TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALFABETIZAÇÃO NOS ANAIS DA SEMANA DE PEDAGOGIA DA UNESPAR- UNIÃO DA VITÓRIA

Por:   •  5/11/2019  •  Artigo  •  3.845 Palavras (16 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 16

 

A ALFABETIZAÇÃO NOS ANAIS DA SEMANA DE PEDAGOGIA   DA UNESPAR- UNIÃO DA VITÓRIA  

Viviane Candido da Silva [1]; Profª. Drª Claudia Maria Petchak Zanlorenzi[2]

RESUMO

O processo de alfabetização tem sido estudado por diversas áreas de conhecimento, gerando divergências e falta de consenso por ser complexo e multifacetado. É um tema que frequentemente está nas plataformas políticas,  bem como na relação entre educação,  economia e desenvolvimento e nas pesquisas acadêmicas. Há quem entenda a alfabetização como o domínio da mecânica da leitura e da escrita, há os que concebem como um processo de compressão e expressão dos significados. A alfabetização é um assunto que salta aos olhos devido ao alto índice de analfabetismo funcional e alunos chegando ao final do primeiro ciclo dos anos iniciais  sem a apropriação da leitura e da escrita. Esta pesquisa tem por objetivo investigar, a partir do Estado da Arte, os trabalhos que tratam da alfabetização nos Anais das Semanas e Simpósios realizados pelo Colegiado de Pedagogia, da UNESPAR- Câmpus de União da Vitória. A metodologia utilizada foi a bibliográfica baseada em autores como Soares (2013), Frade (2003), Ferreiro e Teberosky (2007), bem como a pesquisa em bancos de dados e sites dos eventos de 2007 a 2017. Para tanto, este artigo será dividido em três partes, a primeira retratando sobre o histórico da alfabetização, seus conceitos e métodos conhecidos e utilizados durante anos, a segunda parte enfatiza a pesquisa feita para coleta de dados  nos Anais, entre os anos de 2007 à 2017. A terceira e última parte trata-se da análise dos dados pesquisados. Pretende-se, com esse trabalho, discutir se a alfabetização é um assunto explorado e quais temáticas foram debatidas de forma mais proeminentes, haja vista que é um tema tratado enfaticamente nos meios educacionais, principalmente nas políticas públicas, porém com fragilidades ainda não solucionadas.

PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização. Estado da Arte. Semana de Pedagogia.

Introdução

A alfabetização é um assunto que salta aos olhos devido ao alto índice de analfabetismo funcional[3] e alunos que chegam ao final do primeiro ciclo dos anos iniciais ( 1º, 2º e 3º ano) sem a apropriação da leitura e da escrita.

Esta pesquisa tem por objetivo investigar, a partir do Estado da Arte, os trabalhos que tratam da alfabetização nos Anais dos Encontros Científicos e Simpósios realizados pelo Colegiado de Pedagogia, da UNESPAR- Campus de União da Vitória. A metodologia utilizada foi à bibliográfica baseada em autores como Soares (2013), Frade (2003), Ferreiro e Teberosky (2007), bem como a pesquisa em bancos de dados e sites dos eventos de 2007 a 2017.

Pretende-se, com esse trabalho, discutir se a alfabetização é um assunto explorado e quais temáticas foram debatidas de forma mais proeminente, haja vista que é um tema tratado enfaticamente nos meios educacionais, principalmente nas políticas públicas, porém com fragilidades ainda não solucionadas.

        Para a elaboração desta pesquisa será utilizada a pesquisa bibliográfica, que segundo Markoni e Lakatos (2003,p.183) :

                                             [...] abrange toda a bibliografia já tornada publica em ralação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico, etc., até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnética e audiovisuais: filmes e televisão. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferenciais seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicadas, quer gravadas.

Tem como finalidade colocar o pesquisador em contato direto com aquilo que foi escrito sobre determinado assunto.

Conforme Gil (2009) a principal vantagem da pesquisa bibliográfica é devido ao fato de uma maior abrangência dos fenômenos estudados.

Para tanto, este artigo será dividido em três partes, a primeira retratando sobre o histórico da alfabetização, seus conceitos e métodos conhecidos e utilizados durante anos, a segunda parte enfatiza a pesquisa feita para coleta de dados, nos Anais dos Encontros Científicos e Simpósios realizados pelo Colegiado de Pedagogia, da UNESPAR- Campus de União da Vitória entre os anos de 2007 à 2017. A terceira e última parte trata-se da análise dos dados pesquisados.

 

Alfabetização: uma introdução ao tema

O processo de alfabetização tem sido estudado por diversas áreas de conhecimento, gerando divergências e falta de consenso por ser complexo e multifacetado. É um tema que frequentemente está nas plataformas políticas, bem como na relação entre educação,  economia e desenvolvimento e nas pesquisas acadêmicas. Há quem entenda a alfabetização como o domínio da mecânica da leitura e da escrita, há os que concebem como um processo de compressão e expressão dos significados. Esta dicotomia esteve e está presente nas discussões, principalmente na formação docente. Soares (2013, p.15) aponta que:

[...] etimologicamente, o termo alfabetização não ultrapassa o significado de “levar à aquisição do alfabeto”, ou seja , ensinar o código da língua escrita, ensinar habilidades de ler e escrever; pedagogicamente, atribuir um significado muito amplo ao processo de alfabetização seria negar-lhe a especificidade, com reflexos indesejáveis na caracterização de sua natureza, na configuração das habilidades básicas de leitura e escrita, na definição da competência em alfabetizar.

Segundo o dicionário da Língua Portuguesa (SCOTTINI, 1998) alfabetização é o ato ou efeito de alfabetizar, de ensinar as primeiras letras; processo de aquisição de códigos alfabéticos e numéricos; ato de propagar o ensino ou difusão das primeiras letras.

 Para Soares (2013), alfabetização é a ação de alfabetizar, ou seja, é a ação de ensinar a ler e a escrever, e tornar o indivíduo capaz de decifrar os códigos da escrita. Conforme Freire (2000), a alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral.

O significado que deve ser atribuído à alfabetização como um processo dinâmico que converge para a aquisição de um código, caracterizando-se no produto que é a escrita e a leitura, deve ter relação com a busca de superar o antagonismo que persiste na dicotomia: ou ensina-se passiva e mecanicamente as crianças a ler e a escrever ou possibilita a eles o contato com materiais lúdicos, possibilitando assim uma construção ativa e dinâmica do código escrito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (262.5 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com