TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESCOLAR

Por:   •  25/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.285 Palavras (14 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

VANDERLEIA CONCEIÇÃO GONÇALVES

GESTÃO ESCOLAR:

DESENVOLVENDO AÇÕES DEMOGRÁTICA NO ÀMBITO ESCOLAR

BELO HORIZONTE-MG

2020

VANDERLEIA CONCEIÇÃO GONÇALVES

GESTÃO ESCOLAR:

DESENVOLVENDO AÇÕES DEMOCRÁTICA NO ÀMBITO ESCOLAR

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado a Univercidade Estácio de Sá como pré-requisito para obtenção do título em Pedagogia. Orientado pela Coordenadora: Bruna de Oliveira Alcântara.

Belo Horizonte- MG

2020

INTRODUÇÃO

                        Para se falar de uma Gestão democrática  na escola é preciso compreender que ela não se faz somente com o gestor escolar, é necessário que todos os envolvidos no processo de educação, estejam engajados  nesse projeto.  O presente artigo aborda o tema: Gestão Escolar: Desenvolvendo Ações Democráticas No Ámbito Escolar, no intuito de buscar e promover ações que possam contribuir para a democratição nas decisões das instituições por  todos os interessados e envolvidos na construção de escola de qualidade.

                      Esse tema se justifica pois na atualidade sabemos que muitos gestores escolares ainda realizão seu trabalho de forma autoritaria, e sem promover a participação das partes envolvidas no desenvolvimento do ambiente escolar, tomando decisões sozinhos e muitas vezes se sobrecarregando no cumprimento de  atividades que muitas vezes poderiam ser realizadas no coletivo e assim agilizando o desempenho e melhorando o funcionamento da instituição por ele coordenado, por esse motivo o artigo aborda esse tema, que terá como objetivo geral:

  • Desenvolver Ações Democráticas No Ámbito Escolar que promova  uma gestão escolar na qual se prioriza a participação do coletivo em todas as ações tomadas dentro da escola. Fazer uma gestão mais democrática, trazendo professores e coordenadoria para a tomada de decisão, resulta em inovação e em soluções criativas será fundamental também a acolhida dos pais dos alunos, pois a presença e a participação dos pais no cotidiano escolar é de total importância tanto para o desenvolvimento do aluno quanto  para o crescimento de uma escola democrática.

              Pra que se possa alcançar o objetivo geral será nescessário colocar em prática alguns objetivos específicos os quais serão:

  • Valorizar os docentes e a equipe escolar ofertando e promovendo uma formação centrada nas especificidades da escola e preocupada sempre responder aos problemas identificados dar mais atenção às prioridades.

  • Promover ações  como para a participação de toda a comunidade acadêmica e externa, para que seus membros possam se sentir responsáveis pelo processo e assim colaborarem com idéias e soluções, criando um vínculo entre eles e a instituição.

  • Criar mecanismos para melhorar o clima escolar  proporcionando um ambiente favorável à educação no rendimento dos alunos  promovendo relacionamento interpessoal entre professores e alunos, corpo gestor e docentes e entre gestores e alunos.

                        A  metodologia usada para alcançar o resultado que se propõe nos objetivos será: estabelecer reuniões periódicas entre o gestor escolar e corpo docente para esclarecimento das decições a serem tomadas; diálogar é planejar as ações da escola na coletividade; realizar eleições onde a comunidade escolha as representatividades de cada parte, entre outra ações a serem tomadas, tornando assim uma  gestão compartilhada entre todos os envolvidos, fazendo com que a escola  se torne um espaço participativo e mais atraente, principalmente para os estudantes. A gestão democrática precisa ser um dos princípios para uma educação de qualidade.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

DESENVOLVIMENTO

COMPREENDENDO A GESTÃO DEMOCRÁTICA

                     

                        De acordo com a nova LDB/9394/96 configurada neste momento

político enviesado de nuances neoliberais é que se pôde ter uma abertura maior

para a democratização da gestão. Esse tipo de gestão descentralizada faz da escola um espaço mais aberto ao diálogo e busca por uma relação horizontal, ou seja, sem focar o poder de comando em hierarquias. Esse modelo de gestão está amparado pela Constituição Federal de 1988 e também é reforçado pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) e pelo Plano Nacional de Educação (PNE). Falava-se em gestão participativa e uma nova visão parecia nascer para o papel do diretor aconteceram alguns avanços que não se multiplicaram em todas as esferas educacionais, pois apesar da criação de conselhos e colegiados, muitos eram apenas de fachada e a participação da comunidade escolar não acontecia, ficando todas as decisões sob a responsabilidade do diretor.

                        Entendemos que a gestão democrática na educação é tarefa de todos, ela deve iniciar na família, no governo, na sociedade, mas para que isso flua em perfeita harmonia, é preciso a participação de todos que estão inseridos no processo educativo, de um trabalho em equipe para que se alcancem movimentos reais, atitudes coletivas.Sabemos que, infelizmente, ainda existem escolas com dirigentes, trabalhando numa linha autoritária, centralizando as ações e dificultando as tomadas de decisões de forma coletiva. Para a realização desse artigo foi utilizado a pesquisa bibliográfica, buscamos estudar autores que discutem essa problemática como Paro (1993), Freire (1997), Gadotti (1997), Machado(1999). E algumas outras contribuições que foram relevantes para a construção do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (229.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com