TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESCOLAR E AS NOVAS TECNOLOGIAS

Por:   •  8/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  56 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO PLANALTO DO DISTRITO FEDERAL - UNIPLAN

CURSO DE PEDAGOGIA

AMANDA MICHELLY CARNEIRO CESAR – UL 2012 4516

ELIZÂNGELA LIMA FELIPE – UL 2012 4709

IDERLANDIA ALVES DA SILVA LIMA – UL 2012 4507

TAMIRES DE SOUSA PONTES – UL 2012 4505

SUPERVISÃO ESCOLAR: OS DESAFIOS DA LIDERANÇA EDUCACIONAL

Araguaína/TO

2022

AMANDA MICHELLY CARNEIRO CESAR – UL 2012 4516

ELIZÂNGELA LIMA FELIPE – UL 2012 4709

IDERLANDIA ALVES DA SILVA LIMA – UL 2012 4507

NALANDA FERNANDES NOGUEIRA – UL 2012 4522

TAMIRES DE SOUSA PONTES – UL 2012 4505

SUPERVISÃO ESCOLAR: DESAFIOS DA LIDERANÇA EDUCACIONAL

Projeto apresentado ao Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UNIPLAN, como requisito  obrigatório para cumprimento da disciplina Projetos e Práticas de Ação Pedagógica IV

6º Período PROUNI

Professor Orientador: Fernando

Araguaína /TO

2022

  1. SITUAÇÃO PROBLEMA        

Antigamente o trabalho do supervisor tinha como foco controlar e inspecionar, esse profissional era visto por professores como um fiscalizador. Contudo, na atualidade o profissional nessa função exerce um papel de suma importância na escola e que contribui de forma significativa mediando nas relações entre professor e aluno, e na busca de melhores resultados no ensino e aprendizagem.

Na atualidade, a supervisão escolar tem como principais funções orientar o professor, trabalhar em equipe junto ao corpo docente da escola não só supervisionando o que é ensinado, mas também atuando como um agente de mudanças, promovendo um espaço estimulante onde o intuito principal seja o   de desenvolver a educação por meio de técnicas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem efetiva dos alunos.

Durante sua atuação, porém, este profissional se depara com alguns obstáculos, pois formar, orientar e acompanhar o caminho pedagógico que os professores estão desenvolvendo na escola, não é uma tarefa tão simples. Ele necessita então desenvolver uma liderança frente à equipe docente para melhor coordenar como as atividades pedagógicas serão desenvolvidas, e é nesse momento que se começa a lidar com vários desafios: lidar com os mais variados perfis de educadores, estabelecer metas e conseguir resultados satisfatórios, ter influência com seus superiores, trabalhar no gerenciamento de conflitos, estar sempre motivado e lidar muitas vezes com o não reconhecimento de seu importante papel de zelar por uma aprendizagem de qualidade.

Diante do exposto, erguemos o seguinte questionamento: Quais métodos o supervisor escolar pode adotar afim de otimizar sua liderança como facilitador, mediador e interlocutor educacional  e motivar os professores a aperfeiçoar suas práticas pedagógicas?

  1. JUSTIFICATIVA

         O projeto surgiu mediante a necessidade de compreender a supervisão como função relevante e atuante dentro do contexto educacional. É importante e necessário conhecer suas atribuições, como se dá essa atuação, quais profissionais são envolvidos, o que se pretende alcançar e principalmente quais os desafios enfrentados  em seu cotidiano.

O intuito é contribuir para que o trabalho desenvolvido pelo supervisor escolar tenha o reconhecimento e valorização dentro da escola e que esse profissional seja compreendido como articulador essencial para o aprimoramento pedagógico das instituições; na mediação, interlocução, no planejamento escolar e na sua atuação internamente e externamente à escola, de forma a envolver educadores, pais, alunos e a comunidade em geral como parte do processo educacional.

Pretendemos aqui possibilitar reflexões acerca do tema, e esclarecer que o supervisor não tem como função desqualificar o trabalho desenvolvido pelos professores, mas está ali como um recurso  para lhes auxiliar no planejamento e desenvolvimento   de sua prática, tendo como principal preocupação a melhoria e qualidade do ensino prestado na instituição escolar.

Sugerimos que  se desenvolva na escola uma atividade  de Conscientização  com participação dos professores e corpo gestor  com palestra e dinâmicas interativas afim de informar acerca de como , aproxima a partir da dúvida e do questionamento: o supervisor deve atuar na dinamização de um clima de análise das rotinas da escola para que as mesmas possam ser confrontadas com as novas idéias que se almeja desenvolver.

  1. OBJETIVOS
  1. GERAL 

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. EMBASAMENTO TEÓRICO

Observando o desenvolvimento da sociedade ao longo dos anos podemos afirmar que o mundo vive em constante transformação e consequentemente a educação também é afetada por tais transformações. De acordo foram surgindo novas ações que norteariam a educação e a forma de ensinar, surgiu também um novo profissional que atualmente se tornou agente relevante para liderar na construção de um processo de ensino com mais qualidade. Esse profissional é o Supervisor Escolar.

Contudo nem sempre foi assim,na época que imperava o regime militar no Brasil, a repressão de pensamento e a harbitrariedade se tornou uma forma de modelar a educação, que sofreu forte influência das concepções autoritárias,

  Conforme (LIMA,2007), No ano de 1950, por meio de um acordo entre o Brasil e os Estados Unidos foi implantado o  Programa Americano-Brasileiro de Assistência ao Ensino Elementar (PABEE), o governo desejava implantar uma politica desenvolvimentista , que via a educação como uma maneira para se chegar a uma transformação social.

CITAÇÃO- O PABAEE tinha por objetivo ‘treinar’ os educadores brasileiros a fim de que estes garantissem a execução de uma proposta pedagógica voltada para a educação tecnicista, dentro dos moldes norte-americanos. Alguns estados brasileiros como Minas Gerais, Goiás e São Paulo foram os principais ‘executores’ do Programa, porém esta tendência influenciou a educação e a função do Supervisor Escolar em todo o país. (ROLLA, 2006)

e os supervisores surgiram então com a função de se fazer cumprir os ideais autoritários , dessa forma eles atuavam como fiscalizadores nas escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com