TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Por:   •  9/9/2017  •  Artigo  •  4.417 Palavras (18 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 18

EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS: A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Aluno: Lisleide Bragança Reis Dias

Orientadora: Larissa Maciel Gonçalves Silva.

RESUMO

A educação de alunos com deficiência múltipla no ensino regular tem sido grande um grande desafio para os educadores. A inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem não demanda apenas a aceitação da diversidade humana, mas sugere uma transformação significativa de atitudes em relação à prática pedagógica, à modificação do sistema de ensino e à organização das escolas para que se ajustem às especificidades de todos os educandos. A necessidade de realizar esse trabalho é mostrar o grande desafio que se impõe aos Municípios, gestores, professores de educação especial, professores de classe comum, comunidade, famílias e sociedade. E preciso que se estabeleça um projeto político pedagógico que realmente atenda a necessidade da educação especial, construindo uma escola e uma comunidade mais inclusiva. Na educação especial cabem elaborar atividades juntamente com professores, coordenadores, supervisores e gestores das escolas comuns, mantendo seu foco nos alunos e na qualidade de ensino instituído a eles. Para tanto, é necessário trabalhar parâmetros de articulação pedagógica. O trabalho aborda uma questão de pesquisa para determinar como os alunos com deficiências múltiplas estão sendo tratados e inseridos no ambiente do ensino regular na visão de alguns autores. Portanto, será realizada uma pesquisa bibliográfica com o propósito de identificar a viabilidade dos fatos ocorridos.

Palavras chave: Aprendizagem. Aperfeiçoamento escolar. Ambiente pedagógico. Inclusão social.

SUMMARY

The education of students with multiple disabilities in regular education has been great a great challenge for educators. The inclusion of students with learning difficulties does not only demand the acceptance of human diversity, but suggests a significant transformation of attitudes towards pedagogical practice, the modification of the education system and the organization of schools to fit the specificities of all Students The need to carry out this work is to show the great challenge that is imposed on Municipalities, managers, special education teachers, teachers of common class, community, families and society. It is necessary to establish a political pedagogical project that really meets the need for special education, building a school and a more inclusive community. In special education, activities should be developed together with teachers, coordinators, supervisors and managers of the common schools, keeping their focus on the students and the quality of teaching instituted to them. For this, it is necessary to work parameters of pedagogical articulation. The paper addresses a research question to determine how students with multiple disabilities are being treated and inserted into the regular teaching environment in the view of some authors. Therefore, a bibliographical research will be carried out with the purpose of identifying the feasibility of the events.

Keywords: Learning. School Improvement. Pedagogical environment. Social inclusion.

INTRODUÇÃO

O trabalho tem o propósito de conhecer e identificar a escola como ambiente de aprendizagem, mostrando como ela trabalha a entrada do aluno especial em uma sala regular de ensino inserindo-o num contexto escolar nos dias atuais. Mostra através de um trabalho executado com clareza e questionamentos como a intervenção e a interação podem modificar a rotina desses alunos na conquista de um espaço muitas vezes negado pela sociedade. No qual procura identificar a comunicação entre escola, família e sociedade para proporcionar a esses alunos uma vida de continuidade com fundamentos de aprendizagem que possam atingir suas capacidades.

O avanço e o crescimento da educação especial no Brasil formam um conjunto harmonioso envolvendo toda a sociedade numa conquista capaz de integrar acolhimento e superar limites com a inserção de alunos com deficiência mental.

Um ensino capaz de oportunizar inciativas que envolvam educadores, gestores família e sociedade são capazes de transformar iniciativas que envolvem a sociedade numa composição educacional construída através de métodos idealizadores que compõem uma proposta que comum a todas as escolas e que, ao mesmo tempo, é estabelecida por cada uma delas, conforme as suas especialidades. O desafio de se fazer um ensino que estabeleça uma tarefa única e universal para abranger de forma contínua a todos os envolvidos é o fazer acontecer nas salas de aula o no convívio com o outro.

Para que uma escola venha a ser inclusiva é necessária uma atualização de desenvolvimento de conceitos generalizados e redefinidos com alternativas de aplicabilidades pedagógicas e educacionais ajustadas com a inclusão. E preciso reconhecer o aluno e suas diferenças para adaptá-lo na condição imediata de inclusão e adotar práticas inovadoras que vão além da escola e das salas de aula.

A proposta apresenta de forma ampla as ações a serem trabalhadas com alunos de educação especial com o intuito de fortalecer e inserir esses alunos no contexto das salas de aula regular, inserindo e interagindo com todos no mesmo espaço pedagógico. A escola pública geralmente atravessa dificuldades de aprendizado, nosso contexto social é muito complexo e caracterizado pela falta de responsabilidade gerada pelos fatores socioeconômicos. Isso acarreta uma carência escolar que incide sobre a educação em forma de dificuldades.

Portanto, o trabalho foi realizado mediante uma pesquisa de revisão bibliográfica com a intenção de demonstrar como é possível inserir o portador de deficiências mentais em salas regulares para agregar com a finalidade de construir cidadãos preparados para a vida em sociedade.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

Cabe ao educador especial elaborar atividades juntamente com professores, coordenadores, supervisores e gestores das escolas comuns, mantendo seu foco nos alunos e na qualidade de ensino instituído a eles. Para tanto, é necessário trabalhar parâmetros de articulação pedagógica, como:

• Elaborar em grupo as atividades durante a construção do projeto político pedagógico pondo em ênfase a educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com