TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

Por:   •  8/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10

  1. INTRODUÇÃO

O estudo acerca das competências da pedagogia no eixo não escolar, tem se tornado importante para compreensão do papel do pedagogo nos espaços não-escolares, a pedagogia no nosso país passou e ainda passa por várias transformações, onde as mesmas tiveram início no ano 1939, grandes são as discursões acerca das práticas educativas e a metodologia de ensino. Essas transformações se basearam principalmente nas exigências do mundo produtivo, a partir disso foram aparecendo muitas mudanças que transformaram as atividades pedagógicas no Brasil.

Desse modo é possível observa no contexto atual de nosso país, as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia, dos quais regem exigências e normas buscando o aperfeiçoamento do profissional das atividades não-escolares, fazendo-se necessária a caracterização, como também a organização das modalidades educativas formais e também não formais.

O pedagogo em atividades realizadas em espaço não escolar está diretamente ligado às atividades que envolvem as atribuições do trabalho em equipe, a coordenação, o planejamento, a orientação, a formação pessoal assimilando-se a isso o principal objetivo está em comum acordo direcionado às transformações realizadas pelos sujeitos envolvidos na prática pedagógica.

 Fica estabelecido o principal objetivo dessa produção interdisciplinar que é mostrar o que tem sido feito pelos pedagogos nas atividades em espaços não-escolares, para a compreensão do seu papel no espaço profissional, no âmbito empresarial. A mesma foi desenvolvida com o auxílio de estudos teóricos a respeito do tema embasada em livros e artigos da internet, que permitiram um conhecimento mais aprofundado do assunto, para assim chegar ao objetivo fundamental dessa produção, que é compreender a participação e contribuição do pedagogo no espaço não escolar.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 O Processo De Gestão E Ação Pedagógica Na Atuação Do Pedagogo

Dos vários profissionais envolvidos no tema desenvolvido Gestão e Ação Pedagógica, encontramos a figura do pedagogo, Libâneo (2008, p.33) ele afirma que “é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana”.

Continuando nessa linha de pesquisa, encontramos a necessidade de se discutir a respeito da figura e papel do pedagogo diante do processo de organização e intervenção pedagógica na prática educativa, com caráter, democrático, ético e social, que devem atender as necessidades da formação do sujeitos críticos/reflexivos.

O pedagogo deve ser um profissional com capacidade de lidar com fatos, problemas e situações diferentes da prática educativa nos demais segmentos sociais e profissionais encontrados. Deve ter também visão humanística do próximo já assimilada na academia, o pedagogo tem a competências e habilidades para desenvolver o trabalho em processos de coordenação, planejamento, execução e avaliação nas instituições empresariais em que se encontra. Assim compreendemos os processos de transformação significativa que eles vem passando ao longo do tempo. Sobre essas transformações, Brandão (2006, p. 7) as define da seguinte forma:

Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja, na escola, de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: Para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar, para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com educação. (...) não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar em que ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a única prática.

A partir do momento em que a educação se faz presente em todos os contexto da sociedade, faz-se necessário a inclusão do pedagogo ao processo de intervenção empresarial com intenções educativa. Para que o pedagogo assuma esse papel é necessário que a formação deste profissional seja ampla e abrangente para que assim acompanhe as mudanças ocorridas no mundo.

De acordo com Gonh (2006) a educação formal é aquela que é desenvolvida nas escolas, que faz-se uso de conteúdos previamente demarcados. Já a educação informal são aquelas na qual os indivíduos aprendem no processo de socialização, ela é carregadas de valores sociais. Por último a educação não formal é aquela que se aprende no âmbito do “mundo da vida”, com a existência dos processos de compartilhamento das experiências. Compreende-se que desse modo, a educação não está restrita apenas ao espaço escolar como método tradicional, mas ela também pode se expande de maneira despercebida pelos ambientes como o setor hospitalar, nos recursos humanos das empresas, como também órgãos de setores judiciário, dentre tantos outros.

"[...] gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não-escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação." (MONEZI, 2003, p.60)

Considerando o contexto, o pedagogo, não se limita apenas aos espaços escolares, mas ele pode está presente também aos espaços não escolares, por esse motivo há a necessidade de sempre está se capacitando cada vez mais, a fim de ter reconhecimento por suas ações também fora do eixo escolar, e isso está ligado a desenvoltura e prática das assimilações no decorrer da academia. Frison (2004, p.88) afirma que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (209.1 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com