TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise do Comportamento

Por:   •  23/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DO NORTE DO PARANÁ

ANGELA MAGALHÃES FERRARI

Sala 1

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

PARANAVAÍ

2017

O nascimento da psicologia tem relação com à personalidade de sócrates. A concepção de Sócrates sobre a alma é que a alma é avirtude do conhecimento do homem. A alma existia além do corpo. Este filosófo foi o primeiro a exteriolizar a imortalidade da alma. Quanto mais nos aproximamos do nosso eu verdadeiro mais saúde teremos. Todo saber e conhecimento está na alma. Ele pregrava a maiêutica que é dar luz as ideias, o parto das ideias. Sócrates contibuiu com a ideia de sensações e percepções e a Platão as desenvolveu posteriormente. A racionalização de Sócrates é um conceito mais efetivo das ideias. Ele propunha que o homem chegasse ao entendimento de si mesmo e assim mais próximo do equilíbrio, sendo assim em seus diálogos trariam o bem como o uso do conhecimento e o mal como o uso da ignorância. Nada foi escrito por ele e si por seus discípulos. Ele descrevia o homem como um ser pensante.

Platão diferente de Sócrates introduziu um conceito a mais, que é o corpo, sendo este o túmulo da alma e tendo algum significado. Postulavba como Sócrates que a alma era imortal, mas falava do corpo também com alguma importância. Falava da Doutrina das remanescências, as vidas passadas. Para ele a alma era tripartida, com intelecto, razão e desejo que se fossem bem articulados haveria saúde e se o desejo fosse mais forte traria um conflito entre o corpo e a alma. Causando um desequilibrio e o adoecimento. Fez uma relação corpo e alma onde havia o mundo inteligível, o da alma, o mundo das ideias e o mundo sensível, mundo das sensações, do corpo. Onde tudo que acontece passava pela alma e pelo corpo. Mantendo a ideia da alma e do mundo das sensações, com todas as relações possíveis dessa união.

Aristoteles postulou sobre a alma e o corpo, onde a alma tem um significado para o corpo e o corpo tem um significado para a alma. Foi o primeiro a falar do dualismo corpo e alma. Afirmou a importância do corpo, como se este desse sentido as coisas que a alma não conhece. Até Platão o corpo não significava nada, a alma habitava o corpo, mas não existia o corpo como sensações. O corpo era figurativo, tudo que de fato ocorria no homem era na alma.

Em suma, Sócrates pregava a imortalidade da alma, Platão postulava a imortalidade da alma e dizia que o corpo era imprensindivel e Aristoteles provou o dualismo corpo e alma, permitindo o retorno ao corpo como fonte do conhecimento. Sendo assim, Sócrates deu ao homem a filosofia e Aristoteles a Ciência.

Quanto a filosofia na antiguidade, idade média e o renascimento, iniciaremos este resumo discutindo a Filosofia e a medicina, onde na idade média, havia uma tentativa de firmar a doutrina religiosa, apropriando-se de movimentos culturais, relações sociais, entre outros. O cristianismo era sobre repressão e poder, onde a medicina era exercida de acordo com os métodos da igreja. O cristianismo era uma corrente filosofica instituida para controlar o povo. Neste período muitos filosofos deram um passa atrás e as coisas voltaram a evoluir apenas no renascimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (295.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com