TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO DENTRO DA ESCOLA

Por:   •  1/12/2017  •  Artigo  •  6.703 Palavras (27 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 27

A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO DENTRO DA ESCOLA

RESUMO: Este artigo tem como objetivo analisar a importância da atuação do psicopedagogo atuando em uma escola da rede municipal de ensino em Trairi-CE, bem como entender a importância desse profissional para a resolução de problemas enfrentados pelos alunos. É missão do psicopedagogo tentar encontrar formas de promover a melhoria nas intervenções junto aos estudantes, utilizando as intervenções psicopedagógica em prol de uma melhor educação no ambiente em que a escola está inserida. Sabe-se que o psicopedagogo é um profissional de grande importância para a construção do conhecimento dos aprendentes. Ao profissional da psicopedagogia cabe lançar as sementes para uma mudança positiva e significativa na educação onde ele exerce suas funções. Tem o papel bem definido de interferir com suas ações reflexivas capazes de despertar e orientar o sujeito aprendente que encontra-se em situação de dificuldades de aprendizagem. O psicopedagogo deve agir na escola integrando a família com a escola para, dessa forma, levar os alunos, que são os personagens centrais ao verdadeiro despertar de suas vidas. O psicopedagogo é o profissional que, juntamente com os demais professores, o núcleo gestor e os pais, tem a árdua missão de combater os entraves que apareçam e que só atrapalham a vida dos alunos.

Palavras-chave: Escola. Sujeito. Aprendente. Intervenção. Psicopedagogia.

ABSTRACT: This article aims to analyze the importance of the performance of the psychopedagogue working in a school of the municipal school network in Trairi-CE, as well as understand the importance of this professional to solve problems faced by students. It is the mission of the psycho-pedagogue to try to find ways to promote improvement in interventions with students, using psychopedagogical interventions for better education in the environment in which the school is inserted. It is known that the psychopedagogue is a professional of great importance for the construction of the knowledge of the learners. The professional of psychopedagogy is responsible for launching the seeds for a positive and significant change in the education in which he performs his functions. It has the well-defined role of interfering with its reflexive actions capable of awakening and guiding the learning subject who is in a situation of learning difficulties. The psychopedagogue must act in the school integrating the family with the school and, in this way, take the students, who are the central characters to the true awakening of their lives. The psychopedagogue is the professional who, along with the other teachers, the managing nucleus and the parents, has the arduous task of fighting the obstacles that appear and that only disturb the life of the students.

Key words: School. Learning. Subject. Intervention. Psychopedagogue.

1. INTRODUÇÃO

Com esse artigo temos o objetivo de investigar a importância da atuação psicopedagógica dentro da escola assim como entender a importância dos jogos como acervo de intervenções nas dificuldades de aprendizagem e também analisar a prática docente sobre o olhar psicopedagógico para que possamos reconhecer a real importância da intervenção psicopedagógica no ambiente escolar.

Para fundamentar nosso artigo nos baseamos em alguns teóricos importantes como Barbosa (2001), em seu trabalho A Psicopedagogia no âmbito da instituição escolar, Bassedas (1996) com seu livro Intervenção educativa e diagnóstico psicopedagógico, e Fernández (1990) com o estudo A inteligência Aprisionada.

A questão problema que deu início ao nosso estudo foi o seguinte: qual a importância da atuação do psicopedagogo dentro da escola? E com o tema “A atuação do psicopedagogo dentro da escola” pudemos levantar algumas hipóteses e prosseguir em nosso estudo.

A escolha do tema se deu por causa da grande demanda atualmente de transtornos de aprendizagens que os alunos vêm enfrentando, e também em decorrência das adversidades que os professores tem que enfrentar no seu dia a dia escolar, e mais ainda quando se deparam com alunos indisciplinados.

De acordo com BOSSA (2000) A psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, que adveio de uma demanda o problema de aprendizagem. Como se preocupa com esse problema, deve ocupar-se inicialmente do processo de aprendizagem, estudando assim as características da mesma.

É necessário destacar que a Psicopedagogia é comumente conhecida como aquela que atende crianças com dificuldades de aprendizagem. É notório o fato de que as dificuldades, distúrbios ou patologias podem aparecer em qualquer momento da vida e, portanto, a Psicopedagogia não faz distinção de idade ou sexo para que o atendimento seja realizado.

Podemos perceber que há variadas escolas em nosso país e que de acordo com o acompanhamento que há nas mesmas seu desenvolvimento é satisfatório, ou não. As dificuldades de aprendizagem nas diferentes disciplinas é muito frequente e preocupa muito, tanto professores, como gestão escolar e até os pais. É nesse momento diante dessas dificuldades que percebemos a importância do psicopedagogo dentro da escola, pois o mesmo realizará um trabalho analítico e encaminhará as intervenções precisas para que as dificuldades sejam amenizadas e aluno e professor convivam no ambiente adequado de aprendizagens.

Ao analisar essa realidade escolar vivida hoje em muitas escolas do país tanto públicas como escolas privadas, percebemos o quanto as dificuldades de aprendizagem são frequentes e se não houver intervenções esses problemas podem causar problemas mais sérios que serão levados por toda a vida.

É partindo desse contexto que justificamos o presente artigo, ou seja, entendemos a necessidade de se perceber a importância do psicopedagogo dentro da escola para mediar no combate às dificuldades de aprendizagem.

2. UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE A ESCOLA E SUAS DIFICULDADES

A Escola cada vez mais precisa do olhar atento do psicopedagogo para enfrentar os desafios que vão surgindo nessa nova realidade que surge a cada dia. Tendo como objeto de estudo o próprio educando ou sujeito aprendente, como é chamado, a psicopedagogia se compromete “com qualquer modalidade de aprendizagem e de ensino e não só a exercida na escola.”

Fernández (2001) entende que

A psicopedagogia vem para explicar também que na fabricação do problema de aprendizagem como sintoma intervém questões que dizem respeito à significação inconsciente do conhecer e do aprender e ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com