TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DEFINIÇÃO DE CULTURA

Por:   •  21/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura

A definição de cultura relaciona-se a diferentes conceitos inerentes ao desenvolvimento humano ao longo do tempo. Esta relacionado ao âmbito social pois inclui o conhecimento, os costumes, a arte, os hábitos, gestos, a lei, moral entre outros hábitos adquiridos pelo ser humano na sociedade em que pertence. A educação torna-se parte fundamental na valorização, conscientização e respeito a grande diversidade cultural existente.

Sua relação vai desde aspectos materiais como utensílios domésticos até o gosto musical, as relações familiares, as crenças entre outras aptidões desenvolvidas que adquirem valor e passam a integrar uma determinada cultura.

Os países por exemplo possuem diferentes culturas com seus costumes, formas de se vestir, falar, trabalhar, agir diferentes, formados por diversas influências, essas que contemplam suas próprias culturas.

O Brasil tem a fama de ser o país do carnaval, da felicidade, do sorriso, das belezas naturais, da música como o samba por exemplo, características culturais que compõem a sociedade brasileira e são referências culturais dentro do país e fora dele também.

A cultura está atrelada diretamente a forma de viver da sociedade. Se hoje aquela região, cidade, ou país tem como principal atividade econômica a colheita, as plantações isso significa que a muito tempo essa atividade começou a ser desenvolvida seja por uma necessidade humana de sobrevivência ou por influência de lugares mais desenvolvidos. Passando por mudanças perdendo e ganhando características nas diferentes gerações de acordo com a necessidade

Para as ciências sociais cultura está relacionada diretamente aos atos humanos, ou seja, as ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais adquiridas na vivência em sociedade desenvolvidos e aprimorados ao longo das gerações. O ser humano possui a capacidade de adaptar-se as mudanças necessárias para a vida de maneira habitual e até biológica.

As questões culturais embora ricas em cada sociedade são aspectos que geram preconceito, brigas e ate guerras. Cabendo a Educação um papel fundamental trabalhando essas diversidades de maneiras a reconhecê-las e valorizá-las respeitando as diferenças.

Um exemplo para minimizar o preconceito cultural é trabalhar nas escolas desde as séries iniciais apresentando os diferentes tipos de músicas, de vestimentas, de crenças, de danças a fim de familiarizar as crianças com essas diferenças tornando-os seres mais ricos culturalmente e aptos a viver em sociedade respeitando as diferenças culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com