TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do conto “No retiro da figueira”: as coisas não são sempre o que parecem, mas valem a pena ser lidas

Por:   •  18/8/2018  •  Resenha  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  1.025 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Vinícius Mello Ketzer

Resenha do conto “No retiro da figueira”: as coisas não são sempre o que parecem, mas valem a pena ser lidas.

O conto “No retiro da figueira” foi escrito pelo autor Moacyr Scliar e se encontra na pagina 76 do livro “Antologia de contos: Contos brasileiros contemporâneos”, da editora Salamandra, publicado em 2005. Este livro é uma coleção de contos de vários autores renomados, e o que será comentado nesta resenha teve sua primeira publicação em 1986, escolhido como um dos melhores contos da época.

A história gira em torno da vida de um homem, que ao receber uma propaganda sobre um lugar maravilhoso pra se morar, decide se mudar com sua família em busca de mais segurança. Nos dias atuais, assim como no conto, a violência e os assaltos tem sido um grande problema na vida de todas as pessoas, e as soluções pra isso acabam sendo inúteis, por que mesmo protegidos, marginais conseguem passar por alarmes, cercas elétricas, cachorros, e outros métodos de segurança. A família do protagonista resolve então se mudar para o condomínio da propaganda, chamado de “Retiro da Figueira”, e descobrem que realmente era o lugar dos sonhos para se morar. Era tudo muito bonito, tudo na paz, podiam-se escutar os pássaros cantando, as crianças brincando, e ter sossego no final do dia. O local era muito bem protegido, tinha vizinhos de bem, e contava com vários seguranças que eram sempre muito simpáticos. Todas as pessoas sonham num lugar como este, onde não é preciso se preocupar com as barbaridades do mundo do crime.

 Ao decorrer do conto, eles descobrem que todas as famílias que estavam lá tinham sido escolhidas a dedo, pois nenhum de seus amigos ou colegas de trabalho haviam sido convidados para conhecer o condomínio. Mas isso não os fez mudar de ideia em relação ao local.

Mas como nem tudo é um mar de rosas, certo dia o alarme tocou e todos se reuniram num salão, porém, estavam tranquilos, pois sabiam que era um lugar seguro. Os seguranças os mantiveram presos ali, até que conseguissem deter o perigo que havia por perto, e este “perigo” durou alguns dias.

Para descobrir do que se trata o “perigo” que os moradores do condomínio Retiro da Figueira estavam passando, o leitor do conto precisará ler a obra até o final, e além de descobrir do que se trata, aprendera uma lição muito importante, que as coisas nem sempre são o que parecem.

Aconselho a todos a ler este conto. Ele é um texto muito legal de ler, retrata toda a história de uma forma clara e de fácil compreensão. É como se o leitor fosse o próprio homem que esta narrando à história. A forma como ele detalha o condomínio e as cenas do conto, se faz produzir claramente em nossas cabeças a imagem descrita, como se estivéssemos “lendo” um filme. Ele retrata uma cena grave dos dias atuais, só que de uma forma descontraída e curta, ideal pra quem tem pouco tempo e gosta de se divertir com histórias de fácil entendimento.

LADEIRA, J. et al. Antologia de contos: Contos Brasileiros Contemporâneos. 2 ed. São Paulo: Salamandra, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com