Produção textual na universidade – Capitulo 2

Trabalho apresentado à Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG – Unidade Passos como pré-requisito para obtenção parcial de créditos no Curso de Publicidade e Propaganda, na disciplina, Língua Portuguesa I  sob orientação do Prof. SAMUEL PONSONI.

Passos/MG[pic 3]

2018[pic 4]

Há no mercado muitas obras sobre como elaborar resenhas  ou um resumo, mas não é o suficiente para tirar as dúvidas dos acadêmicos. Entre eles existem muitas dúvidas sobre o que é e como redigir. Desta forma, a obra  Publicação textual na universidade, de Désirré Motta-Roth e Graciela Rabuske Hendges, mais especificadamente o Capitulo 2 – Resenha, veio para sanar as dúvidas dos estudantes sobre o gênero textual Resenha.

O capítulo 2, trata do gênero que o tem como título, a Resenha. Nele os autores explicam como redigi-la e esclarecem que o objetivo de fazer uma resenha é oferecer uma visão sobre a obra e criticar/avaliar uma produção, podendo ser uma resenha descritiva ou crítica.

Diante a leitura do livro, compreendo que a resenha baseia-se na descrição minuciosa, ou seja, de uma descrição com detalhes de uma determinada obra. Como falado acima, a resenha pode ser descritiva ou crítica, sendo que essa última consiste na criação do resumo da obra, juntamente com a decupagem das principais ideias e ao final a opinião/ponto de vista crítico do autor.

Conforme falado no livro, o gênero Resenha, pode ser utilizado nas mais diversas áreas e campos de estudo, porem varia de acordo com a necessidade de cada um. Um exemplo citado no livro é o Curso de Letras, no qual se faz necessário e fundamental o conhecimento para estruturação de uma resenha.

No livro as autoras apresentam, a estrutura retórica básica de uma Resenha, sendo elas definidas em:

  1. Apresentar: Esse tópico é onde situamos o leitor do tema a ser abordado.
  2. Descrever: Nesse item descrevemos e ressaltamos partes do livro.
  3. Avaliar: Essa etapa é onde vamos expressar nossa opinião sobre a obra.
  4. Recomendação: E por último fazemos nossa avaliação, deixando explicito se recomendaríamos ou não a obra.

Ao final do capítulo, há ainda uma análise comparativa entre exemplares de resenhas de diferentes áreas e campos de estudo.

Diante do conhecimento adquirido, após a leitura da obra, utilizo da estrutura mencionada acima, para realizar a avaliação desse material, sendo que o mesmo oferece de forma clara a estrutura de uma resenha, orientando os estudantes a como construir a resenha. A obra utiliza-se de uma linguagem entendível e de fácil compreensão, o que acarreta na fácil absorção do conteúdo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com