TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  28/7/2017  •  Monografia  •  3.855 Palavras (16 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

Fundação Francisco Mascarenhas

Faculdades Integradas de Patos

Programa de Pós-Graduação Lato Sensu

Curso de Especialização em Educação Infantil

Área de concentração: Literatura infantil e gênero.

A INFLUÊNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ANA KARINA SOARES MEIRELES

Campina Grande – PB

2017

ANA KARINA SOARES MEIRELES

A INFLUÊNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo Científico, apresentado ao Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do Curso de Especialização em Educação Infantil das Faculdades Integradas de Patos, em cumprimento às exigências para a obtenção do título de Especialista.

Orientador: Adília Uchôa de Lima

Campina Grande – PB

2017

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo analisar como a literatura infantil influencia na construção da identidade de gênero no decorrer do desenvolvimento da criança na educação infantil. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliografia, através da leitura e estudo dos teóricos como: Freud (1996), Louro (2014), Foucault (2011), Teles (2001), Stoller (1978), Scott (1995), coelho (2008) e Aguiar (2001). O percurso metodológico teve caráter qualitativo e se utilizou a vivencia de uma contação da história “Porque meninos têm pés grandes e meninas têm pés pequenos?”. A análise dos dados revelou que as crianças possuem um conhecimento de mundo sobre os papeis sociais, e podemos constatar com este trabalho que, tal conhecimento pode ser ampliado e questionado, com o auxilio de literaturas infantis que explorem e ampliem sua visão de mundo. Constata-se que tal conhecimento precisa ser aprofundado para que as/os educadores/as possam entender o desenvolvimento da sexualidade infantil e construção da identidade de gênero, para realizar  intervenções com maior segurança e eficiência. Conclui-se este trabalho destacando a importância do desenvolvimento saudável da das crianças, o que implicará na construção de conhecimentos por parte dos/as educadores/as acerca da sexualidade e do gênero no contexto atual. A orientação e o debate de ideias são imprescindíveis no ambiente escolar, principalmente com crianças, que estão em pleno desenvolvimento de si mesmo e do corpo.

PALAVRAS CHAVE: Desenvolvimento. Literatura Infantil. Gênero.

ABSTRACT

This article aims to analyze how children's literature influences the construction of gender identity in the development of the child in early childhood education. For this, a bibliographical research was carried out through the reading and study of the theorists as Freud (1996), Louro (2014), Foucault (2011), Teles (2001), Stoller (1978), Scott ) And Aguiar (2001). The methodological course had a qualitative character and was used the experience of a story telling "Why do boys have big feet and girls have small feet?" Data analysis revealed that children have world knowledge about social roles, and we can see from this work that such knowledge can be expanded and questioned with the help of children's literatures that explore and broaden their world view. This knowledge needs to be deepened so that educators can understand the development of child sexuality and the construction of gender identity, in order to carry out interventions with greater security and efficiency. This paper concludes by highlighting the importance of the healthy development of children, which will imply the construction of educators' knowledge about sexuality and gender in the current context. The orientation and the debate of ideas are essential in the school environment, especially with children, who are in full development of self and of the body.

KEYWORDS: Development. Children's literature. Genre.

1. INTRODUÇÃO

A literatura infantil em nossa práxis pedagógica torna-se um instrumento essencial para o desenvolvimento integral da criança, pois esta auxilia a compreender o mundo e os adultos que as cercam, desenvolvendo a importante habilidade de interpretação do que se lê como também fazer a relação com a realidade que a cerca. Construindo assim seus gostos e predileções percebemos a influencia da literatura infantil na construção da identidade das crianças. Considerando a identidade como algo múltiplo é que pretendemos questionar o como certas literaturas influenciam a perpetuação de certos estereótipos na construção da identidade de gênero de nossas crianças.

        Assumindo a identidade de educadores/as no caminhar da nossa formação vimos que nossos estudos e pesquisas devem se estender cada vez mais à busca de compreender assuntos que abrangem todos os aspectos do desenvolvimento humano. A sexualidade e o gênero são assuntos que envolvem a realidade da educação humana e está presente no contexto escolar.

         Para que aconteça uma educação saudável nada pode ser vergonhoso ou censurável, mas sim estudado, compreendido, para ser aceito ou negado, sugerindo formas de transformação social. Com a mudança de postura ao discutir sexualidade e gênero assumindo-a como parte intrínseca na aprendizagem alcançaríamos mudanças, amadurecimento, consciência sobre o mundo, desde a infância até a vida adulta.

Com a intenção de uma educação plena na qual lance um olhar para a criança em seu desenvolvimento integral, por que não discutir e aprofundar-se sobre o gênero e a influencia que as literaturas infantis na construção da identidade da criança na educação infantil? Seria como iniciar a aceitação de que a sexualidade está presente na criança e é fator motivador nas suas atividades sociais e físicas devendo ser compreendida no processo de ensino e aprendizagem.

Buscamos através de esse estudo estimular a reflexão critica sobre a construção e a reconstrução de saberes constituídos historicamente em nosso fazer pedagógico, reconhecendo a criança como sujeito ativo da criação do seu próprio pensamento, e nas influencias na construção das identidades e nas formas de como entendemos e expressamos o gênero dentro das literaturas infantis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (229.7 Kb)   docx (36.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com