TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO DURANTE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  14/7/2020  •  Monografia  •  11.035 Palavras (45 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 45

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

CRISTINA PAIXÃO DO CARMO

A CONSTRUÇAO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO DURANTE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Salvador

2017

CRISTINA PAIXÃO DO CARMO

A CONSTRUÇAO DAS IDENTIDADES DE GÊNERO DURANTE A EDUCAÇÃO INFANTIL

Monografia apresentada à banca do TCC2, elaborada como requisito obrigatório da Faculdade Montessoriano, segundo semestre, 2017.

Professor orientador: Me. Leandro Almeida

Salvador

2017

AGRADECIMENTOS

A DEUS que nos deu o Dom da Vida, me presenteou com a liberdade, me abençoou com a inteligência e me deu a graça de lutar para a conquista dos meus sonhos… Ao Senhor, cabe o louvor e a glória, e a mim, só cabe agradecer!

Muitas vezes, durante esta longa caminhada, tive vontade de desistir, de deixar para lá, fiquei triste e até chorei de desespero. Mas, todas às vezes, encontrei forças para recomeçar e seguir em frente. Esta força não vinha só de mim, mas sim de todos aqueles que dão sentido à minha vida, de todos os que amo.

A meu esposo HEXA, pela compreensão, por ser meu ajudador, meu alicerce, você que tanto me incentivou e, nos momentos mais difíceis, esteve ao meu lado, com isso, pude superar incertezas, inseguranças e temores, quanto às escolhas do presente e, principalmente, do futuro.

A meu pai SERGIO, pelo apoio constante, por cuidar da minha filha para que eu pudesse estudar, a ele devo a metade do meu diploma. Eu te amo!

A minha mãe CLEUDES, obrigado pelos sacrifícios que você fez para que eu pudesse ser quem eu sou hoje! Eu amo você!

A minha filha JENIFFER, por ser minha inspiração, por tantas vezes ir para faculdade comigo, pelas privações que ela teve que passar. Amo você!

Os meus orientadores, LEANDRO ALMEIDA e JORGE HILTON, pela dedicação e competência com que nos orientaram, durante o processo de construção do nosso conhecimento, pela confiança, por acreditar que eu era capaz de ir até o fim, por me dar a liberdade de voar, os exemplos e a amizade demonstrados durante a nossa convivência são, também, valores inestimáveis que levarei comigo como lições de vida. Tenho a certeza de que hoje posso dizer que sou “miserê da Bahia”.

Aos meus COLEGAS, que sempre estiveram comigo, me apoiando, e contribuíram, de forma direta ou indireta, para realização desse trabalho.

Agradecer é admitir que houve um momento em que se precisou de alguém; é reconhecer que o homem jamais poderá lograr para si o dom de ser autossuficiente. Ninguém e nada cresce sozinho: sempre é preciso um olhar de apoio, uma palavra de incentivo, um gesto de compreensão, uma atitude de amor. E, para esses momentos difíceis, tive vocês, SIDENISE e ALZIRA, obrigada por tudo.

EPÍGRAFE

“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar. ”

Paulo Freire

RUSUMO

O objetivo nessa pesquisa é refletir a respeito da construção das identidades de gênero durante a Educação Infantil, levaremos em consideração as respostas de profissionais que atuam nessa área. Buscamos, especialmente, compreender as relações de gênero e sexualidade no âmbito escolar. Essa é uma pesquisa qualitativa, que foi dividida em três etapas, a primeira parte engloba a definição do tema da pesquisa, e a escolha dos teóricos, que deram amparo ao nosso trabalho, entre eles estão: Louro (1997), Hall (1997), Freud (1984) que contribuem nas questões relacionadas à sexualidade e gênero. Na segunda parte, é o local em que se apresenta a pesquisa e o método de produção de registros. Ficou definido que, os primeiros registros, seriam produzidos através de um questionário aplicado para os profissionais da Educação Infantil, em seus locais de trabalhos, também foram feitos registros fotográficos. Na terceira parte, damos início e finalizamos a análise de dados produzidos. Nossa pesquisa é uma reflexão de como as crianças de 2 a 5 anos constroem suas identidades de gênero no ambiente escolar. Foi um impacto muito grande lê as respostas de alguns profissionais, elas demostraram muita maturidade, sensibilidade e segurança, ao falarem das questões que envolvem gênero e sexualidade. Porém muitas respostas são contraditórias, cada uma com uma visão ideológica, mas percebemos que a maioria dos colaboradores se identifica com o assunto, e visa uma formação continuada para acrescentar a suas experiências profissionais. Enfatizamos, na pesquisa, o estudo sobre o momento da brincadeira, e os pensamentos conceituais de identidades, também o modo no qual a sociedade vem reforçando os estereótipos sobre o que é ser masculino e feminino, fazendo com que medite sobre até que ponto é prudente fazer descriminações com base no sexo, sabendo que essa prática pode interferir na construção da identidade da criança.

Palavra-Chave: Identidade de Gênero, Sexualidade, Criança, Âmbito Escolar.

ABSTRACT

The objective of this research is to reflect on the construction of gender identities during Early Childhood Education, we will take into account the responses of professionals who work in this area. We especially seek to understand gender relations and sexuality in the school context. This is

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.7 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (49.3 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com