TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte e Criatividade

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.068 Palavras (9 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA LINCENCIATURA

Arte, Criatividade e Recreação

DAYANE RAMOS DE ARAÚJO- RA 430544

DULCE SILVA DE JESUS -RA 421832

GERALDINA SUZANA CARNEIRO -RA 423804

MARINA DA SILVA FERREIRA - RA 438867

ROSA DA SILVA DOS SANTOS- RA 437206

                 

Feira de Santana – BA

OUTUBRO/2015

INTRODUÇÃO

Com essa ATPS mostraremos como a arte é de fundamental importância nos anos iniciais da Educação Fundamental I; pois estimula o lado lúdico das crianças, sendo assim busca subsídios para os professores, para que encaminhem e busquem o aperfeiçoamento da área.

Assim sendo que o tema abordado, possa mobilizar, discussões, reflexões e pesquisas para um fortalecimento e democratização do educador na área artística.

Tempos de Educação Artística na Escola

“Quando comecei a estudar na minha escola não tinha a disciplina de Arte. Conheci na 5ª série. Tinha uma excelente professora, na qual incentivava seus alunos com muita disposição e criatividade. Através da disciplina criei gosto pelos desenhos, cores, músicas e outros. Além dessa professora tive outras também muito criativas e alegres. Aprendi algumas habilidades brincando. Tinha o momento em que dançávamos com as cantigas de roda, morto-vivo, elástico, baleado e outras brincadeiras legais. Aprendi a fazer objetos como colares de botão e de sementes, confeccionar roupas com papel metro e jornais para as apresentações na escola. Apesar da minha timidez conseguia me envolver nas aulas. Acho que essa disciplina ajudou-me a ser mais criativa.”

( Rosa da Silva )

“Durante a minha infância na escola a arte era desenvolvida pela professora durante as aulas era desenharmos e pintar o desenho, outra lembrança são os cartões de natal que ela nos ensinava a fazer com cartolina e recortes de revista e jornais, fazíamos com a cartolinas também fazíamos flores e corações para entregarmos nosso pais nos dia das mães e dia dos pais. Durante os intervalos jogávamos baleado em frente à escola ou em um campo do lado da escola.”

( Dulce Silva )

“No meu tempo de educação artística na escola era muito bom, recordo-me muito bem de uma aula de artes que a professora nos deu revistas e pediu os alunos rasgassem bem pequeno, pois iremos colar em um vidro tinha muita atividade de pintar com desenhos xerocados e realizamos algumas peças de teatro, dramatizando alguns contos de fata sendo que a professora sugeria  que algumas partes da história, tornando-a  mais criativa e interessante em sala de aula a professora trabalhava muito a relação com a família, nas datas comemorativas com por exemplo, o dia mães ela reunia alunos e mães.”

(Marina da Silva)

“Meu primeiro contato com a escola foi no infantil I, eu me lembro com mais ou menos uns cinco anos que nós pintamos muito com tinta guache. A escola era e foi por muito tempo o melhor lugar para mim, pois eu adorava ir à escola principalmente quando tinha aula de Educação Artística, pois era a minha aula favorita. Mais tarde já no ginásio, eu me lembro que havia diferentes maneira de se trabalhar na Educação Artística pois a professora era muito legal e divertida a sua maneira de nos ensinar, me lembro principalmente de quando aprendi a fazer a margem no caderno de desenho, depois os desenhos com sombreados, e ainda sim conforme o tempo se passou o meu gosto por tintas ainda prevalecia a inovação de se trabalhar com Arte acho que é por sempre estar mudando a teoria, pratica, trabalhos tudo sempre em todas as aulas era divertido e diferenciado.”

( Dayane Ramos )

Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea?

Conforme visto a arte é uma linguagem que possibilita o entendimento do mundo sem a linguagem verbal fazendo com que pessoas entendam conceitos sem passar pela questão da fala, da oralidade, envolvendo diretamente o sentimento, a subjetividade. Assim, essa capacidade de leitura do mundo influencia o processo de formação de identidade, na medida em que permite ao indivíduo se reconhecer na cultura ou se definir em oposição a ela.  Ao mesmo tempo em que cria essa noção de pertencimento e de valorização da herança cultural, a arte também proporciona o contato com outras culturas, trabalhando questões como diversidade racial e cultural, preconceitos, etnocentrismo e o próprio conceito de arte.

 O desenvolvimento de um olhar crítico frente à cultura visual a que estamos submetidos, repleta de publicidade e permeada pelos valores de uma sociedade de consumo, é fundamental. A arte tem galgado um importante papel na cultura contemporânea. Ela pode oferecer um silêncio em que você percebe a cultura codificada em elementos de uma linguagem que não é a linguagem do cotidiano. A sociedade contemporânea percebeu que enquanto linguagem, a arte desenvolve no indivíduo não só a percepção visual como a capacidade de simbolizar e dar significado para as coisas e tem utilizado dessa ferramenta apara possibilitar novos horizontes para as pessoas na sociedade, Para alguns pesquisadores “a arte é uma possibilidade de criar mundos, realidades diferentes. E de transitar entre eles para poder se olhar de outro lugar e se fazer diferente. Permite, assim, uma ampliação dos horizontes; estimula a sensibilidade e promove a humanização dos indivíduos e mais do que estimular a criatividade e a sensibilidade, a Arte-Educação tem impacto direto sobre o potencial cognitivo do indivíduo, ela é eficiente para desenvolver formas sutis de pensar, diferenciar, comparar, generalizar, interpretar, conceber possibilidades, construir, formular hipótese e decifrar metáforas".

O ensino de arte desempenha papel importante na transformação da realidade contemporânea, já que também pode contribuir com a questão da democratização da cultura. Trabalha-se para fomentar a produção, porém se esquece da recepção. A capacidade de leitura e fruição de uma obra de arte é algo que pode ser ampliado e estimulado; exige preparo e contextualização.

Habilidades fundamentais a serem desenvolvidas

O conhecimento da arte ensina que é possível transformar continuamente a existência de mudanças é necessário mudar referências a cada momento, ser flexível, pois criar e conhecer são indissociáveis  e a flexibilidade é condição fundamentada para aprender, assim fazem parte de acordo e normas e valores estabelecidos em cada ambiente cultural do conhecimento que envolve a produção artísticas em todos os sentidos tais como, momentos históricos pensamentos estreitamente vinculado  as tendências do conhecimento da época manifestada principalmente na linguística estrutural na estética na pedagogia na psicologia cognitiva na própria produção artística, dentre outras mesmo que brevemente a história do ensino da arte no Brasil pode se observar a integração de diferentes orientações quanto as suas finalidades, a sua formação e atuação dos professores, mais principalmente quanto as políticas educacionais e os enfoques filosóficos, pedagógicos e estéticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (194.4 Kb)   docx (63.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com