TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Politica no Brasil

Por:   •  22/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 2

ENVIAR COMO PORTFÓLIO 1

Atividade 1

AULA 1

01) Faça uma pesquisa resultando em um breve resumo sobre o legado de Paulo Freire para o ensino de Jovens e Adultos.

R: Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, na cidade de Recife, foi alfabetizado por sua mãe, no quintal da sua casa. Paulo Freire vivenciou a Educação de Jovens e Adultos de forma especial, pois não foi somente professor dessa modalidade de ensino, foi também um dos alunos integrantes desse tipo de educação. Essas experiências permitiram a esse teórico analisar os tipos de métodos utilizados para o público de jovens e adultos, fazendo assim com que Paulo Freire desenvolvesse o seu tão famoso método. O método desenvolvido por ele não é um método qualquer, e um instrumento de mediação da educação, na qual está se dá de forma mútua, não existindo o detentor do saber. A proposto por Paulo Freire e trabalha em cima da cultura dos educandos, pois a importância do saber a ler e escrever, está diretamente ligada à realidade cultural dos alunos da classe de jovens e adultos, se a aprendizagem se desse de forma distanciada da realidade de cada um deles, não faria sentido algum dominar a leitura e a escrita se não pudessem utilizá-la para fazer a leitura do seu mundo. O método de alfabetização de Paulo Freire, apesar de ser aplicada de forma diferenciada de qualquer outra, não consistia somente na oralidade, a leitura e a escrita também eram aplicadas, entretanto, antes de o aluno arriscar-se a ler e a escrever, ele era convidado a repensar o significado de cada palavra geradora, para o seu mundo.

02) Quais eram os maiores desafios enfrentados para que o EJA obtivesse êxito? Cite e exemplifique ao menos 2.

R: A falta de professoras especializados, no início os professores que trabalhavam no EJA eram voluntários que muitas vezes vinham da educação infantil, e acabavam não tento uma técnica especifica para esta modalidade.

As iniciativas públicas que serviriam para atrair os alunos para a escola, as quais demoraram muito para vigorarem o que tornava o índice de evasão escolar muito grande.

AULA 2

1) Qual o nome da Lei 9394/96 e o que a mesma corrobora?

R: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (LDB)

2) Qual o público alvo, qual a Lei e artigo que garante ao sujeito o acesso ao EJA?

R: Lei de diretrizes e bases da educação nacional 9394/96, artigo 37, o público alvo ao que se refere o artigo são jovens e adultos que não puderam realizar os estudos na idade regular.

3) O artigo 38 da Lei 9394/96 prevê idade mínima para ingresso e conclusão do aluno no EJA. Cite-as.

R: ele prevê idade mínima de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com