TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme "A chegada"

Por:   •  15/10/2019  •  Resenha  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Língua Brasileira de Sinais - Libras Básico – UnB

Turma Q  

Aluno: Victor Hugo Mattos Galdino – 14/0164804

Resenha do filme “A chegada (2016)”

        Este texto tem como finalidade analisar questões relacionadas a línguas de uma forma geral, verificando como elas apresentam características próprias, além de observar a capacidade dos indivíduos em se comunicar. Para isso, é utilizado como base o filme A chegada, produzido em 2016 e dirigido por Denis Villeneuve.

        A Chegada é um filme do gênero de ficção científica, se passa nos tempos atuais e conta a história da aproximação de extra-terrestres no planeta terra. É um desafio para os seres humanos a comunicação com eles e a identificação dos seus objetivos na terra.

        A protagonista é uma professora universitária Louise Banks, especializada em linguística. As primeiras cenas demonstram parte de sua rotina de aulas até que percebe algo estranho acontecendo, com a ausência de boa parte dos alunos. Ao ligarem a televisão descobrem que seres alienígenas estão chegando à superfície terrestre.  

        Em sequência, são exibidas as reações das pessoas e o desespero. A corrida por alimentos e estoque deles, enquanto a vida pessoa da protagonista Louise é demonstrada em algumas cenas, junto com a sua filha. Por ser uma profissional de excelência em linguística, Louise é convocada para auxiliar na comunicação com estes seres junto com o físico Ian Donnelly e o Coronel Weber.

        Enquanto isso, o filme apresenta ainda mais o medo disseminado entre as pessoas e as tentativas dos governos em controlar a situação. Louise e Ian fazem os contatos com os extra-terrestres, mostrando textos enquanto eles exibem formas circulares. Isto já demonstra uma grande diversidade existente para se estabelecer uma comunicação.  

        De um lado temos as línguas como conhecemos, baseadas na fala e na escrita e do outro temos formas circulares. Além de tudo isso, o fator chave para o estabelecimento da comunicação é a interpretação. Não distante deste contexto, possuímos entre os seres humanos, diversas línguas de sinais utilizadas pelas comunidades surdas. Com isso, podemos identificar que há diversas estruturas diferentes que possibilitam a comunicação e não apenas as que aprendemos e possuímos como língua materna.  

        No filme a língua utilizada pelos extra-terrestres é baseada em círculos e diante da dificuldade nesse processo, foi identificada a mensagem deles para que se utilizem arma. Enquanto isso, o governo chinês já se prepara para um possível ataque, porém Louise consegue impedir e identificar que o termo “Armas” é interpretado pelos alienígenas como ferramenta e no caso seria a língua deles.  

        O enredo segue em que essa linguagem dos invasores se torna a chave para acessos não só ao presente, mas ao passado e futuro também, de forma a ajudar os seres humanos e alienígenas. A principal mensagem do filme é que uma língua modifica completamente a maneira com que os indivíduos enxergam e lidam com as situações, sendo de extrema importância para cada pessoa, respeitando suas culturas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com