TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte, Criatividade e Recreação

Por:   •  17/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.161 Palavras (17 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 17

                                             [pic 1]

POLO PRESENCIAL DE PRESIDENTE PRUDENTE

CURSO DE PEDAGOGIA

Disciplina: Arte, Criatividade e Recreação.

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

                                        ELILIAN CARLA DA SILVA CORREIA (RA: 432735)

                                               ELOISA APARECIDA DA SILVA RAMALHO (RA: 432722)

                                        MARILZA BERNARDO DA COSTA (RA: 7941709604)

                                     PRISCILA DA CRUZ VILHONI (RA: 432113)

                                                SILVANA MATHIAS HENRIQUE (RA: 432096)

Tutora à Distância: Prof.ª Camila Beltrão Medina

Presidente Prudente/SP

04/junho /2014

RELATO DAS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS ÀS PRÁTICAS ARTÍSTICAS.

        O que mais me marcou foi a Pré-escola, a professora sempre levava desenhos mimeografados, e eles eram sempre grandes o que me possibilitava não ter medo de pintar fora da linha. Nós usávamos como recursos tinta guache, pincel e nos deixava pintar a vontade.                                                                                                 Lembro-me até hoje que pintei um galo enorme, e ficou lindo super colorido. Ela expos na sala para que nós pudéssemos apreciar nossas próprias obras. Sempre gostei de pintar e a postura da minha professora me motivou a continuar a fazer meus desenhos e pinturas do meu jeito, era tudo muito bom, pois a professora nos deixava escolher os materiais que queria usar ela nos incentivava a nos expressar.                                                                                                                            Elilian Correia

        Minhas lembranças sobre as aulas na educação artísticas são poucas, mas me lembro de que a professora sempre levava atividades mimeografadas, usávamos um caderno de desenho pequeno onde fazíamos desenhos livres. Usávamos tinta guache, giz de cera, lápis de cor. Mas não tenho o que reclamar minhas professoras sempre foram muito boazinhas, nos deixavam fazer as atividades livres, brincávamos.    

                                                                                 Heloisa Ramalho

        

                

Iniciei meus estudos aos 6 anos o Pré III,  me recordo que a professora nos deixava fazer desenhos livres, utilizávamos como recursos tinta guache, lápis de cor, giz de cera. Outra atividade artística que fazíamos era modelagem usando massinha de modelar, era tudo muito lúdico a professora não exigia muito de nós.                                                        O ano em que tive meu primeiro contato com obras artísticas foi na 2° série, a professora apresentou para sala as obras de Tarsila do Amaral. Ela nos propôs a reproduzir a qualquer uma das obras que estava exposta na sala, eu escolhi fazer o “Abapuru”.                Em todos os anos de escolaridade a parte artística era mais usada em datas comemorativas onde fazíamos em coletivo: cartazes, teatros e apresentações musicais.                                                                                              Priscila Vilhoni.

        

As lembranças que carrego sobre a matéria de artes, nos meus primeiros anos escolares é a de um pequeno caderno de brochura de desenho, o qual a professora o utilizava para a ilustração de histórias contadas, éramos restringidos a um tema imposto pela educadora. Desenhos livres eram raros e pouco se utilizava massa de modelar, tinta guache ou qualquer material que pudesse se desenvolver nossa criatividade, quando tínhamos acesso a esses materiais nós devíamos seguir os comandos da professora, não era só orientação eram ordens mesmo.                                                                                          Não tive estímulos dentro dessa matéria, pois tudo era imposto, direcionado e não me deixava criar, imaginar, para que eu mesma pudesse seguir meus próprios critérios. Não havia liberdade de expressão, e Arte sem liberdade sem criatividade não pode ser considerada Arte.                                                                                                        Silvana Mathias Henrique.

REFLEXÃO

Apesar dos anos de diferença na escolaridade e da realidade vivida por cada participante do grupo acreditamos que houve sim o desenvolvimento da criatividade e da expressividade, pois através das atividades realizadas se desenvolveu em nós a capacidade de transmitir o pensamento, comunicação, a interação com o grupo, criatividade, respeito e também nos tornou críticos fazendo com que cada um tenha uma opinião diante de uma mesma obra ou história.  Mesmo uma das participantes dizendo que sua professora não os deixava livre para desenhar explorar sua criatividade, ela também desenvolveu sua capacidade de criação e principalmente se tornou critica, pois sabe que a forma q sua professora trabalhou não a ajudou sendo assim ela sabe que é capaz de fazer diferente.                                        Para nós as atividades propostas por nossas professoras era para passar o tempo, cumprir uma grade curricular. Mas também despertar na sala a expressão, a criatividade e o prazer. Pois apesar das atividades e das aulas não terem sido muito bem elaboradas era prazeroso, divertido, não se era cobrado perfeição nas atividades.                                        Como professoras iríamos procurar utilizar diversos materiais nas aulas como: Massa de modelar, tinta guache, papel, elementos naturais do nosso cotidiano como flores, folhas e galhos, materiais reciclados. Como não temos acesso a museus, usaríamos a tecnologia para apresentar aos alunos obras de artistas como Tarsila do Amaral e Romero Brito. Faríamos teatros de conto de fadas já conhecidos pelos alunos, mas com uma diferença eles deveriam recriar o texto novamente do jeito que eles imaginassem que deveria que ser. Procuraríamos em nossas cidades pontos onde se trabalha com qualquer atividade ligada à arte. Na cidade de Regente Feijó, por exemplo, a um espaço onde se confecciona enfeites para enfeitar a cidade na época do natal, são utilizados materiais recicláveis.                                                A arte vai além do lápis de cor, dos rabiscos e do papel. Arte é teatro é música e dança é acima de tudo aprendizado, aceitação, reconhecer as diferenças e respeita-las. Através das atividades artísticas, a criança compreende o mundo ao qual ela esta inserida.  Ela tem acesso a cultura brasileira a arte popular e suas manifestações artísticas, com isso o aluno aprende a valorizar sua história, sua cultura e seu grupo social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com