TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brinquedoteca e o Elemento Lúdico

Por:   •  20/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.187 Palavras (13 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 13

Brinquedoteca e o Elemento Lúdico

È inegável que muitas crianças não podem desfrutar do direito de brincar, perdem esse direito ainda nos primeiros anos de sua infância, pelos mais diversos motivos, seja uma deficiência, por estarem hospitalizadas e outras por não terem brinquedos, é importante ressaltar que as crianças possuem uma imaginação muito fértil e às vezes mesmo com a ausência do brinquedo não as impede de brincar, porem o brinquedo é um recurso material que facilita o ato de brincar.

Na antiguidade o brincar era uma atividade característica tanto dos adultos quanto das crianças, tendo uma representação importante no segmento da vida. A brincadeira ocupava um significado na vida social das crianças rica e dinâmica . A criação da brinquedoteca teve como finalidade resgatar e garantir o direito à brincadeira e à infância, direito este que está sendo de tantas maneiras desrespeitados. A apresentação desta pesquisa de campo, tem como meta estudar os resultados do acompanhamento de uma criança com faixa etária de 5 anos com problemas de saúde em tratamento médico na ala infantil, de um hospital geral da rede pública. O nosso propósito é analisar a importância e os benefícios que o tratamento humanizado pode proporcionar à criança debil itada e fragilizada, na fase do seu desenvolvimento emocional, social e intelectual, através dos recursos que uma brinquedoteca hospitalar pode oferecer.

Amparada pela lei Federal 11.104, de 21 de março de 2005 a qual dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedoteca nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação, a brinquedoteca hospitalar vem para garantir à criança um espaço destinado ao ato de brincar com o intuito de colaborar no tratamento e amenizar traumas que podem surgir com a internação.

2. DESENVOLVIMENTO

A Brinquedoteca do Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha contem um espaço preparado e adequado para estimular as crianças a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente elaborado e especialmente lúdico. É um lugar onde para explorar, sentir, experimentar e fantasiar.

Na entrada, logo quem entra depara-se com uma porta de vidro, assim que entra na sala, há uma ou mais portas do lado direito, onde são colocados jogos de dominó, quebras cabeças, panelinhas de plástico, etc. Há uma televisão na parede para que as crianças assistam enquanto brincam, na outra parede tem 6 pufs, ou seja, “sofás” sejam eles grandes ou pequenos, onde as crianças possam assistir TV sentadas ou apenas observar seus colegas brincando. Na sala foram distribuídas cadeiras e mesas para jogos, isto no espaço interno. A área externa da brinquedoteca possui brinquedos como: 5 cavalinhos, pula-pula, 5 motos pequenas, 2 castelos e uma ampla área para que as crianças possam correr e brincar de diversificadas brincadeiras.

O espaço da área externa é cercada de vidro transparente e metade aberta e outra descoberta para que possam tomar sol quando quiserem.

A Brinquedoteca hospitalar tem como objetivo acolher, estimular e amenizar as situações traumáticas das crianças hospitalizadas, ou em tratamentos severos.

Este hospital possui um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente elaborado e especialmente lúdico. É um lugar onde para explorar, sentir, experimentar e fantasiar.

3.1 –

O paciente se chama Nicolas e tem 5 anos, ele é o terceiro filho de dona de casa Claudete e do Sr Antonio, que trabalha como pedreiro, o casal tem mais 2 filhos pela qual são mais velhos.

Nicolas desde bebê sofre com problemas de respiração, devido à mãe ser fumante compulsiva, por conta disso, se encontra internado, por conta das crises, causando desmaios, por falta de oxigênio. Apesar dos obstáculos, ele é um menino muito ativo, mesmo com suas limitações consegue interagir com outras crianças, brincando e se divertindo.

Ele é um menino muito alegre e risonho, gosta de fazer “graça” e chamar a atenção de todos a sua volta.

Por volta das 10 h até 11 h 30 da manhã, ele brincava com crianças de mesma idade junto com um bebê também, observando como ele brincava com outras crianças entre 3 e 7 anos. Notava-se que o mesmo estava compartilhando os brinquedos com os seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com