TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES NA GESTÃO DA ESCOLA

Por:   •  8/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.498 Palavras (14 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 14

UNISC

Universidade de Santa cruz do Sul

CURSO DE PEDAGOGIA

Parfor-turma 3

Leane Leal da Silva

A ATUAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES NA GESTÃO DA ESCOLA

Santa Cruz do Sul

2014


Leane Leal da Silva

A ATUAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES NA GESTÃO DA ESCOLA

Projeto de estágio apresentado ao curso de Pedagogia-Parfor, disciplina de Estágio na Gestão Educacional, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC.

                                           Orientador: Prof. Moacir Fernando Viegas

Santa Cruz do Sul

2014

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO ...........................................................................................3

2  FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ..................................................................5

3  METODOLOGIA ........................................................................................10

4 CRONOGRAMA .........................................................................................12

   REFERÊNCIAS ..........................................................................................13

   ANEXOS ....................................................................................................14

1 INTRODUÇÃO

Quando pensamos nos modelos de direção das escolas tradicionais as quais frequentamos, podemos afirmar que até ao final do século passado os estabelecimentos de ensino brasileiros, persistiam em paradigmas diretivos com enfoque administrativo e poder centralizado na figura do diretor.

Somente com a promulgação da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases (LDBEN) em 1996, foi que a expressão “Gestão Democrática do Ensino Público” ganhou força, emergindo assim, novos conceitos e fortalecendo ideias de trabalho coletivo e participativo nas escolas.

Para reforçar essas ideias a autora Heloisa Luck traz a seguinte afirmação:

O conceito de gestão está associado à mobilização de talentos e esforço coletivamente organizados, à ação construtiva conjunta de seus componentes, pelo trabalho associado, mediante reciprocidade que cria um “todo” orientado por uma vontade coletiva. (LUCK, 2005, p.17)

 Com base nesses conceitos, este projeto é o ponto de partida para posterior realização de estágio obrigatório na disciplina de Gestão Educacional, do curso de Pedagogia. O qual será desenvolvido em uma Escola de Educação Infantil, que faz parte da rede municipal de ensino, do Município de Venâncio Aires.

A temática desenvolvida no presente trabalho vem contemplar questões a serem observadas sobre a atuação da APM (Associação de Pais e Mestres) quanto à gestão desta escola. Através de leitura e análise do Regimento e do Projeto Político Pedagógico, irá averiguar como a APM está regulamentada, também será verificado como se estabelecem as relações de interação entre esta e a Direção da escola, os membros do Conselho Escolar, o corpo docente, os funcionários e os demais pais.

A associação de Pais e Mestres (APM) é um grupo de pais e professores, que formam uma diretoria eleita em assembleia geral pelos demais. Os principais objetivos deste grupo são: assessorar a Direção e demais órgãos escolares na tomada de decisões importantes e resoluções de problemas, decidir sobre a aplicação de verbas públicas e fiscalizar essas movimentações financeiras através de seu conselho fiscal, auxiliar financeiramente ou com trabalhos voluntários, através do recolhimento de doações espontâneas e promoções de eventos, angariar fundos e aplicá-los em melhorias na escola.

A APM é um órgão regulamentado legalmente existente em muitas escolas, inclusive nesta onde a acadêmica do curso de Pedagogia realizará seu estágio em Gestão Escolar. A qual escolheu enfocar este tema, APM, por se tratar de algo que possui um breve conhecimento através do desenvolvimento de suas atividades diárias como atendente de EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), e gostaria de aprofundá-lo.

Para viabilizar a proposta, a natureza de pesquisa contemplada será a qualitativa, e as técnicas escolhidas para coleta de dados serão: de observação das relações estabelecidas entre a APM e demais segmentos da gestão, leitura e análise de documentos da escola, no que se refere a APM, e realização de entrevistas semiestruturadas, com a direção e o presidente da APM.

Diante do exposto, o objetivo geral ficará assim determinado: Descrever, analisar e compreender de que forma está ocorrendo a atuação da APM (Associação de Pais e Mestres), como um órgão gestor, na escola observada.

Irão auxiliar o alcance do objetivo geral acima, os seguintes objetivos específicos: Identificar e relatar de que maneira a APM está contemplada nos documentos da escola, bem como, observar e descrever os momentos e as formas como a APM se relaciona com os demais segmentos gestores da escola.


2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Quando paramos para pensar e/ou observar as crescentes transformações que ocorreram no mundo nas últimas décadas, percebemos que foram muitas, provocadas, principalmente pelos avanços da tecnologia que invade todos os espaços, inclusive as escolas. E é muito importante que as escolas percebam estas mudanças como positivas, mas criem ambientes acolhedores, onde se aprenda através de interações.

A escola, sendo um estabelecimento de ensino, deve estar empenhada em oferecer uma educação de qualidade, que através de estudos e pesquisas, venha colaborar para a construção efetiva de conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Deve proporcionar um ambiente de receptividade, destacando a questão da interação social estabelecida através de relações de afetividade e experiências vivenciadas, para que possam construir suas histórias.

As escolas que comungam dessas ideias, realizando um trabalho docente e de gestão de forma a vivenciar uma cultura organizacional construída por todos, põem em prática uma corrente teórica que compreende a organização escolar como cultura e são influenciadas pelo modelo democrático-participativo.

Esta corrente afirma que a escola não é uma estrutura totalmente objetiva, mensurável, independente das pessoas, ao contrário, ela depende muito das experiências subjetivas das pessoas e de suas interações sociais, ou seja, dos significados que as pessoas dão às coisas enquanto significados socialmente produzidos e mantidos. (LIBÂNEO, 2001, p.3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com