TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação inclusiva na rede regular de ensino uma visão psicopedagógica

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.282 Palavras (26 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 26

Sistema de Ensino Presencial Conectado

PEDAGOGIA

josefa claudinete dos santos costa

[pic 1]

educação inclusiva na rede regular de ensino uma visão psicopedagógica

[pic 2]

        

educação inclusiva na rede regular de ensino uma visão psicopedagógica

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.

Orientador: Prof. OkçanaBattini, Natália Gomes dos Santos.

São Paulo

2017

COSTA, Josefa Claudinete dos santos. Educação Inclusiva na Rede Regular de Ensino uma visão Psicopedagógica. 2017. páginas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, São Paulo, 2017.

RESUMO

O Trabalho aqui apresentado refere-se á conclusão de curso de Pedagogia com habilitação em series iniciais do Ensino Fundamental.

O ensino da dança na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O ensino da dança possibilita a construção do conhecimento embasada na sensibilidade, na criatividade e na sensibilidade e na expressão corporal. A escolha de trabalhar com a dança desperta a magia do educando, além de proporcionar as crianças especiais terem uma satisfação pessoal. Sendo assim uma maneira do aluno ver a escola como um espaço onde pode expressar seus sentimentos através da dança elevando sua autoestima.

Para IagaOstrower (1983) dançar é uma atividade que leva a criança especial a pensar, agir, expressar e compreender a vida com novas formas.

Por causa disto, alguns profissionais atribuem aos alunos distúrbios de aprendizagem e estão dando rótulos a estas crianças, sem ao menos comprovarem de forma clara e correta se há, de fato, algum problema. Por questões de padrões estabelecidos e com credibilidade de ideal, esquece-se que certos comportamentos e atitudes são comuns à idade, cronológica, física, psíquica e mental do aluno, esquecem-se do ser criança e que cada um tem sua forma de assimilar, de se expressar, e acabam intensificando as atitudes e vendo como pequenos adultos desajustados e problemáticos.

Palavras-chave: Inclusão, Dança, Educação.


SUMÁRIO

1 Introdução.........................................................................................................4

2 Revisão Bibliográfica .......................................................................................5

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino.....................................15

3.1Tema e linha de pesquisa............................................................................15

3.2 Justificativa...............................................................................................17

3.3 Problematização.........................................................................................17

3.4 Objetivos......................................................................................................17

3.5 Conteúdos...................................................................................................18

3.6 Processo de desenvolvimento....................................................................19

3.7 Tempo para a realização do projeto...........................................................20

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................21

3.9 Avaliação....................................................................................................21

4 Considerações Finais....................................................................................22

5 Referências....................................................................................................24


INTRODUÇÃO

Vivemos um momento, no qual a inclusão de crianças com Deficiência intelectual é o assunto que se discute em todas as esferas da sociedade, portanto não poderia acontecer de modo diferente na área da educação.

Apesar de ser tão claro que pessoas que apresentam quadros de Deficiência Intelectual existem e que fazem parte de nossa realidade, percebemos que essas pessoas ainda encontrem dificuldade para sentir-se parte dessa sociedade.

O presente trabalho tem o propósito de transmitir as informações que a sociedade precisa ter a respeito da inclusão de crianças com Deficiência Intelectual na Rede Regular do Ensino Fundamental, matriculadas no terceiro e quarto anos. Sua origem está vinculada as dúvidas referentes à forma como a educação inclusiva vêm efetivamente ocorrendo na sala de aula, buscando compreender se as instituições de Ensino têm atendido as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -LDBEN 9394/96, Parâmetros curriculares Nacionais –PCN’s, Estatuto da Criança e do Adolescente -ECA, entre outro.

Toda criança com necessidades especiais é um ser social, com histórias de genéticas próprias, dotadas de potencialidades; assim, recebe do meio onde vive familiar e social, diversas influencias e sua interação com ambiente é sempre única. A deficiência pode ser classificada em adquirida ou congênita.

Vamos discutir a inclusão, o sistema educativo, a realidade de preconceito e discriminação, levando gestores a diferentes leituras desse processo.O projeto de inclusão escolar precisa ser assumido por todos levando-os a repensar suas concepções para impulsionar novas possibilidades.

Revisão Bibliográfica

A linguagem é responsável pela regulação da atividade psíquica humana, pois é ela que permeia a estruturação dos processos cognitivos. Assim é assumida como construção do conhecimento (Vygotsky). A linguagem é adquirida na vida social e é com ela que o sujeito se constitui como tal, com suas características humanas, diferenciando-se dos demais animais. Baseado nesse pressuposto torna-se fundamental, a escola oferecer adaptações e suporte para o aluno deve ser acolhido pelos professores e alunos, combatendo a discriminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (235.6 Kb)   docx (800 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com