TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme "Meu nome é Jonas"

Por:   •  2/5/2018  •  Resenha  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Centro de Comunicação e Expressão - CCE

Departamento de Libras

LSB7904 - Língua Brasileira de Sinais I

Resenha do filme E seu nome é Jonas

FELTON, N.; MICHAELS, R. E seu nome é Jonas. [Filme-vídeo]. Produção de Normam Felton, direção de Richard Michaels. Estados Unidos, 1979. Filme televisivo, 100 min.  

O filme E seu nome é Jonas retrata a história de um menino surdo que foi diagnosticado erroneamente como deficiente intelectual, ficando internado por três anos em uma instituição que atende diversos tipos de deficiência. Ao descobrirem o engano, seus pais ouvintes trazem-no de volta para casa e a partir desse momento é explícito o drama de uma família que não sabe como agir em relação à diferença do filho.

É justamente a dificuldade de comunicação e o pouco conhecimento sobre a surdez que leva os pais a matricularem Jonas numa escola oralista. Com os novos desafios, Jonas e seus seus pais passam a enfrentar múltiplos desafios, gerando desavenças na família. O pai, em alguns momentos até tenta ajudar o filho, contudo devido à falta de convicção na capacidade do menino, retirar-se de casa, abandonando Jonas, seu irmão e sua mãe.

Culpando-se por toda a situação, a mãe de Jonas em vários momentos deixa exteriorizar seu desespero mas não abandona a luta para “que Jonas seja igual a qualquer menino”.  É justamente na escola oralista que ela observa, pela primeira vez, um casal se comunicando por meio da língua de sinais. Entrando no “Clube dos Surdos”, ela finalmente observa que todos — ouvintes ou surdos — possuem diferenças e que é necessário aprender a aceitá-las e um novo mundo se abre para Jonas e sua família.

A partir de então, entusiasmado, Jonas começa a aprender a língua de sinais, compreendendo as situações e expressando  sentimentos. Ou seja, quando afinal a sua diferença é aceita, Jonas começa a levar uma vida normal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com