TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  22/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.781 Palavras (12 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        4

2        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        5

3        DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES        7

4        PLANOS DE AULA        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

REFERÊNCIAS        14



INTRODUÇÃO

O profissional pedagogo tem sua área de atuação diretamente relacionada ao educando, portanto, ao aluno. Independente da faixa etária atendida essa realidade não é alterada. Como acadêmica de pedagogia, a primeira impressão é que minha sala de aula será o único ambiente e o mais importante dentro de uma instituição escolar. Entretanto, a partir das observações propostas pelo curso, na disciplina voltada as Gestões Educacionais puderam compreender o quanto é importante o ambiente escolar bem como os espaços de atuação onde o profissional pedagogo estará inserido. Esse é na LDB precisa colocar? 

Para Pimenta e Lima (2004), o exercício de qualquer profissão requer a parte técnica, já que para exercer uma atividade é importante aprender utilizar técnicas para execução. Tudo que é aprendido em teoria é aproveitado na prática, no entanto, algumas informações podem ser adaptadas para a realidade na qual está sendo trabalhada.

Aprender a conhecer, caracterizar, observar e analisar a atuação do pedagogo em situações diárias são pontos relevantes para que as relações interpessoais existentes entre os profissionais da instituição escolar possibilitem articular um convívio de forma a contribuir para o bom andamento das atividades escolares.

Acompanhando as atividades escolares, o estágio foi realizado no CEIM Décio Rosa Basto da cidade de Dourados. Esta é uma instituição publica que atende crianças de zero a cinco anos, durante os duzentos dias efetivos de trabalho referente ao período escolar. O ambiente foi escolhido pela autora por estar em na cidade em que atualmente vive, o que facilita o deslocamento, e ainda por estar familiarizada com o local. Para a observação do funcionamento escolar houve colaboração da direção, coordenação e secretaria, que permitiram participar das atividades escolares diárias. A estrutura administrativa e pedagógica da escola é organizada em: direção, corpo docente, corpo discente e equipe de apoio à ação educativa.


  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O CEIM Décio Rosa Bastos é uma instituição publica que oferece à comunidade local a Educação Infantil para crianças de zero a cinco anos de idade. O espaço é voltado para desenvolver e possibilitar a aprendizagem, além de proporcionar a valorização do desenvolvimento cognitivo, afetivo e socioemocional do indivíduo. Essas características somadas ao compromisso com a aprendizagem contribuem para uma educação de qualidade onde à criança e sua família tem a oportunidade de vivenciar uma cidadania plena, sendo, portanto, conhecedores dos seus direitos e deveres como cidadãos.

Segundo o Projeto Político Pedagógico (PPP) a instituição preza para que a criança encontre em suas instalações uma extensão de sua própria casa. No espaço físico, existe uma área para recreação, berçário e maternal, parque de areia, refeitório e salas, nas quais as crianças de diversas idades possam conviver e trocar experiências de acordo com suas habilidades e necessidades, com uma rotina organizada de forma flexível que permite tempos de experimentação de diferentes objetivos, situações e acontecimentos, promovendo a socialização, ou seja, um ambiente educativo sim, mas que também proporcione conforto, afetividade, segurança em um ambiente aconchegante e acolhedor, onde a sua individualidade será respeitada. (BRASIL, 1998)

A criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas, capaz de interagir e aprender com as influências que podem ocorrer em seu ambiente. (BRASIL, p.21,1998). Assim, é necessária a criação de vínculo com outro para que a criança possa acionar seus próprios recursos e desenvolver sua autonomia. Ressaltando que o desenvolvimento precisa ser estimulado e respeitando a individualidade de cada um.


  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Para identificação da instituição serão apresentados alguns dados:

  • Nome da Entidade: CEIM Decio Rosa bastos
  • Nome Fantasia: CEIM Decio Rosa bastos
  • Modalidade de Ensino: Educação Infantil (creche de 0 a 5 anos)
  • Horário de atendimento: das 7h00 às 17h00
  • Endereço  R. Azambuja, 718 – Vila Vieira.
  • Município: Dourados-MS – CEP 79833-435

Na instituição CEIM Decio Rosa Basto, existe uma distribuição das turmas de acordo com a faixa etária. Como já mencionado o público atendido tem de zero a cinco anos de idade, portanto, as turmas são divididas em Berçario I, Berçario II, Maternal I, Maternal II e Pré I.

Considerando que as crianças atendidas precisam de organização em seu cotidiano, organização está relacionada as rotinas de trabalho, e mesmo as normas para que o educador possa nortear seu trabalho. Um dos principais embasamentos utilizados é o Projeto Político Pedagógico (PPP), o qual foi construído amparado nos pareceres do Conselho de Educação do Brasil / Conselho Nacional de Educação – CEB/CNE, e por Leis que organizam e estruturam o Sistema de Ensino Brasileiro, como é estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases.

Estas leis e normas servem como auxilio no trabalho do educador que tem por objetivo trabalhar o desenvolvimento integral da criança, para isso são trabalhados os seguintes pontos: Desenvolvimento Físico, Cognitivo, Emocional, Social e Psicomotor.

Para a realização das atividades a instituição conta com as seguintes instalações: 6 salas de aulas, 1 Diretoria/Secretaria, 1 Cozinha/Lactário, 1 Banheiro/Trocador, 1 Banheiro social, 1 Refeitório, 1 Lavanderia, , 1 Pátio coberto  e 1 Parque com duas caixas de areia / casa de boneca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com