TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Do Estágio Na Formação Docente E A Sua Contribuição Para A Construção Da Identidade Do Professor De Educação Infantil.

Por:   •  7/4/2023  •  Dissertação  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

NOME: DANIELE  SANTOS

RGM: 903748

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DOCENTE E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL.

O estágio como campo de conhecimento na formação inicial do docente, é muito importante na construção de referências no processo de ensino e aprendizagem. Uma vez que permite ao estudante de pedagogia o contato direto com a realidade escolar.

A principal finalidade do estágio na formação do estudante é preparar os alunos para uma vida profissional e facilitar a sua interação com o mercado de trabalho.

Um dos pontos importantes para o futuro docente ao realizar o estágio é poder vivenciar na prática a experiência de ser professor, pois é nessa etapa que o aluno de pedagogia terá a oportunidade de interagir com os futuros colegas de sala e colocar em prática os conhecimentos teóricos aprendidos durante a graduação. É um meio de socialização e despertar um olhar em pontos de vista diferentes, como forma de enriquecer o desempenho do estudante em pedagogia.

Ao passar pelo período de estágio, o estudante tem a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos e aprender a lidar com as dificuldades e desafios de um professor no dia a dia, e assim aprender com a prática a necessidade de cada criança, respeitando a sua individualidade e cultura.

 O estagiário que fica sob a orientação de um professor em sala de aula amplia seus conhecimentos à medida que o professor precisa fazer todas as intervenções didáticas em sala de aula. Todas as situações vivenciadas em sala de aula como: brincar, educar e cuidar trará ao estudante uma contribuição para que ele possa elaborar seu próprio método de ensino.

O futuro docente poderá desenvolver um olhar aprofundado sobre as crianças da educação infantil através da observação e criar um papel ativo e criativo, promover o saber e o fazer, ter um relacionamento comunicativo, ou seja, uma base na preparação pedagógica.

Assim os profissionais atuantes quanto os que estão em formação podem discutir questões relacionadas ao planejamento e a organização de ideias para o trabalho pedagógico dessas crianças.

Segundo a autora do livro para pensar a Docência na educação Infantil Simone Santos de Albuquerque (2019, pag. 18) “É na infância que as crianças alicerçam a aprendizagem que será construída ao longo de suas vidas e consequentemente num plano mais efetivo.”

Referências:

OLIVEIRA, Z. (Org.). O Trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2012.

Artigo: “Estágio e docência na Educação Infantil: Questões teóricas e pratica” https://www.redalyc.org/journal/684/68462591002/68462591002.

BUQUERQUE, S. S.; FELIPE, J; CORSO, L. V. Para pensar a docência na educação infantil. Porto Alegre: Evangraf, 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com