TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte e a recreação no desenvolvimento criativo das crianças

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.338 Palavras (10 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE DUCAÇAO A DISTANCIA-POLO SOROCABA

CURSO DE PEDAGOGIA - 6º SEMESTRE

PATRICIA APARECIDA NUNES DA CUNHA- RA :4311800741

“A Arte e a recreação no desenvolvimento criativo das crianças.”

SOROCABA/SP

2014


UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE DUCAÇAO A DISTANCIA-POLO SOROCABA

CURSO DE PEDAGOGIA - 6º SEMESTRE

PATRICIA APARECIDA NUNES DA CUNHA- RA :4311800741

“A Arte e a recreação no desenvolvimento criativo das crianças.”

Atividade de Prática Supervisionada (ATPS) da disciplina: Arte, Criatividade E Recreação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação das tutoras: à distância: Mestre Adriana da Silva Ramos de Oliveira e: Professora Rosana  Haas ,tutora presencial.

SOROCABA/SP

2014

Introdução

Pautando a importância do papel da arte e da recreação no desenvolvimento das potencialidades criativas das crianças e levando em conta que o processo de ensino aprendizagem é uma constante formação, onde vivenciamos o aprendizado. E onde as atividades artísticas e recreativas fazem parte do desenvolvimento de nossas crianças principalmente nas series iniciais da educação infantil, pois estas atividades levam estas crianças a aprenderem e se desenvolverem por meio do lúdico e das artes.Consideramos nesta ATPS três importantes pilares para o desenvolvimento expressivo e criativo das crianças:Artes visuais,Musicas e dança e Teatro e jogos dramáticos.Enfoca também os conceitos de arte na educação. Tendo em vista o aluno como prioridade,vemos a arte e o movimento como possibilidade de expressão desta criança com o seu cotidiano diário.

        

Etapa 1:“O papel da arte e da recreação no desenvolvimento das potencialidades criativas da criança.”

Memórias das aulas de educação artística no meu tempo de escola;

Nos tempos de escola tinha aulas de Educação Artística onde a professora sempre trazia atividades com tinta, massa de modelar e ate artigos reciclados para aguçar nossa criatividade e nos incentivar a fazermos nossa arte. Recordo-me  do meu primeiro contato com tinta, ate consigo sentir o cheirinho do guache,onde aprendi as cores primarias e secundarias.me lembro do meu primeiro trabalho manual,onde consegui fazer uma luminária com cano de PVC e uma metade de um coco ,pintei a peça com verniz,e acreditem lembro ate hoje como se faz. No final fiquei feliz com o resultado, pois nunca tinha feito coisa igual antes, tirei nota 10. As aulas de educação artística eram divertidas, porque sempre fazíamos coisas diferentes, utilizávamos materiais diversos como argila, barbantes, jornais, garrafas e vários outros. Minha professora era muito prestativa e nos deixava a vontade para desenvolvermos nosso lado artístico, sempre elogiava mesmo não estando um trabalho perfeito, às vezes dava algum palpite, mas sem interferir em nossas criações.

Meus tempos de educação artística na escola eram muito bons, recordo- me muito bem de uma aula de artes que a professora nos ensinou a fazer um quadro com palitos de dente e fita de cetim,depois do quadro pronto fizemos uma declaração a nossa mãe,era a primeira lembrança de dias das mães,que fizemos. A professora nós auxiliava com as atividades,sempre nos incentivando e nos deixando a vontade para criar.

Eu me lembro de uma aula em todos os alunos iriam aprender trabalhar com jornal achei a ideia espetacular,pois meu pai sempre tinha jornal em casa e eu aproveitei,aprendi a manusear, cortar as tiras e enrolar estas tiras em canudos bem fininhos, depois nos ensinou a trançar os canudos, fiz diversas peças para presentear minha mãe, descanso de panelas, fruteiras e cestos.

Tive sorte neste ano, de ter uma professora que nos estimulava a criar, a aprender, a criar, pois nos anos anteriores só tínhamos desenhos passados no mimeografo, com cheiro de álcool onde nossas opções eram reduzidas, ou pintava os desenhos ou  cobria os desenhos com ( feijão, palha de arroz,macarrão, etc.) e outros comuns do nosso dia-dia. O educador da atualidade deve estimular a criatividade, e não criar mero reprodutores de informação, mesmo porque nesta geração as crianças ainda tem acesso a muito mais informações do que tínhamos em nossa época, o educador deve se atualizar, e se aperfeiçoar sempre, para trazer as crianças atuais conceitos interessantes para conseguir a interatividade dos seus alunos.

Etapa 2:“A importância de contemplar as praticas artísticas expressivas e recreativas no espaço escolar.”

 Qual o papel da arte na educação contemporânea?

 A educação nada mais e do que a  transformação do sujeito crítico e criativo com base na sua vivência com mundo. A partir de trabalhada, a Arte Contemporânea nas escolas, tornam favoráveis diversas possibilidades de ensino, pois incita a curiosidade do aluno, causa debates e investigação, o que ocasiona mais conhecimento de uma realidade mais real. Ouvimos falar de mudança na educação, se comparado o ensino de antigamente com o de hoje, mais se analisarmos bem poucas coisa de fato mudou as escolas estão vivendo praticamente da mesma forma, nossas crianças não tem mais os mesmos interesses de outrora.Temos que entender a necessidade e perceber esse processo  que será  ponto fundamental para uma percepção mais ampla de um mundo tão moderno. Analisar criticamente nossas ações e condutas cotidianas em uma escola possibilita ampliar nossa visão e buscar a construção de uma nova visão, que transpassem os limites do tradicional e que possam ousar na construção da criatividade de cada criança. Aprender Arte envolve situações nas quais o aluno possa estar atento tanto lugar de quem produz, como no que tenha oportunidade de ler e interpretar o mundo, atribuindo significados para o seu processo de fazer e de outros produtores também. O ensino da arte deve conduzir, sobretudo, à formação da percepção e da sensibilidade ao conhecimento historicamente acumulado, tornar acessível estes conhecimentos, sobre os saberes específicos das Arte, estarão familiarizando assim a compreensão dos diferentes estilos, com formas de representação do mundo presente linguagens artísticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (251.9 Kb)   docx (105.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com