TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha: Pinoquio as avessas

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

Há três tipos de abordagens que serão analisadas neste trabalho: abordagem tradicional, onde o professor, aquele que sabe tudo, passa o conhecimento pronto ao aluno que é tábula rasa, aquele que não sabe nada. Essa passagem de conhecimento ocorre apenas dentro da escola e o que importa é o resultado final e não como foi desenvolvida; abordagem comportamental, onde o indivíduo obtém conhecimento a partir de suas experiências ocorridas no meio e o professor apenas as organiza, dando um “passo a passo” para o aluno obter o conhecimento; e abordagem humanista, onde o aluno conhece tudo à priori, ou seja, ele nasce com suas potencialidades e o professor busca desperta-lo para o conhecimento, fazendo com que ele tenha curiosidade, para isso, o mesmo deve conhecer o aluno.

Desenvolvimento

O livro “Pinóquio às avessas” conta a estória de um garoto chamado Felipe, desde criança até sua fase adulta, quando já está formado. Durante a passagem de sua vida, é possível analisar que a cada situação predomina-se alguma abordagem, seja ela tradicional, humanista ou comportamental, fazendo com que nós, leitores, possamos fazer uma comparação entre as mesmas.

A abordagem tradicional é a mais presente no livro, podemos observa-la já no começo, quando Felipe está pronto para dormir e seu pai lhe explicando a história que acabara de contar, diz: “É preciso ir à escola para não ficar burro, para ser gente de verdade...”. Ao decorrer do livro, o pai continua ainda aplicando esta abordagem em suas falas, quando diz para Felipe que “É o diploma que diz o que você é.” Ou seja, segundo o pai dele, se a criança não fosse à escola e recebesse um diploma, seria tábula rasa, não saberia de nada e seria ninguém na vida. Em outro momento do livro, é possível enxergar novamente uma fala, onde se predomina a mesma abordagem, dita pela professora: “A escola não é para você aprender aquilo que quer. A escola é para você aprender aquilo que deve aprender. O que você deve aprender é aquilo que disseram os homens inteligentes do governo... Todas as crianças ao mesmo tempo. Na mesma velocidade.”. Segundo ela, a passagem do conhecimento deve ser garantida independente do interesse e da vontade do aluno, pois tem um programa de ensino, fundamental, a ser seguido, e todos os alunos serão tratados igualmente, considerando que todos tenham o mesmo ritmo de trabalho.

A respeito da abordagem comportamental, podemos observar aspectos da mesma no seguinte trecho, dito pelo pai do Felipe: “Se você as aprender e tirar boas notas, passará para o segundo ano.. Você vai aprendendo coisas, tirando boas notas e passando de ano.”, ou seja, se Felipe estudar, vai bem nas provas e consequentemente passará de ano, como, segundo a sociedade, o passar de ano é uma experiência boa à ele, há maiores chances de se repetir, pois segundo esta abordagem, o comportamento do individuo leva a uma consequência, se ela for boa, ela se repetirá, caso contrario, não. Isso é porque nesta abordagem é dito que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com