TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Estimulação de Bebês

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 5

Curso: Pedagogia Turma: 2017/1 Semestre: 5º

Disciplina: Estimulação de Bebês

Professora: Georgia Borges

Pólo: Taió

Acadêmico: Joice Ionceck Nunes RGM: 053.12379

ATIVIDADES

Será um único portfólio de atividades com 4 questões. Vejam a seguir.

Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, NÃO copie textos da internet. (Exercite a síntese em suas respostas)

1) Qual é influencia da afetividade no processo de aprendizagem da criança?Por que as primeiras experiências do bebê se tornam tão importantes para a aprendizagem? Relacione sua resposta com o vídeo Conceitos Fundamentais: 1 - As experiências moldam a arquitetura do cérebro. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eSAHbDptGh4

Para que aconteça o processo de aprendizagem são necessários dois personagens o que ensina ou quem estimula, que se trata de qualquer pessoa do seu círculo de convívio com que a criança interaja em qualquer ambiente em que transite, pode ser da família ou não, essa pessoa que ensina ela estimula a criança de diversas formas como: com sons, gestos, objetos e etc. E a criança por sua vez é o aprende que estará recebendo essas influências e respondendo de forma a apropriar-se da aquisição de novas habilidades. Portanto, para que isso aconteça efetivamente existe a relação de afetividade, pois a criança precisa estipular um laço de confiança no outro que inicialmente começa com seus pais e que passa a ser transferido àquelas pessoas as quais convive na sua rotina diária.

Dessa forma fica claro que a aprendizagem acontece desde a primeira infância e sendo assim percebe-se que cuidar e educar a criança acontece intrinsecamente e assim ocorre com a aprendizagem e a afetividade. As primeiras experiências da infância enquanto ainda bebês moldam a arquitetura do cérebro, pois nessa fase através das estimulações recebidas o bebê desenvolve habilidades como a fala, a imaginação, comportamentos, a motricidade e outros. Essas habilidades serão fortalecidas se forem essenciais e servirão de base para os aprendizados que virão depois.

O educador deve ser o mediador do conhecimento e deve estabelecer um relacionamento com as pessoas de interação mútua, propiciando momentos de aprendizagem que aconteça de forma prazerosa e reflexiva. Demonstrar para seu aluno segurança, conquistar sua confiança e promover a aprendizagem através da ação e reflexão do estudante. Ter paciência e estar disposto a atender as crianças sempre que necessário, tendo a consciência que cada estudante tem o seu próprio ritmo de aprendizagem e que deve estar disposto a mudar e adaptar seus praticas pedagógicas sempre que necessário. Através dessa relação de respeito acontece a afetividade entre os dois personagens do processo de aprendizagem.

2) Diante do que você leu sobre a teoria do apego, qual é a importância do desenvolvimento do Apego Seguro para o processo de desenvolvimento saudável do bebê. Relacione sua resposta com o vídeo: Conceitos Fundamentais: 3 - O stress tóxico prejudica o desenvolvimento saudável. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dZazltqAti0

Apego é a relação afetiva construída entre o bebê e outro indivíduo, seja sua mãe, pai, babá, ou outra pessoa que lhe transmita segurança, tranqüilidade. Essa relação baseia-se na necessidade e no desejo de estar perto daquela pessoa específica que lhe é atribuída uma grande importância. A segurança que a pessoa escolhida pelo bebê transmite faz com que a criança explore o mundo e experimente outras relações.

Portanto concluísse que o apego está interligado com o sentimento de segurança que acontece através do acolhimento e cuidado de alguém confiável. Com atitudes de acolher uma criança em uma situação de stress evita o stress tóxico que tanto prejudica o desenvolvimento saudável. O stress tóxico é aquele em que diversas vezes o bebê deixa de ser atendido dentro de suas necessidades, ou seja, acaba sendo negligenciado e de forma prolongada interfere no desenvolvimento saudável porque sobrecarrega os sistemas em desenvolvimento e resulta em sérias percas, pois mantém o sistema de resposta ao stress ativado.

O apego começa na primeira infância tem dupla função: a de proteção e uma função de socialização que vai acontecendo ao longo da vida e sendo transferido para outras pessoas que não apenas as da primeira infância como geralmente aquelas que têm maiores cuidados maternais com o bebê.

3) A estimulação precoce é uma ciência baseada principalmente nas neurociências, na

pedagogia, e nas psicologias cognitivas e evolutiva; é implementada através de programas

construídos com a finalidade de.... Discorra sobre a finalidade da estimulação precoce.

A estimulação no bebê cria novas conexões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com