TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do filme "A chegada"

Por:   •  15/10/2019  •  Resenha  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  957 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do filme “A chegada (2016)”

        Este texto tem como finalidade analisar questões relacionadas a línguas de uma forma geral, verificando como elas apresentam características próprias, além de observar a capacidade dos indivíduos em se comunicar. Para isso, é utilizado como base o filme A chegada, produzido em 2016 e dirigido por Denis Villeneuve.

        A Chegada é um filme do gênero de ficção científica, se passa nos tempos atuais e conta a história da aproximação de extra-terrestres no planeta terra. É um desafio para os seres humanos a comunicação com eles e a identificação dos seus objetivos na terra.

        A protagonista é uma professora universitária Louise Banks, especializada em linguística. As primeiras cenas demonstram parte de sua rotina de aulas até que percebe algo estranho acontecendo, com a ausência de boa parte dos alunos. Ao ligarem a televisão descobrem que seres alienígenas estão chegando à superfície terrestre.  

        Em sequência, são exibidas as reações das pessoas e o desespero. A corrida por alimentos e estoque deles, enquanto a vida pessoa da protagonista Louise é demonstrada em algumas cenas, junto com a sua filha. Por ser uma profissional de excelência em linguística, Louise é convocada para auxiliar na comunicação com estes seres junto com o físico Ian Donnelly e o Coronel Weber.

        Enquanto isso, o filme apresenta ainda mais o medo disseminado entre as pessoas e as tentativas dos governos em controlar a situação. Louise e Ian fazem os contatos com os extra-terrestres, mostrando textos enquanto eles exibem formas circulares. Isto já demonstra uma grande diversidade existente para se estabelecer uma comunicação.  

        De um lado temos as línguas como conhecemos, baseadas na fala e na escrita e do outro temos formas circulares. Além de tudo isso, o fator chave para o estabelecimento da comunicação é a interpretação. Não distante deste contexto, possuímos entre os seres humanos, diversas línguas de sinais utilizadas pelas comunidades surdas. Com isso, podemos identificar que há diversas estruturas diferentes que possibilitam a comunicação e não apenas as que aprendemos e possuímos como língua materna.  

        No filme a língua utilizada pelos extra-terrestres é baseada em círculos e diante da dificuldade nesse processo, foi identificada a mensagem deles para que se utilizem arma. Enquanto isso, o governo chinês já se prepara para um possível ataque, porém Louise consegue impedir e identificar que o termo “Armas” é interpretado pelos alienígenas como ferramenta e no caso seria a língua deles.  

        O enredo segue em que essa linguagem dos invasores se torna a chave para acessos não só ao presente, mas ao passado e futuro também, de forma a ajudar os seres humanos e alienígenas. A principal mensagem do filme é que uma língua modifica completamente a maneira com que os indivíduos enxergam e lidam com as situações, sendo de extrema importância para cada pessoa, respeitando suas culturas.

        Como prova disso, no filme a protagonista Louise tem a sua visão totalmente modificada ao ter contato com uma nova língua. No caso ela descobre o seu futuro e que irá perder uma filha em breve ao investir em um relacionamento com o físico Ian, porém mesmo assim, decide ir em frente com consciência de que é necessário enfrentar momentos difíceis em prol de bons momentos.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (68.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com