TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISLEXIA E O AUTISMO COMO TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  26/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.157 Palavras (13 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

IDA LÚCIA BALDANI OLIANI

A DISLEXIA E O AUTISMO COMO TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

SÃO CARLOS – SP

2016

UCAM – UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

Ida Lúcia Baldani Oliani

A DISLEXIA E O AUTISMO COMO TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

        

Apresentação de Conclusão de Curso à Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia.

SÃO CARLOS – SP

2016

DEDICATÓRIA

A Deus pоr tеr mе dado força pаrа vencer todas аs dificuldades que enfrentei no decorrer desse trabalho.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus que me concedeu a oportunidade de concluir mais uma caminhada em minha vida.

Ao meu esposo Vitor, aos meus filhos Vitor Alexandre e Fábio Henrique, as minhas noras Aline e Viviane e em especial a minha linda neta Beatriz e Livy pela compreensão e pela minha ausência em função da dedicação aos estudos.

 A minha mãe Maria e ao meu pai Carlos e aos meus irmãos, pois me deram muita força nas horas que precisei.

Aos meus amigos, professores e a faculdade Ucamprominas pela orientação dada no decorrer do curso que foi de grande importância para a conclusão deste trabalho.

A minha amiga Ana Larissa, Adriana e Eliandra que sempre ficaram ao meu lado.

“Quando alguém se interessa pelo que faz, é capaz de empreender esforços até o limite de sua resistência física”.

Jean Piaget


A DISLEXIA E O AUTISMO COMO TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

Ida Lúcia Baldani Oliani¹

RESUMO

A dislexia é um transtorno de aprendizagem que dificulta tanto a criança na escrita como na leitura, o educando perde o interesse em aprender, começa atrapalhar a aula. A causa da dislexia está associada a problemas neurológicos, pois quanto mais rápido for diagnosticado o problema, melhor será para o educando, pois o educador deverá trabalhar com atividades diversificadas para o bom desempenho do educando. Quanto à criança com autismo elas têm dificuldades em linguagem, comunicação, socialização e comportamento. Os níveis de autismo variam de leve, moderado a severo, pois quanto mais cedo eles forem diagnosticados, mais futuro brilhante eles terão. Tanto quem apresenta dislexia ou autismo terão que ser acompanhados com profissionais da área como médicos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas. O objetivo desse trabalho é averiguar Qual é a visão e a relação dos professores com alunos disléxicos e autistas? De que forma são utilizadas as atividades de intervenções de aprendizagem? O trabalho foi executado através de dados levantados por meios de pesquisas bibliográficas, livros, artigos, revistas, internet. Através disso os livros foram lidos e o assunto foi abordado dentro dos conteúdos propostos, a seguir foram retirados três capítulos, onde o primeiro trata da Dislexia, o segundo o Autista e o terceiro sobre a importância do educador no trabalho com o Disléxico e o Autista.  

Palavra-chave: Dislexia. Autismo. Formação. Educador.

Introdução

O trabalho a que venho apresentar-se como Conclusão de Curso da Universidade de Ucamprominas é de Dislexia e Autismo como Transtorno de Aprendizagem.

Esse tema foi escolhido devido ser muito desafiador, onde educadores tem enfrentado muitos problemas nos transtornos de aprendizagem, onde nos preocupa muito, mesmo fazendo parte de nossa vivência.

Infelizmente a maioria dos professores não está aptos para trabalhar com aluno que tenha essa deficiência, muitos se sentem perdidos ou até desconhecem o grau da dificuldade que ele se encontra e sendo também uma das preocupações maiores da família.

A pesquisa deste trabalho tem em deixar claro o porquê da necessidade de descrever os objetivos em relação à dislexia e o autismo quanto aos sintomas, causas, diagnósticos, avaliação, a importância do professor no trabalho com o disléxico e o autista.

Sendo assim o objetivo desse trabalho é averiguar Qual é a visão e a relação dos professores com alunos disléxicos e autistas? De que forma são utilizadas as atividades de intervenções de aprendizagem?

Muitos educadores se deparam com problemas de aprendizagem com seus alunos e não sabem como diagnosticar, pois através desse trabalho senti a necessidade de poder apresentar ferramentas que vão ajudá-los aqueles no processo educacional.

O presente texto pretende refletir sobre a visão dos professores e as intervenções realizadas sobre a dislexia e o autismo.

O educador poderá identificar qual será a melhor intervenção escolher para o qual o aluno vai adquirindo e construindo seu conhecimento.

Desenvolvimento

Capítulo 1 - Dislexia

A dislexia não é uma doença e sim um distúrbio neurobiológico que não depende da falta de atenção ou má alfabetização, ela é genética e hereditária.

Ela não é o fim, pois a criança não é deficiente, ela apenas apresenta dificuldades na leitura, escrita e soletração, acima do esperado, quanto mais rápido descobrir a dificuldade que a criança se encontra melhor será, pois assim ela dominará mais suas dificuldades e podendo aos poucos que elas sejam superadas, assim sendo melhor a cada dia.

“A falta de atenção adequada e o desconhecimento levam muitas das pessoas, consideradas desiguais, a se afastarem ou serem afastadas do ambiente escolar, acabando por se sujeitar a ocupar outras posições menores na escala social”. (LANHEZ e NICO, 2002, p.9)

 Essa falta de atenção faz com que o aluno começa a aprender a acobertar suas dificuldades com comportamentos inadequados fugindo de suas responsabilidades, isolando-se socialmente, demonstrando desinteresse pelo que ocorre ao seu redor.

Os pais devem sempre estar dialogando com seus filhos, elogiando, pois assim eles sempre vão se sentir seguros diante de qualquer dificuldade que se encontrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (243.4 Kb)   docx (320.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com