TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica o Leitor

Por:   •  15/11/2019  •  Resenha  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI[pic 1][pic 2]

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS

DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO CIENTÍFICA

PROFESSOR: LUCIANO FIGUEIRÊDO

O LEITOR

ALANA GRESSIA DE MOURA DAMASCENA

Picos-PI

2019

ALANA GRESSIA DE MOURA DAMASCENA

O LEITOR

Resenha apresentada à disciplina  Leitura e Produção Acadêmica, no curso de Licenciatura Plena em Letras, da Universidade Estadual do Piauí- UESPI. Ministrada pelo Prof. Dr. Luciano Sillva Figueirêdo.

Picos PI

2019

CREDENCIAIS DO AUTOR

DALDRY, Stephen.  O Leitor (The reader). Harvey Weinstein & Scott Rudin, 2008. 1 DVD (124 min.): son, color

   Bernhard Schilink nascido na Alemanha. Exerce função de escritor e jurista. Estudou Direito na Universidade Livre de Berlim Ocidental, tendo-se formado em 1968. Schlink tornou-se juiz no Tribunal Constitucional do estado federal da Renânia do Norte-Vestfália em 1988 e em 1992 professor de Direito Público na Universidade  Humboldt, em Berlim.  Lançou o livro O Leitor em 1995, onde teve uma adaptação cinematográfica dirigida por Stephen Daldry, concorrendo ao Oscar em várias categorias, incluindo, melhor filme em 2009.   Além de O Leitor, Schilink lançou outros romances, como, O fim de Semana, O Regresso, O outro Homem e outras Histórias, A Neblina sobre Mannheim, obras das quais estão publicadas em 48 línguas.

RESUMO

O filme O Leitor de Stephen Daldry, se inicia na Alemanha pós-segunda guerra, no ano de 1958, retrata o encontro de duas pessoas de mundos totalmente diferentes, que por acaso se tornaram um casal melancólico, o drama é vivido pelos personagens Michael Berg, em sua adolescência com apenas 15 anos que ainda mora com os pais, e Hanna Schmitz já na vida adulta com o dobro de idade de Michael, não tem família nem amigos, porém se sustenta por conta própria. O primeiro encontro dos dois aconteceu em um dia chuvoso logo após Hanna ajudar Michael quando ele estava passando mal sendo diagnosticado de possuir escarlatina, e então passara três meses repousando em casa, assim que está curado vai atrás de Hanna para agradecer seus cuidados, onde continuou frequentando um tempo, o mais inusitado é que ela adorava que ele lê-se para ela se emocionando a cada história e logo em seguida se relacionavam sexualmente.

O tempo passou cada um seguiu seu caminho, novamente o encontro acontece, mas em situações totalmente contraditórias, Michael se torna estudante de direito e vai a um julgamento onde Hanna está sendo julgado por crimes cometidos em Auschwitz, campo de concentração localizado na Polônia, ele desnorteia-se ao vê-la novamente e fica sem reação. Hanna é condenada como culpada e sua pena é declarada prisão perpétua por assumir ter escrito uma relatório sozinha, sendo que a mesma é analfabeta, porém sente vergonha e assume a culpa por todas as outras que também estão sendo julgadas.

Logo após Hanna ser levada para prisão e estar cumprindo sua pena, Michael decide gravar fitas lendo os livros que lia para Hanna, deixando-a muito feliz. E isso acabou sendo incentivo para ela aprender a ler e escrever vai até a biblioteca do presidio e pega o livro a dama e o cachorrinho, e vai associando os áudios da fita as palavras de livro, e então começa a mandar pequenas cartas para Michael, sendo que ele resolve não mandar mais fitas e nem responde suas cartas, decidido a se afastar definitivamente.

Certo dia, o presídio liga para Michael e lhe diz que Hanna está prestes a ficar livre depois de 20 anos cumprindo pena, o mundo moderno poderia assusta-la e ele sendo o único contato de Hanna é necessário que ele ajude-a. Então ele vai ao encontro de Hanna, e a comunica conseguiu um lugar para ela morar próximo a biblioteca da cidade e um emprego com um com um conhecido e fica combinado para ele busca-la. Chega o grande dia, Michael compra flores e vai até o presidio chegando lá se depara com a notícia de que Hanna havia suicidado se e não tinha planos de sair de lá antes do acontecido, deixando Michael chocado. Hanna deixara uma pequena carta onde disse que gostaria que suas economias fossem deixadas para a sobrevivente da marcha da morte que iniciou o processo contra a mesma. E surge a ideia de doar todo o dinheiro para uma organização de analfabetismo, em homenagem a Hanna e ambos concordam.

E por fim, a filha de Michael, Julia, volta depois de passar alguns anos morando longe, então, ele leva sua filha até o túmulo de Hanna e conta como tudo começou e o porquê dele se fechar tanto para o mundo e perder momentos da vida dele por feridas não cicatrizadas.

CONCLUSÃO DO AUTOR

O filme O Leitor repassa vários detalhes que no dia a dias passam despercebidos, como por exemplo, o analfabetismo oculto de Hanna e seu receio em contar a verdade. O romance também deixa a questionar, duas coisas totalmente diferentes, porém o desfecho encaixou-se perfeitamente. O autor faz uma adaptação da história de Hanna e Michael pós-segunda guerra, a exposição do casal se torna um desafio, pois Michael era bem mais novo que Hanna. No entanto, Hanna recebe uma proposta de emprego e simplesmente se vai, não deixando explicações para Michael, mas o que ele não esperava é que a forma de reencontrar sua amada seria surpreendente, em um tribunal. Hanna acaba sendo condenada e Michael por se sentir culpado tenta ajudá-la enviando lhes fitas com as histórias que costumava contar para ela, e foi aí que Hanna finalmente começou a aprender ler e escrever. O amor do passado para Hanna continuava ardente, no entanto Michael muito magoado com tudo o que houve, apenas quis ajudá-la sem nenhum interesse a mais. Ao decorrer do filme, acontecem cenas marcantes gerando críticas positivas e negativas, em relação ao analfabetismo, romance entre pessoas de diferentes idades e julgamentos por crimes durante o holocausto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com