TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha pinoquio

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO         2

2. ABORDAGEM TRADICIONAL         3

3. ABORDAGEM COMPORTAMENTAL         4

4. ABORDAGEM HUMANISTA         5

5.REFERÊNCIAS         6

        


1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado tem como finalidade relacionar o conteúdo lido do livro “Pinóquio às Avessas”, do autor Rubem Alves, às abordagens de ensino Tradicional, Comportamental e Humanista, presentes no livro “As Abordagens do Processo”, da autora Maria da Graça Nicoletti Mizukami.

Rubem Alves ao escrever o livro teve como referência a famosa história de Pinóquio, o boneco de pau que sonhava em ser uma criança de verdade.

Na obra, Felipe - uma criança tranquila que adora pássaros -, muito curiosa, esperava ansiosamente pelo momento de ir à escola para que suas questões fossem respondidas.

O livro apresentou situações corriqueiras no meio escolar, no qual há um conteúdo programado e, por esse motivo, as dúvidas de Felipe não foram sanadas pelos professores.

Mesmo com essa educação “engessada” e que não estimula a imaginação e criatividade, Felipe conseguiu se formar e ser bem sucedido em sua vida financeira, mas jamais deixou de trazer consigo a vontade de saber o nome do pássaro azul, dúvida que carregou consigo desde a infância. Essa dúvida só foi sanada quando ele, já em idade avançada, encontra com uma fada em seus sonhos e está finalmente lhe dá essa informação.

No livro Pinóquio às avessas, o autor abordou questões sobre as metodologias de ensino, ao contrário de Pinóquio que só virou uma criança de verdade (deixou de ser de madeira) quando frequentou a escola, Rubem Alves foi às avessas e colocou Felipe saindo da escola como um “robô”, induzindo o leitor a refletir acerca do modelo de ensino adotado e sobre a necessidade de mudança em busca de um educação em favor de uma educação na qual se estimule e se preserve, desde de criança, a capacidade usar sua imaginação

2. ABORDAGEM TRADICIONAL

Este tipo de abordagem coloca ao centro o professor.  O aluno é tratado como uma tábula rasa, ou seja, entra na instituição escolar sem saber nada. O professor, por saber mais que o aluno, transmite conhecimento a ele de forma direta. Acredita-se que o conhecimento possa ser transmitido e não construído. O estudante apenas executa prescrições que lhes são dadas por professores.

Esta abordagem descreve muito bem o conteúdo do livro Pinóquio às Avessas. Nele Felipe é submetido a um rígido sistema no qual suas opiniões e capacidades individuais não se enquadram no sistema de sua escola. Segundo Maria Mizukami, nesta abordagem o indivíduo terá uma maior compreensão e domínio do mundo, seja ele físico, social, etc. Porém, suas habilidades naturais e tudo o que o indivíduo aprenderá fora da escola, é descartado. Apesar de Felipe gostar de pássaros e querer aprender mais sobre eles, na escola isto não lhe era ensinado, já que as questões apresentadas por ele não estavam no programa.

Podemos visualizar a abordagem tradicional também no momento em que o livro mostra um sonho em que Felipe se vê em uma máquina, na qual entravam crianças diferentes e saiam crianças iguais, mais parecidas com robôs, todas moldadas para entrar no mercado de trabalho.

A abordagem tradicional limita a criança às suas próprias habilidades, uma vez que existe um modelo pré-estabelecido. O educador ensina somente o que está programado, e o educando possui o dever de aprender, passando por avaliações para constatação de que o mínimo exigido tenha sido adquirido. De acordo com o livro Ensino, Abordagens Do Processo, para Émile Chartier, o ato de aprender é uma cerimônia e é necessário que o professor se mantenha distante dos alunos. O contexto da história de Pinóquio às Avessas nos faz refletir sobre o sistema que é, de certa forma, muito rígido, enquanto Rubem Alves pretende mostrar justamente o oposto, a necessidade de uma relação professor-aluno para a formação da criança.

3. ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

Na abordagem comportamental o aluno é considerado um recipiente de informações e reflexões, no qual o conhecimento é uma descoberta, e o que foi encontrado já existia na realidade exterior.

Felipe estava sendo condicionado e tendo um reforço positivo, tais como: notas, prestígio, diploma, vestibular. Segundo SKINNER este ensino da ênfase ao planejamento escolar e estimula o aluno para obter uma resposta positiva. A criança constrói uma vontade de aprender.

“O homem nesta abordagem é uma consequência das influências ou forças existentes no ambiente” (Abordagens do processo, MIZUKAMI). Aqui o homem vai ser influenciado pelo lugar e pelo ambiente e seu comportamento será, então, de acordo com essa relação. Felipe apresenta essa influência do ambiente quando tem um pesadelo em que seu coração é um ninho de pássaros.  Esses pássaros não cantam nas horas certas, pois as perguntas sobre o pássaro azul não eram apropriadas para o ambiente escolar em que Felipe estava. Então trocariam seu coração por um cuco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com