TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme Spanglish

Por:   •  17/9/2019  •  Resenha  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 5

UNIPAMPA

Professor (a): Aden Rodrigues

Curso Letras Adicionais – inglês e espanhol e suas respectivas literaturas

Componente Curricular: Ensino do Português como Língua Adicional

Docente: Daniele Ferreira Jurgina

Filme: Spanglish

   No filme “Spanglish” podemos ver as diferenças de culturas que há entre a cultura americana e a cultura latina e como ocorre esse processo identitário devido a presença de duas culturas em um mesmo país. Os personagens do filme são: Flor e sua filha Cristina, que são mexicanas; John Clasky, pai de família e chefe de cozinha renomado; Deborah, esposa de Clasky; Bernie, filha de Clasky e Deborah; Evelyn, mãe de Deborah.

   Flor decide ir morar nos Estados Unidos para dar uma vida melhor para sua filha Cristina, durante seis anos elas ficaram numa colônia latina, trabalhando dia e noite, e nunca saíram dessa comunidade. Ao perceber que devia ficar mais em casa com sua filha resolveu ir trabalhar para os americanos e tentar ganhar o mesmo sálario que ganhava nos dois empregos, trabalhando durante o dia. Ela não sabia o idioma inglês e nem os custumes e hábitos dos americanos e em sua entrevista de emprego sua prima foi quem traduziu tudo, pois ela estava perdida sem saber o que falar ou como reagir.

   No começo do filme vemos que a personagem Flor possui uma certa resistênica á cultura americana. Porém, com o decorrer do filme ela vai absorvendo informações, mesmo não negando sua origem, que é mostrado na cena em que que Bernie ganha de sua mãe uma roupa que não lhe cai bem, pois fica muito justa e Deborah diz para a filha que se ela emagrecesse a roupa lhe cairia bem, sendo um dos estereótipos inseridos na cultura americana, a pessoa magra. E mesmo Flor não entendendo o idioma ela perecebeu o que aconteceu com Bernie e tenta ajudar ela de alguma forma. Ao tentar aprender com sua filha Cristina algumas palavras em inglês para se comunicar com Bernie vemos que a resistência com o outro idioma vai diminuindo.

   Deborah alugou uma casa na praia para passar o verão e exigiu que Flor fosse passar o verão com eles, mas ela não queria porque tinha que ir para casa ficar com sua filha e sua patroa disse que se ela não fosse não poderia ficar mais com o emprego e fez a sugestão de que ela poderia levar a sua filha para ficar com eles no verão, foi assim que Deborah conheceu Cristina, uma menina “magra” e que já dominava a língua inglesa.  E Deborah por sua vez se identificou muito com Cristina, dando-lhe o amor que a sua relação com Bernie não permitia que ela oferecesse para a própria filha. Cristina aceitava tudo que Deborah sugeria e se deixava levar pela vida luxuosa oferecida pela família.

   Cristina além de já saber o idioma se deslumbrou com a cultura americana e com a nova vida que levava. Na história do filme vemos que Bernie se identifica mais com Flor, tratando-a como uma segunda mãe até, e Cristina se identifi6ca com Deborah da mesma maneira. Clasky, em alguns momentos do filme, deixa transparecer uma admiração por Flor, que reconhecia suas virtudes e qualidades, sendo que Deborah não reconhecia suas qualidades e não demonstrava tanto afeto pelo marido. E Flor, mesmo evitando sentir o que sente, também compartilha do mesmo sentimento, uma vez que vê em Clasky um homem que entende suas dificuldades e que a admirava a sua compreensão para com sua filha. Esses acontecimentos evidenciam mais uma vez como a transculturação e a negociação identitária podem ser benéficas.

   Ao mesmo tempo que percebemos que as família assumem novas identidades, as próprias diferenças entre elas e a resistência de Flor e Deborah a respeito do processo idéntitario vai dificultando qualquer troca de informações, fazendo com que a barreira entre as culturas nas famílias aumente. Flor não gostava de ver que sua própria filha estava absorvendo novos valores e cultura, deixando de lado sua própria origem e dando mais atenção a Deborah do que para sua mãe.  Ela não também não aceitava o fato de estar absrovendo valores da cultura americana e tudo isso a fez entrar em uma crise de identidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com