TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR

Por:   •  9/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Thiago Pereira Félix de Araujo

        GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR E NÃO-ESCOLAR

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina

Brasília – DF.

25/10/2021

Pedagogia não escolar

Características do campo de atuação

Perfil do pedagogo

Desafios

Rua

É o trabalho realizado num contexto social que busca acolher jovens e adolescentes em situação de rua, oriundos das diferentes maneiras que a sociedade os enquadram (miséria, privação, falta de oportunidades e etc.). Apesar de ter a rua como seu local de atuação, existem instituições que oferecem a oportunidade de que esses jovens tenham a possibilidade de mudar as suas histórias através da educação ofertada que transcende a execução de um currículo formal, neste sentido podemos citar a Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Alegre (EPA).

Por serem oriundos de diversas formações, o educador de rua tem como marca latente o olhar desprovido de preconceito, a empatia, a esperança, o companheirismo e o sonho de que a educação transforme a vida desses jovens.

Fazer com que os outros atrativos que a rua oferta as drogas, o álcool, a sensação de ser livre de regras e deveres, seja transformada pela educação numa constante motivação na busca de uma mudança de vida.

Hospitalar

É o trabalho realizado em hospitais na perspectiva de proporcionar aos jovens que por diversas condições permanecem hospitalizados, nesse contexto o educador monta estratégias para que estes jovens mesmo passando por diversos problemas de saúde tenham condições de participar do processo de ensino aprendizagem.

O educador deve ser criativo, empático, solidário, organizado transformando esse ambiente hostil em um lugar que a criança possa sonhar.

Desenvolver um trabalho solidário que consolide o processo de ensino aprendizagem que perpassam o comprimento de um currículo. Nesse contexto o educador tem um trabalho mais individualizado sempre respeitando as rotinas diferentes e necessidades especiais, que esses jovens vivem devido a evolução de seus quadros clínicos.

Abrigo

É o trabalho realizado nas instituições de acolhimento regidas por suas doutrinas que em alguns casos ainda usam de medidas totalmente retrógadas e autoritárias. Nesse sentido, a pedagogia se torna necessária para a transformação de todo meio através da educação transformando o ambiente e um lugar que os medos, aflições e autoritarismo, se diluam em empatia, acolhimento, solidariedade numa construção completa de todos os fatores que compõem este lugar, não somente no contexto educacional.

Mediador na construção coletiva de todos os processos que perpassam pela a concepção da instituição do atendimento as crianças, ao treinamento das equipes técnicas e operacionais.  

Autonomia para que tenha condições de educar as crianças e todo o corpo técnico e operacional, que por diversas vezes não tem preparação adequada para exerce essa atividade profissional, falta de estrutura e materiais que possibilitem uma educação de qualidade.

Envelhecer

É o trabalho realizado em instituições ou grupos formados por idosos que tem como perspectiva desenvolver atividades que façam sentido e agucem a criatividade e a curiosidade destes que ao chegar nessa fase precisam de novos caminhos a serem traçados dando assim sentido para essa fase, que as vezes é marcada pela solidão ou falta de proposito, por já ter vivido uma longa jornada.  

O educador deve se colocar numa posição de orientador, trabalhando sempre numa construção com o idoso, fomentando a participação para o desenvolvimento da atividade proposta.

Devido as condições cognitivas de alguns bem debilitadas assim como as motoras, faz-se necessário sempre realizar atividades com grupos menores valorizando as limitações e incluindo todos nas práticas.

REFERÊNCIAS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (83.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com