TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BRINQUEDOTECA E A LUDICIDADE

Por:   •  15/3/2018  •  Monografia  •  7.091 Palavras (29 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

MARIA DAS GRAÇAS ANICETO TOMÉ

A BRINQUEDOTECA E A LUDICIDADE

A Importância do Espaço Lúdico na Escola

Governador Valadares

2017


                  A BRINQUEDOTECA E A LUDICIDADE

A Importância do Espaço Lúdico na Escola

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Profª. Ms Lilian Amaral da Silva Souza

Tutora Eletrônica:Regina Maria Rodrigues

Tutora de Sala:Leiliane Nunes de Souza

Governador Valadares

2017


ANICETO TOMÉ.Maria Das Graças. A BRINQUEDOTECA E A LUDICIDADE: A importância do espaço lúdico na escola. 2017. 24 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Governador Valadares-MG,2017.

RESUMO

O trabalho tem como proposta, demonstrar o quanto a brinquedoteca atividades lúdicas nos espaços educativos é importante para o aperfeiçoamento da criança na educação infantil proporcionando uma habilidade benéfica ao processo do desenvolvimento social e nos hábitos como a responsabilidade. O lúdico é um processo que faz parte da vida infantil, por isso pode ser um instrumento eficiente para ser utilizado no processo educacional da criança. Dessa forma, visa três objetivos promover de forma lúdica, desenvolver a interação das crianças afetivamente; desenvolver as relações pessoais e compreender atividades lúdicas. Conteúdo valores respeito, solidariedade, cooperação, amizade; ludicidade; motricidade, criatividade e imaginação para alunos da educação infantil pré- escolar de 04 e 05 anos. Serão realizas durante dois meses; Setembro e Outubro com duração de 30 minutos todas as atividades. Problematização as crianças estão envolvidos com a tecnologia, crianças que abandonam a escola para trabalhar e ajudar financeiramente em casa e dificuldade de socializar. Atividades: ao ar livre; brincadeiras populares, jogos pedagógicos construir brinquedos reciclados e teatro com fantoche. Recursos humanos: profissionais da educação, voluntários e auxiliares; Recursos materiais: Espaço físico adequado; livros didáticos; jogos pedagógicos; fantasias; fantoches, quadra esportiva e pátio. Avaliação deve ocorrer ao longo de toda a seqüência didática, levando em consideração tanto a participação das crianças, como a adequação das propostas levadas a elas. Este trabalho ampara em pesquisa bibliográfica, onde fundamentação argumenta teórica como Friedmman, Cunha, Airton Negrine, Blow, Silva, Vygostsky apud Wajskop, Kishimoto, Costa e Henicka, Drummond, Oliveira, Santos, Luckesi, Freitas, Borja, Volpato.

Palavras-chave: Brinquedoteca. Lúdico. Ludicidade. Educação  infantil . Motricidade.


SUMÁRIO

1. Introdução.....................................................................................................5

2 Revisão Bibliográfica .....................................................................................7

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino....................................17

3.1Tema e linha de pesquisa............................................................................17

3.2 Justificativa..................................................................................................17

3.3 Problematização..........................................................................................18

3.4 Objetivos......................................................................................................18

3.5 Conteúdos....................................................................................................18

3.6 Processo de desenvolvimento.....................................................................19

3.7 Tempo para a realização do projeto............................................................19

3.8 Recursos humanos e materiais....................................................................20

3.9 Avaliação......................................................................................................20

4 Considerações Finais......................................................................................21

5 Referências.....................................................................................................23


1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho que vai ser apresentado tem como tema A Brinquedoteca e a Ludicidade o quanto é importante para o processo do desenvolvimento e da aprendizagem da criança. A escolha do tema desenvolvida para á docência educação infantil como a proposta para aplicar o projeto de ensino, teorizar o que é percebido no decorrer do dia, tendo a percepção de valorizar e respeitar o mundo lúdico das crianças.

A brinquedoteca proporciona um espaço para jogos e brincadeiras, as atividades são realizadas voluntariamente, livres, onde as crianças demonstram suas vontades, através do faz-de-conta. Determina a criança a usar sua criatividade para elaborar suas próprias regras, pois desperta a criatividade, o raciocino lógico da criança. Percebo que há momentos, brinquedoteca tem sido bem aproveitando aos alunos com momentos agradáveis, nos quais eles se relacionam bem melhor com seus colegas, aonde saibam compartilhar e emprestar e transformando em comportamento social.

Esse tema tem como proposta fundamental para que ás crianças, adquirir, aquisição de conhecimentos e habilidades de forma natural, não existe nada melhor em aprender brincando. Vivemos em um momento onde criança só vive presa no mundo tecnológico, como aparelho celular, tablet, e internet, não existe vida social para eles. São vitimas de brinquedos eletrônicos, que não possibilita na criação, vivem em frente à televisão, ou crianças que trabalham quando deveriam freqüentar a escola.  

Com isso tudo vem criando um mal estar social, pra criança e sua família. Pois a necessidade de criar um ambiente seguro para que as crianças possam estar em um processo de crescimento, a brinquedoteca tem como função de resgatar esse direito as crianças de promover um mundo lúdico. A brinquedoteca tem como finalidade de defender o direito de brincar da criança. Aprender a brincar, fará que com isso às crianças saibam com viver em sociedade e se tone um adulto independente. A criança, quando brinca, está aprendendo a lidar com as suas emoções, a buscar a satisfação de seus desejos, vencendo as frustrações, estamos ensinando-a a agir estrategicamente, diante das forças que operam no ambiente. Este trabalho tem como forma central que brincar na escola e a importância de aprender brincando, e refletir o valor da brinquedoteca na educação infantil. Entendendo que brincar possibilitando o desenvolvimento integral da criança. Brinquedoteca é um espaço lúdico onde a criança brinca livre estimulando e desenvolvendo suas habilidades, criatividade, imaginativa raciocina. Tem como proposta estimular o desenvolvimento afetivo, convívio social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47.8 Kb)   pdf (314.2 Kb)   docx (773.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com