TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Deficiência Múltipla

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

Deficiência Múltipla

A deficiência múltipla é quando ocorre duas ou mais deficiências simultaneamente, sejam deficiências físicas, intelectuais, ou ambas combinadas. Pessoas portadoras de deficiência múltipla são as mais limitadas no processo de ensino aprendizagem, pois ela não possui apenas um tipo de deficiência muitas das vezes ela chega a possuir mais que dois tipos de deficiência. Neste caso para que este aluno tenha uma possibilidade melhor de aprendizagem é necessária primeiramente uma sondagem para saber os tipos de deficiência que este aluno possui, para que possa adequar às atividades da sala de aula á este aluno. Buscando a estimulação sensorial e várias formas que tem de se comunicar com este aluno. Ao longo dos anos foram criados diversos métodos e tecnologia para pessoas que tenham deficiência múltipla pudesse interagir melhor no ambiente em que vivem, alguns desses métodos foram adaptar materiais existentes para que eles pudessem socializar no ambiente escolar alguns deles são: Prancha com símbolos PCS, Cartões para trabalhar conteúdos específicos e na área das Tecnologias foram criados materiais como: ponteiras de cabeça, de braço, de dedo e de boca, para que pudessem mexer em computadores tablets dentre outras, oportunizam a ação da própria criança para a realização das atividades.

Surdocegueira

A surdocegueira é uma deficiência única caracterizada pelo prejuízo de dois sentidos, a visão e audição simultaneamente e em graus de perda diferentes.

O comprometimento para pessoas com surdocegueira é grande, pois não podendo enxergar e nem ouvir Indivíduos com surdocegueira demonstram dificuldade em observar, compreender e imitar o comportamento de outras pessoas que elas venham entrar em contato, devido à combinação das perdas visuais e auditivas dificulta bastante o processo de ensino e aprendizagem. As possiblidades que se tem de aprendizagem vai depender de cada pessoa, do seu grau de deficiência, da sua motivação, da organização de um ambiente de aprendizagem e também do mediador com o surdo cedo, pois nem sempre existem profissionais qualificados em um ambiente escolar para auxiliar estes alunos. Materiais didáticos destes alunos com surdocegueira em geral são visuais, auditivos ou uma combinação dos dois:
figuras, fitas de vídeo e áudio, filmes, CD, materiais escritos e outros.
 Aluno com surdocegueira usando a tecnologia utiliza com a conversão do sistema braile ou periféricos tanto para ler quanto para escrever mesmo que ele não saiba fazer nenhuma das duas coisas.

 Síndromes

 

Síndrome é um termo bastante utilizado em Medicina e Psicologia para caracterizar o conjunto de sinais e sintomas que definem uma determinada patologia ou condição. . Pessoas portadoras algum tipo de síndrome dependendo da síndrome existente são limitadas no processo de ensino aprendizagem.

     Neste caso é necessária primeiramente uma sondagem para saber quais os tipos de síndrome existente que este aluno possui, para que possa adequar às atividades da sala de aula á este aluno. Buscando a estimulação e várias formas que tem de se comunicar e de se aplicar métodos e tecnologias com este aluno dependendo do seu tipo de Síndrome

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (66.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com