TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva; Didática do Ensino de Ciências

Por:   •  6/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINA: Educação Inclusiva; Didática do Ensino de Ciências; Didática do Ensino de Matemática; Educação em Ambientes não Escolares.

Acadêmica: Ana Hevilin Martins RA: 9904011946

Acadêmica: Maysa Pricila Prestes Caciano   RA:8743172163

Acadêmica:Thais Cordeiro RA: 9680465588

Tutora a distância: Cinthia Muniz Ribeiro dos Reis

Tutora presencial: Nathiely Juliana Ribeiro

PALMAS – Maio/2017

Introdução

O tema Inclusão – Para a construção de uma verdadeira sociedade inclusiva é importante, também, que se tenha preocupação e cuidado com a linguagem e métodos que se utiliza, afinal, através da linguagem e métodos diferenciados é possível expressar, voluntariamente ou involuntariamente, aceitação, respeito ou preconceito e discriminação em relação às pessoas ou grupos de pessoas, conforme sua característica.

O foco principal deste trabalho se volta para o desenvolvimento, na aplicação de atividades de docência para deficientes visuais não envolve apenas o conteúdo a ser ensinado. Envolve também a vinculação e dependência metodológica e conceitual quase direta e estrita que tais conteúdos mantêm com modelos visuais didáticos e pedagógicos. Neste sentido, buscaremos algumas alternativas que possam indicar caminhos para se trabalhar com Educação em Ciências, especialmente voltada para o ensino de alguns conteúdos de  Matemática, mas dentro de um contexto.

Sabemos que ensinar é uma tarefa que envolve principalmente: conhecimento acerca de como se dá o processo de ensino/aprendizagem; domínio do conhecimento a ser socializado; competência técnico-pedagógica; planejamento; intencionalidade pedagógica; competência para perceber e atender às especificidades educacionais de cada dos alunos.

  • Desenvolvimento

Passo 1

Nome da escola:  Semeando o Saber

Turma :1º ano

Professora: Clarisse

Ação: Partir de um planejamento que envolva a organização do clima social as aula, estratégias e recursos pedagógicos.

Ajudar os alunos a atribuir significados pessoal a sua aprendizagem;

Explorar as ideias previas antes de iniciar a nova aprendizagem;

Utilizar estratégias de aprendizagem;

Das a oportunidade para que eles apliquem com suas autonomias o que foi aprendido

Monitorar o processo de aprendizagem dos alunos para ajustar o ensino;

Conteúdo: Tato e Numerais.

Disciplina: Ciências, Matemática e artes.

Encaminhamento metodológico: Trazer uma forma de inclusão no requisito de deficiência visual.
O trabalho será realizado em grupo para que os mesmos sejam desenvolvedores de sua própria autonomia. No dia anterior a aplicação do projeto, solicitar que eles tragam diferentes objetos que tenham formas e texturas, (como tampas, lixas, algodão, Bombril, tecidos, plásticos, entre outros.) levar para eles papelão já recortado em tamanho 50x35 e juntamente com o professor de artes ele irão confeccionar com 10 objetos cada, deixando um espaço no final do papelão para outra atividade. Começarei com um momento de reflexão e pedindo que Brian conte como que ele se sente e em seguida vendarei os olhos dos pequenos. Para realizar a atividades eles sentaram em círculos e com olhos vendados misturarei a atividade e em seguida vamos brincar de adivinha o que é. Cada aluno devera adivinhar o seu, depois tirarei a venda e ele vera se acertou ou não e vendarei ele novamente, farei assim com todos depois darei como revisão eles com os olhos vendados cada um contara o seu e colocara em baixo a sua quantidade em números. E depois cada um vai contar a sua experiência de ficar com os olhos vendados.

Recursos: sucatas, números em alto relevo, brinquedos, lixa, tampa, litro, algodão, tecido, borracha, papelão, entre outros.

Avaliação: será continua através da participação e desenvolvimento de todos individual.

PASSO 2 E 3

CONTEÚDOS TRABALHADOS

Ética

Dialogo

Língua portuguesa

Língua oral usos e formas

Pluralidade cultural

Pluralidade e educação

Matemática

Quantidades e formas

Ciências

Cinco sentidos

Artes

Confecção dos materiais utilizados,

CRONOGRAMA COM HORÁRIOS E ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS

A utilização dos cinco sentidos pelas crianças, em especial, é uma forma de manter viva sua curiosidade (ALLEN, 1982), o que contribui para suas relações e descobertas com o mundo que as cerca. Assim, quando voltamos nossa atenção ao público cego ou de baixa visão, devemos considerar os outros quatro sentidos no estímulo de seu aprendizado (RYBACHUK; FREEMAN, 2006). Por meio da percepção tátil (CARDINALLI, 2008), por exemplo, podemos estimular a capacidade intelectual (VENTORINI; FREITAS, 2003) e ampliar o conhecimento de mundo. Espaços e atividades diversificados podem oferecer estímulos tanto aos videntes quanto àqueles em que um dos sentidos está ausente, a fim de que aprendam e se relacionem com o conhecimento, a partir dos sentidos mais bem desenvolvidos.

Em nossa turma, a realização das atividades será realizada conforme descrição a seguir, será dividida em três partes como um pequeno projeto.

O que o aluno poderá aprender com a aplicação deste projeto?

Compreender a importância dos sentidos;

Respeitar e valorizar as diferenças;

Explorar novas experiências;

Interpretar as informações;

Respeito mútuo;

1ª Atividade – Discussão do tema: Deficiência visual e exploração do tema Cinco sentidos.

Tempo de aplicação - 300 minutos; 5 aulas de 60 minutos cada;

A pluralidade é algo importante e deve ser trabalhado sempre na sala de aula, como as diferenças de cada um. Nesse sentido, está aula deve ser expositiva e tem como objetivo contribuir com ideias de como se trabalhar as diferenças.
Como em nossa sala temos, um aluno com deficiência visual o Brian, estaremos explorando a temática e buscando desenvolver com todas as crianças atitudes de respeito e inclusão.
As crianças devem desde cedo aprender sobre as diferenças de cada um e a respeita-las e valoriza-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (206.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com