TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brinquedoteca Relatório Da Atividade

Por:   •  30/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.313 Palavras (6 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 6

BRINQUEDOTECA

RELATÓRIO DA ATIVIDADE

Acadêmicos:  Gabriela Ramos de Oliveira;                                                      Matrícula: 2748355

                       Juliana Gracietti Sperber;                                                                                   2587402

                       Kelly Santos da Costa da Cruz                                                                         3033068 Turma: PED 4726          

Disciplina: Metodologia e Conteúdos Básicos de Ciências Naturais e Saúde Infantil.

A data da aplicação e/ou observação: 19 set 2022

O tema escolhido:   Os 5 sentidos – Degustação de frutas.

A relação entre os conceitos vistos na teoria (roteiro da Atividade) com a prática (Desenvolvimento/Socialização):

A alimentação das crianças atualmente está cada vez mais desiquilibrada, fazendo parte dessa dieta muitos doces, açúcares e gorduras. Com isso temos um número cada vez maior de crianças obesas ou acima do peso, e sem vontade de realizar qualquer atividade física.  Nesse sentido é necessário criar bons hábitos alimentares. Sendo importante que esses hábitos saudáveis se iniciem em casa, mas que continue nos ambientes escolares como forma de equilibrar a alimentação dessas crianças.  

“Podemos perceber que o governo, através de políticas públicas, busca desenvolver, para a população, a prevenção e a ajuda para a melhoria dos problemas relacionados à saúde”. (BARUFFI, 2022, p. 160)

Dessa forma o Ministério da saúde desenvolve programas para auxiliar numa alimentação mais saudável, e a escola tem um papel importante nesse contexto pois promove hábitos alimentares mais saudáveis, por meio de uma merenda consciente e equilibrada, priorizando a saúde e o bem-estar para as diversas fazes das crianças.

As escolas de nosso país, em sua maioria, possuem um programa em que a merenda escolar passa a ser uma das “meninas dos olhos”. A criança recebe uma alimentação equilibrada, dando possibilidade de criar junto a elas bons hábitos alimentares e estes serem levados às suas casas (BARUFFI, 2022, p. 184)

A infância é o momento ideal para adquirir hábitos alimentares saudáveis, pois nessa fase esse processo torna-se mais natural e prazeroso. Alimentar-se bem desde cedo é muito importante para incentivar bons hábitos durante toda a vida, tendo mais saúde e qualidade para uma vida plena.

Proporcionar a criança uma alimentação saúdavel por meio de brincadeiras e formas lúdica é tornar este aprendizado rico em experiências reais. Mostrando a importância de cada alimento e incentivando a criança a buscar um equilíbrio.

Sendo assim, é preciso incentivar cada vez mais hábitos saudáveis e equilibrados. Igualmente diversificar as formas de introdução alimentar com frutas, verduras e legumes e incentivar os mais variados exercícios físicos, para que dessa forma tenhamos crianças mais saudáveis e ativas, e que muito além da estética possamos nos preocupar com uma qualidade de vida mais saudável para as nossas crianças.

                       Figura 01 -   Um espaço previamente montado onde foi disponibilizado diferentes tipo de fruta.

                       [pic 1]

                       Fonte: Acervo pessoal.

                        Figura 02 –Exploranto o sentido do tato, olfato e o paladar.          

                        [pic 2]

                    Fonte: Acervo pessoal .

                            Figura 3- Explorando os sentidos através da decustação das frutas.

                        [pic 3]

                              Fonte: Acervo pessoal.

                        Figura 4 – Explorou o tato expressando suas escolhas.

                    [pic 4]

            Fonte: Acervo pessoal.  

 Link de acesso:  https://youtube.com/shorts/kgnuX8ZFEzg.

Se os objetivos foram alcançados (justificando a resposta): Concluímos que os objetivos deste projeto foram alcançados, pois foi visível o quanto a crianças demonstraram seu entusiasmo, na atividade proposta.

Conseguimos tornar este momento dinâmico e estimulante, incentivando as descobertas, e fazendo uso do lúdico como uma alternativa, e estimulando de forma prazerosa a aprendizagem.

        A vivência oportunizou a participação das crianças e ofereceu a elas um momento de concentração, puderam sentir, cheira, conceituar gostos. Fez uso do seu raciocínio lógico, atenção, e desta forma desenvolver seus próprios conhecimentos.

E considerações finais: aspectos positivos e negativos da prática:

 Ainda que isso pareça uma tarefa bastante simples, reconhecer os cheiros, os sabores de algo conhecido é desafiador, pois a criança precisa estar com os olhos e ouvidos atentos aos comandos.

 Ofertar situações em que a criança se depare com o previsível, mas também com o inédito é também dar espaço para que ela possa pensar. Entregar este conhecimento necessário a criança, bem como o enriquecimento de suas interações.

Diante disso para esta vivência foram criadas estratégias, a fim de valorizar a participação das crianças. Com o objetivo de tornar o momento atraente a elas, e na medida em que elas foram participando da atividade proposta, elas encontravam várias maneiras de demostrar seus conhecimentos, seus pensamentos através do material disponibilizado, para a execução da vivência.

Está vivência foi realizada em casa, com nossos filhos, houve uma grande troca e aprendizado. Podemos observar suas inquietações, ansiedade, frustações e competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (764.6 Kb)   docx (669.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com