TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização aos Seis Anos

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 2

“ALFABETIZAÇÃO AOS SEIS ANOS”

Já não é de hoje que a educação vem sendo um tema muito discutido em nosso país, seja pela deficiência que encontramos nessa área ou até mesmo pelas mudanças que vêem ocorrendo.

Fica muito claro nas reportagens e nos conteúdos teóricos das unidades I e II que a alfabetização é um tema bem complexo, com diversas opiniões existentes, e muita coisa ainda a ser discutida.

Acredito que não exista uma idade certa para a alfabetização, tem crianças que tem uma facilidade a mais em aprender, outras um pouco menos, talvez por um incentivo a mais dos pais, ou pelo próprio interesse da criança, enfim são inúmeras hipóteses. Eu mesma aprendi a ler e escrever aos quatro anos de idade, por vontade própria e com o incentivo da minha tia que era professora, e fez questão de me mostrar o quanto era mágico você saber ler e escrever.

Fui para a primeira série, já sabendo ler e escrever, más percebia que havia crianças com muita dificuldade em serem alfabetizadas, mesmo com toda a dedicação da professora. Pois talvez elas já tenham vindo com essa dificuldade da nossa antiga “pré – escola, e a partir daí foi ficando cada vez mais difícil para elas acompanharem o conteúdo, entretanto avançaram para a série seguinte.

Por outro lado, com as crianças iniciando o processo de alfabetização aos seis anos, a escola estando estruturada para atender as expectativas com um bom projeto de ensino, e os professores se reciclando cada vez mais, acredita que o resultado será benéfico. Do contrário, isso tudo pode acarretar em uma futura desmotivação dos alunos perante a escola.

Após ler sobre o Desenvolvimento Humano entre outras coisas, percebo o quão importante é sabermos da história desde o inicio, a partir disso passei a entender e ver certas coisas de uma forma diferente. E acredito que cada criança tenha a sua fase de alfabetização, más com o empenho dos educadores, o apoio e o acompanhamento dos pais tudo se tornará mais fácil.

Hoje em dia com a existência da tecnologia, que em minha opinião se for usada com sabedoria pelas crianças, ela pode ser muito útil na alfabetização. Pois através de jogos interativos, podemos aproveitar para ensinar muitas coisas como, por exemplo: a contar, nomes de objetos, animais e etc. Mas independente da idade determinada para o inicio da alfabetização, é preciso que a Educação no Brasil seja vista como a salvação para um mundo melhor, pois educação é à base de tudo!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com