TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física e o Esporte na Escola cotidiano,saberes e formação

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 4

UTA - Corporeidade e Inclusão - Inclusão Escolar

A Educação Física e o Esporte na Escola

cotidiano,saberes e formação

Atividades aplicadas: prática

Questão 1

Considerando a Educação Física no espaço escolar, ou seja, o universo que envolve a Educação Física que evoluiu no âmbito do ensino, as atividades podem se desenvolver, dependendo da abordagem aplicada pelos professores. Dentro do panorama escolar da educação física, considerando as abordagens pedagógicas que auxiliam no desenvolvimento da prática desportiva, a autora concebe cinco tipos de abordagens: a Abordagem do Ensino Aberto, a Sistêmica, a Crítico - Superadora, a Crítico - Emancipatória e a Abordagem dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Considerando essas cinco abordagens, faça uma entrevista com professores do ensino fundamental e médio, indagando com qual tipo de abordagem ele se identifica, e após a entrevista, descreva sobre qual abordagem é a preferida na opinião desses professores.

R: De acordo com os professores entrevistados, as abordagens pedagógicas destacadas apontam para concepções diferentes em relação à Educação Física escolar, mas tem em comum o objetivo de romper com os paradigmas anteriores; trazendo novos métodos e enfoques para melhor desenvolvimento dos educandos para utilizar a aprendizagem para toda a vida.

Todas as abordagens têm contribuído para ampliar os campos da ação e reflexão na área da Educação Física, aproximando-a das ciências humanas, pois apresentam importantes avanços no método de ensino.

A Abordagem do Ensino Abeto aponta para uma concepção de ensino aberto à experiência contribuiu no sentido de mostrar outras possibilidades metodológicas para o trabalho da Educação Física no contexto da escola. Proporciona um ensino não só voltado para o aluno, mas também para sua efetiva participação na organização e na elaboração do trabalho pedagógico. O aluno dessa forma passa a ter um envolvimento de parceria na tomada de decisões em relação a sua própria aprendizagem.

Portanto o envolvimento do aluno no processo de ensino e aprendizagem poderá contribuir efetivamente para o desenvolvimento de sua responsabilidade e autonomia.

Nessa concepção, o objetivo de estudo é o mundo do movimento em sua amplitude e complexidade e suas aplicações sociais, trabalhando com a intenção de proporcionar aos educandos autonomias (o aluno tem a possibilidade de decidir junto com o professor) para as capacidades de ação. Os conhecimentos são construídos por meio de situações provocadas por estímulos, colocação de temas, problemas ou tarefas; e tais ações são realizadas de forma participativa, em que professor e alunos interagem na resolução dos mesmos.

A Abordagem Sistêmica traz pressupostos significativos como o de procurar esclarecer os valores e as finalidades da Educação Física na escola, bem como propor princípios como a não exclusão do aluno e a diversidade dos conteúdos, os quais são apontados como fundamentais para nortear o desenvolvimento do trabalho pedagógico.

A maior preocupação da abordagem sistêmica é a inclusão de todos no processo, priorizando a diversificação dos conteúdos e ampliando o conhecimento como as oportunidades de aprendizagem dos alunos.

Esta abordagem demonstra que não basta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com