TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE I: IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

Por:   •  11/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: MARIA LOURDES PEREIRA DE BRITO FERREIRA

RGM: 31611605

CURSO: PEDAGOGIA (LICENCIATURA)

DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCACAO INFANTIL

NOME DA UNIDADE: CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL EAD.

POLO: CENTRO PORTO VELHO_ RO.

ATIVIDADE I: IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

O estágio supervisionado na educação infantil constitui se uma etapa de suma importância para a formação acadêmica e profissional dos futuros docentes, pois ele traz muita contribuição para a construção do perfil do professor na educação infantil. O estágio deve ser considerado tão importante como os outros conteúdos curriculares do curso de pedagogia.

 O ensino infantil é uma das fases mais importantes na vida da criança, pois é o momento que ela começa a existir fora do convívio familiar, é onde ela vai desenvolver sua personalidade e sua autonomia, também vai ser o momento dela criar laços de amizades com outras pessoas e descobrir diferentes áreas do conhecimento. Por isso, o papel do professor é fundamental no andamento das atividades na educação infantil, pois ele é o mediador entre a criança e o conhecimento. Pois é no período do estágio que o profissional docente começa a conhecer o ambiente escolar, é através das práticas em sala de aula, que ele vai vivenciar situações do dia a dia, e dessa prática que o futuro pedagogo terá contato prático no campo de atuação futura.

O aluno estagiário ele precisa conhecer toda a amplitude escolar, agora com um olhar de futuro professor, e através de suas vivências vai construindo o perfil de ser professor, e colocando em prática todo seu conhecimento teórico adquirido durante sua formação acadêmica. Pois a teoria ensina os fundamentos que deve ser aplicado, já na prática deve por em prática todo conhecimento adquirido na teoria. O estágio leva o professor a refletir sobre sua própria prática.

É durante o estágio que o futuro professor, tem suas experiências vivenciadas, é onde ele pode chegar numa conclusão se é isso mesmo que ele quer seguir na sua vida profissional. Pois além do conhecimento o professor precisa ser dinâmico e criativo, pois criança aprende brincando.

Portanto o estágio na educação infantil tem o objetivo de mostrar que a prática docente deve ser prazerosa, que o docente alcança experiências significativas para o processo da sua formação, e constitui um momento rico e importante na relação dialética entre teoria e prática.

Com novas experiências vividas o docente vai crescer como educador, e tornar um cidadão mais crítico e reflexivo.

Referência: Texto- Base da Disciplina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com