TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFINIÇÃO DA CULTURA

Por:   •  6/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE I

Discutir cultura envolve necessariamente o humano, ou melhor, a humanidade e a sua capacidade incrível de inventar, reinventar e representar-se. Dessa forma, a humanidade, vista em sua totalidade, envolve diversas coletividades e, portanto, suas experiências são muito diversas, bem como o modo de expressá-las.

A dança é uma forma de expressão comum a todas as culturas. Observe que a dança ocorre por motivos diferentes, para expressar emoções e sentimentos diversos. Com base em nossas aulas como podemos definir: cultura; estágios da evolução cultural, coalização; cultura plural, mestiça. Como estes conceitos podem ajudar na sala de aula, quando damos aula?

DEFINIÇÃO DE CULTURA

A definição de Cultura definição formulada por Edward B. Tylor, segundo a qual cultura é “todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.
Segundo a antropologia, a cultura é o conjunto de ações sociais de um grupo humano, cada grupo possui a sua própria cultura, ou seja, crença, técnicas, costumes, valores e padrões de comportamento. Por mais que cada comunidade tenha a sua própria cultura, cada uma avança em diferentes níveis de complexidade.

OS TRÊS ESTÁGIOS POR QUAIS AS SOCIEDADES HUMANAS PASSARAM:
Selvageria: fase em que as populações se organizavam em clãs ou tribos, período do nomadismo, principal atividade era a caça e colheita, a matéria-prima mais importante era a pedra, começaram a utilizar o fogo, para se mantiver aquecidos e espantarem os animais que os atacasse.


 
- Barbárie: período da produção de alimentos, evolução da agricultura e da atividade pastoril, crescimento demográfico,  fabricação de utensílios para caça, aparecimento dos utensílios de cerâmica, invenção da roda.
Civilização: período em que se desenvolve a vida urbana, descoberta da escrita, sociedade complexa, religião institucionalizada, composição do Estado. 

MULTICULTURALISMO

O multiculturalismo é conhecido como um fenômeno que estabelece a coexistência de várias culturas em um mesmo espaço territorial e nacional. É o reconhecimento das diferenças, da individualidade de cada um.

O multiculturalismo implica em reivindicações e conquistas das chamadas minorias (negros, índios, mulheres, homossexuais, entre outras).

A discussão que surge a partir da defesa do direito à diferença e do direito à igualdade traz para a escola um constante desafio, pois só aprenderemos a descobrir e valorizar a diversidade convivendo com pessoas diferentes, diversas, plurais.

Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países.

A temática da Identidade e Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira. Nesse sentido, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço público permitem a coexistência, em igualdade, dos diferentes. 
O trabalho com Pluralidade Cultural,  exige que a escola alimente uma “Cultura da Paz”, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania.

Às vezes esquecemos que temos cultura, que cada um de nós carregamos histórias cheias de histórias, que sabemos um monte de saberes que não foi ensinado na escola, nem na mídia, que foi através do senso comum, de geração para geração.

NA ESCOLA

Esses conceitos incentivam a curiosidade em desvelar dentro da escola o conhecimento de nossos educandos e educadores, saberes culturais, nascidos e desenvolvidos nas histórias de origem e do dia-a-dia.

Expressões multiculturais que expressam nosso jeito de ser, pensar e agir, demonstrando a necessidade de falarmos de inclusão, de diversidade, de educar para a diferença natural de tantos povos que compõem o povo brasileiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (103.3 Kb)   docx (386.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com