TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.426 Palavras (14 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Universidade Anhanguera- UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Pedagogia

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO

Relatório Final

[pic 5]

INDAIATUBA / SP

2014

Memórias Escolares

Iniciei minha vida escolar no Pré em 1993, trago na memória as atividades de Artes que a professora sempre passava para nós adorávamos fazer, e o dia sempre passava mais rápido quando tinha pintura com tintas (guache), lápis de várias cores, canetinhas coloridas, recortes de livros e jornais e colagem. Fazíamos cartazes em grupo, desenho livre, bolinhas de papel crepom etc. Tínhamos também a tão esperada Recreação, onde podíamos brincar se divertir com atividades que nos fazia suar e cansar, criança gosta muito disso.

O poder da brincadeira: por que brincamos? A resposta se revela mais profunda do que poderíamos imaginar. É brincando que aprendemos a nos conectar e a nos relacionar com os outros e cultivamos a nossa imaginação. É brincando que aprendemos a ter flexibilidade e perseverança, o nosso cérebro se desenvolve nos tornamos mais inteligentes, desenvolvemos as habilidades motoras, o otimismo e a capacidade de lidar com situações estressantes. Passamos a nos integrar com os outros e com o mundo. O ato de brincar não é uma indulgência, mas uma necessidade profunda que se origina nas profundezas de nossa biologia evolutiva.

“O ser humano só é plenamente humano quando brinca”, escreveu Schiller. A ausência da brincadeira na infância demostra graves consequências negativas. Por outro lado, há uma ligação notável entre uma infância repleta de brincadeiras e o sucesso e a realização na vida adulta.

À medida que avançamos na idade adulta, a importância do ato de brincar não diminui, embora as atividades em si possam mudar. Em vez de jogos dinâmicos ou esconde-esconde, vivenciamos a brincadeira nos gracejos sociais, fazendo parte de celebrações em multidão (em eventos esportivos, shows de rock e festivais), em atividades criativas ou imaginativas, ou apenas à toa.

Brincar nos renova e nos energiza. Brincar nos mantém abertos e receptivos, molda constantemente nosso cérebro, alimentando nossa curiosidade e desenvolvendo a nossa habilidade de inovar, qualidades que são cada vez mais importantes para nossa cultura global.

O ato de brincar e a nossa capacidade de reconhecer a importância dessa atividade irão ajudar o moldar o futuro. Mas o que talvez seja o mais essencial sobre a brincadeira é que esse ato nos conecta com a alegria da vida. ( SGI QUARTERLY- JULHO 2013).

O texto a cima nos revela a importância da Recreação e da Brincadeira, achei interessante colocar no trabalho. A Educação Lúdica nos mostra que por meio das atividades elaboradas as crianças consegui discernir e entender o mundo e tudo que as cerca de uma maneira mais  simples.

A Professora sempre chegava com algo novo e diferente que prendia nossa atenção e nos trazia mais interesse em participar. A Professora era muito inteligente, ela conseguia associar e disciplinar os alunos de forma que todos conseguiam desenvolver as atividades propostas.

Explorávamos muito o nosso talento artístico com criatividade, as atividades das datas comemorativas eram sempre divertidas de fazer. E para mim se tornou fácil, visto que sempre tive habilidades para pintura, desenhos e esculturas sempre gostei de fazer atividades assim.

Depois no Ensino Fundamental as aulas de Artes já não eram com frequência quanto no Pré, pois as outras disciplinas quase não se usavam nada de lúdico nas aulas, na aula de Artes que podemos soltar a imaginação e estimular a criatividade, dando vida, cor, alegria no trabalho e atividade.

Modelo Educativo

O modelo educativo vivenciado pelos membros do grupo favorecia o desenvolvimento da expressividade e da criatividade dos alunos?

Concordamos que sim, pois o que nós recordamos desse tempo nos traz lembranças que tínhamos liberdade de criar na maioria das vezes e sempre com o auxílio da Professora.

Com base nos relatos autobiográficos, qual parecia ser o objetivo das atividades artísticas nos anos iniciais de escolarização? O grupo concorda com esta visão?

Na visão do grupo as atividades eram propostas para desenvolver a criatividade e imaginação dos alunos, gerar o aprender trabalhar em grupo e a autonomia.

Como professores, que alternativas o grupo poderia propor para a utilização de recursos artísticos na sala de aula que proporcionem o pensamento crítico, a formação sensível e o desenvolvimento da criatividade?

A arte tem um papel importante no processo de educação da criança por incorporar sentidos, valores, expressão, movimento, linguagem e conhecimento de mundo, em seu aprendizado. A arte é uma linguagem que se manifesta de várias formas, ou seja, pela dança, música, pinturas, esculturas, teatro, entre outras; em todas as suas formas, sejam elas dinâmicas ou estáticas, a arte sempre expressa ideias e sentimentos, isto é, sempre tem algo a dizer.

A Arte

A arte, ao evocar o espírito de inquietação, a necessidade natural e instintiva do homem de exaurir seu estado emocional, é também sugerida como um processo social, por constituir-se em um meio de comunicação com os semelhantes, afirma Ferraz (1975).

Seu papel na educação inicia uma nova forma de pensar. Para Barbosa (2002), o fundamental do significado da arte na educação é entender que ela é constituída de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.

Uma das ações que vem se afirmando, por sua abrangência cultural, é a "Metodologia Triangular", desenvolvida por Barbosa (2002). Para a autora, a Educação Artística deve integrar três facetas do conhecimento: o fazer artístico, a análise de obras e a história da arte, com o intuito de estimular o aluno, em vivências práticas e teóricas, trabalhos individuais e coletivos, a se tornar uma pessoa fluidora de arte, ou seja, capaz de expressar e se comunicar em artes. Os Parâmetros Curriculares da disciplina (BRASIL, 1998) asseveram que é possível desenvolver a percepção, a imaginação, a emoção, a sensibilidade e a reflexão, ao realizar produções artísticas e interagir com diferentes materiais, procedimentos e instrumentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com