TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  25/1/2018  •  Relatório de pesquisa  •  9.975 Palavras (40 Páginas)  •  2.739 Visualizações

Página 1 de 40

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ANDREA MARIA SEVERINO (170118305)

VANESSA ONOFRE OLIVEIRA RAMOS (170118276)

ARIQUEMES/RO

2017


FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Trabalho apresentado como requisito parcial para a atribuição de nota na disciplina de Estágio supervisionado em docência, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Educacional da Lapa – FAEL.

Orientador: Prof.(a). Ediclea Veiga

ANDREA MARIA SEVERINO (170118305)

VANESSA ONOFRE OLIVEIRA  RAMOS(170118276)

ARIQUEMES/RO

2017


SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO        6

2DESENVOLVIMENTO        7

2.1CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO        7

2.2INCLUSÃO NA ESCOLA ESTAGIADA        10

2.3OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE DA TURMA        12

2.4DESCRIÇÃO DA DOCÊNCIA        13

3CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

ANEXO A –Ficha de Avaliação na Escola-campo        17

ANEXO B –Planos de Aula        19


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade descrever a observação, participação e regência decorrentes do estágio supervisionado em docência em Educação Infantil e nos Anos Iniciais, realizado no Centro Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança, localizado na Rua Umuarama esquina com a Rua Paloma, Lote 01, Quadra 20, N° 5131, Setor 9. Foi fundada em 07 de fevereiro de 2008 com início das atividades em 03 de março de 2008.

Já, o estágio no Ensino Fundamental, foi realizado na Escola E. M.E.I.E.F. Sonho Meu, situada na Rua Umuarama, 4913 Bairro Jardim das Palmeiras - Cidade de Ariquemes/RO, em cumprimento com a disciplina de estágio supervisionado em docência que tem como finalidade exteriorizar o aprendizado acadêmico.

Foram observados e aplicados alguns dos conhecimentos adquiridos na disciplina, junto a essas escolas públicas escolhidas, onde conseguimos atuar como professores e aproximar-nos da realidade escolar e assim articularmos a teoria com a vivência da prática, sendo que durante este período foi muito importante o diálogo com a professora da sala tendo em vista que a troca de conhecimento foi de fundamental importância para o desenvolvimento de uma prática pedagógica contínua, pois o âmbito educacional se faz repleto de idéias diversificadas.

Ao fazermos as observações pudemos notar crianças com um potencial muito avançado e outras que precisavam ser trabalhadas de formas diferentes para abstrair conhecimento, mas todos com capacidade incrível. Na regência tivemos a oportunidade de desenvolver uma aula participativa e conseguir alcançar o objetivo proposto. Através do lúdico aprendemos que tivemos a que ensinar é criar possibilidade para a construção do conhecimento, e na condição de verdadeira aprendizagem a criança se transforma em sujeito da construção do saber. Assim, entendemos que o estágio criou oportunidades para contribuir com a aprendizagem das crianças.

Segundo MEC (2013):

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré- escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.( MEC, 2013, P.3)

Segundo a Resolução CNE/CEB Nº 5/2009 art. 5º, § 2º, “é obrigatória a matrícula na educação infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula”.

Centro Municipal de Educação Infantil Sonho de Criança, atende atualmente 280 crianças da comunidade local e bairros adjacentes, compreendendo a idade de dois a cinco anos, distribuída da seguinte maneira: Maternal I, Maternal II em período Integral e Pré I em período parcial (matutino e vespertino).

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Sonho Meu  atende alunos da Educação Infantil – Pré I e Pré II (04 e 05 anos), instituição a qual realizamos o estágio no Ensino Fundamental de nove anos - 1º, 2º e 3° ano (06 a 08 anos), Possui aproximadamente um total de 248 alunos no período matutino e 248 no período vespertino divididos em 20 turmas.

Ensino fundamental é o nome dado a uma das etapas da educação básica no Brasil.

Segundo a RESOLUÇÃO Nº 7, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2010:

Art. 2º As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos articulam-se com as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (Parecer CNE/CEB nº 7/2010 e Resolução CNE/CEB nº 4/2010) e reúnem princípios, fundamentos e procedimentos definidos pelo Conselho Nacional de Educação, para orientar as políticas públicas educacionais e a elaboração, implementação e avaliação das orientações curriculares nacionais, das propostas curriculares dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, e dos projetos político-pedagógicos das escolas.

De acordo com esses princípios, e em conformidade com o art. 22 e o art. 32 da Lei nº 9.394/96 (LDB) “... as propostas curriculares do Ensino Fundamental visarão desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores...”

Para a realização deste trabalho foram realizadas observações participantes na escola e em uma das turmas da mesma. Também foram planejados e aplicados 10 planos de aula com temas e conteúdos diversos, que envolveram as crianças as metodologias utilizadas foram: fazer o levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre os conceitos apresentados, exposição e explanação oral dos conceitos apresentados, apresentação de atividades e procedimentos práticos que possibilitem melhor compreensão entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (65.3 Kb)   pdf (380.7 Kb)   docx (145.3 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com