TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Alfabetização aos seis anos

Por:   •  22/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Pedagogia

Nome da Disciplina: Pensamento, Linguagem e Desenvolvimento Humano

Nome do Tutor (a):

Nome do Aluno (a):

Número do RGM:

Alfabetização aos seis anos

No ano de 2006, o Sistema Educacional Brasileiro introduziu o ensino fundamental de nove anos, com esta nova lei passou também a ser obrigatório o ingresso à escola aos seis anos de idade, sendo que algumas iniciarão aos cinco anos, pois farão seis no ano corrente, com isto também acabou se tornando um desafio para os e professores em desenvolver atividades para explorar as habilidades de crianças desta faixa etária.

Na teoria de Wallon, o desenvolvimento infantil se dá por estágios que completam se no final de um estágio o outro acontece paralelamente, sem haver um ponto exato de início e fim, sendo os cinco estágios: Estágio impulsivo – emocional, Estágio sensório-motor e projetivo, Estágio do personalismo, Estágio categorial e Estágio da puberdade e adolescência.

Não podendo esquecer dos Estágio do Personalismo, que ocorre de 3 a 6 anos, aonde, a criança já possue o domínio da linguagem, e começa a formar sua personalidade, prever simbologias, formação de signos e já se torna capaz de representar e no Estágio Categorial, de 6 a 11 anos, que os aspectos cognitivos predominarão aos afetivos, pois inicia o desenvolvimento da memória, da atenção voluntária e da abstração.

Também temos que lembrar na maturação biológica das crianças, que é um fator determinante na evolução do desempenho motor de crianças e adolescentes, por isso os aspectos relacionados ao crescimento e desenvolvimento físico devem ser considerados na avaliação da performance motora(RÈ et al, 2005; TOURINHO, 1998; BORGES et al, 2004), e as escolas tem que se cuidar para não “forçar” a aprendizagem e no final prejudicam este processo.

Com tudo precisa se pensar se a criança está realmente “pronta” para as conquistas da alfabetização, estão sendo mais estimuladas a leitura e escrita do que solucionar problemas do dia a dia: como organizar as roupas, arrumar a mesa ou até mesmo colocar os sapatos.

A criança tem que aprender a brincar, saltar, correr, chutar bola, amarrar os tênis, pular amarelinha, pular corda, escalar, interagir com seus amigos, respeitar os mais velhos, para desenvolver ainda mais as habilidade motoras e ter mais chances de aprender a ler e escrever. Enfim, ser criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com