TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha filme - uma garrafa no mar de gaza

Por:   •  13/2/2016  •  Resenha  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  1.147 Visualizações

Página 1 de 5

UMA GARRAFA no mar de Gaza. Produção e direção de Thierry Binist. França/Canadá/Israel. Europa Filmes. 2013. DVD (100 min.).

Título da Obra: Um garrafa no mar de Gaza (Une bouteille à la mer).

Gênero: Drama.

Diretor: Thierry Binist.

Elenco principal: Agathe Bonitze, Mahmud Shalaby, Hiam Abass.

País de Produção: França/Canadá/Israel (2011).

Tempo de Duração: aproximadamanete 100 minutos.

Classificação indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos.

A nova pespectiva para enxergar a guerra.

Falar de um conflito tão polemico que já dura tantos anos, como a disputa de território entre os palestinos e os israelenses pela faixa de Gaza, parece ser uma taréfa muito complexa e difícil. A faixa de gaza é um territorio de grande importancia para esses dois povos e para historia do Oriente Médio, e por causa disso esse pedaço do mundo vive em uma guerra constante até os dias de hoje, pois cada lado da história acredita que Gaza pertence a seu povo e ninguém está disposto a abrir mão desse territorio, seja por questões geográficas e/ou religiosas.

Quando nós deparamos com noticias de atendados entre esses dois povos é quase impossivel não nos indignarmos com essa guerra que parece nunca ter fim, e mais impossivel ainda não julgarmos um ou outro por suas atitudes. Essa missão despretenciosa do não julgamento, e do não posicionamento, que parece ser impossivel, foi o que fez Thierry Binist em “Uma Garrafa no Mar de Gaza”. O filme tenta mostrar uma nova pespectiva para enxergar essa historia tão cheia de conflitos sangrentos entre os palestinos e os israelences.

Mas como convencer, ou nos fazer acreditar que ainda existe esperança no coração daquelas pessoas que vivenciam essa guerra todos os dias de suas vidas como se cada conflito fizesse parte do sua rotina? Essa ideia pode parecer um pouco absurda quando tomamos conhecimento da dimenção dessa guerra, porém “Uma garrafa no mar de Gaza”, deixa os cliches dos filmes de guerra e nós comove pela simplicidade, ou até mesmo pela ingenuidade, dos personagens principais mas também pelo relacionamento complexo, porém despretencioso e puro entre eles.

O filme mostra a historia de Tal (Agathe Bonitze), uma garota francesa de 16 anos que vive sua adolescencia questionadora e conflitante. Recetemente ela e sua família se mudaram para Jerusalem e por ter nascido e vivido na França, Tal não consegue entender e adapatar-se aquela rotina de horor em que os habitantes locais de Jerusalem então “acostumados”, e um dia ao ver em um noticiario o relato de mais um atentado na cidade, que deixou mortos e feridos, ela resolve escrever uma carta expondo seus sentimentos e questionamentos a cerca daquela guerra entre os israelenses e palestinos. A carta é posta em uma garrafa e então jogada ao mar. E nessa forma poética ela chega as mãos do palestino Naim (Mahmud Shalaby), que inicialmente a recebe de forma debochada e sarcastica, frente aos posicionamentos da jovem, e sua intenção de conhecer a pessoa que encrontrase a carta. Posteriormente aquele jovem palestino de 20 anos, resolve responder aquela carta questionadora e tentar colocar um fim naquela ponte de aporximação entre os dois mundo. Naim não se deixa levar pelas intenções de Tal, que embora fosse as melhores, não consegnuem envolver o rapaz que se mostra ironico e desinterassado pelo interesse da jovem. Porem ao longo do filme Tal se mostra insistente ao ponto de conseguir atrair o jovem Naim, e então aquela relação que antes parecia não ter furturo começa a ser construida pouco a pouco por meio de trocas de informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (70.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com