TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

Por:   •  15/11/2017  •  Artigo  •  5.520 Palavras (23 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 23

GESTÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

        

                                                                                                                         

                                                                           

                                                                                   Francileide Mercedes de Sousa[1]

RESUMO

O presente trabalho apresenta um estudo sobre Gestão Escolar e Educação Democrática, primeiras, considerações sobre os aspectos fundamentais dessa tipologia de gestão escolar é a baixa qualidade do ensino especialmente público, tem sido tema de discussões dentro do cenário educacional, inúmeros tem sido os fatores apontados com influenciadores dessa situação um desses fatores que a escola estar assumindo o papel de preparadora de crianças, jovens e adultos para a vida. O problema é que ao assumir o papel de preparadora, a escola se distancia de verdadeira função é nesse sentido que tem se evidenciado a importância da gestão escolar. Por entender que a forma de gestão adotada pela a escola pode influenciar diretamente no desempenho de uma instituição de ensino destacamos a importância da gestão escolar no processo educativo, desse modo sua adequada estruturação e ótimo funcionamento constituem fatores essenciais para que se consiga atingir um ensino de qualidade. Para isso, é fundamental que o diretor escolar seja um profissional capacitado, e seja escolhido através, do processo de escolha de diretores de uma escola, mas para isso é precisa ser desvinculado de indicações políticas faz se necessário que haja um processo de eleição direta para os cargos de direção escolar, mas isso só será possível se as escolas abrirem de fato para a sociedade fazendo com que os grupos de pais, grêmios estudantis e sociedade em geral possam participar da administração da escola.  

 

Palavras-chave: Gestão Escolar, Direção, Educação Democrática.

ABSTRACT

This paper presents a study of School Management Education and Democratic former, considerations on fundamental aspects of this type of school management is the poor quality of public education in particular, has been the subject of discussions within the educational setting , numerous factors have been appointed to influencers of the situation of these factors that the school is taking the role of preparer of children, youth and adults for life . The problem is to assume the role of preparer , the

school moves away from true function is in this sense that has shown the importance of school management . By understanding that the management approach adopted by the school can directly influence the performance of an educational institution highlight the importance of school management in the educational process , thus its adequate structure and optimal functioning are key factors for it can achieve a teaching quality. For this it is essential that the school principal is a skilled Prossicional and are chosen through the choice of directors of a school process , but this is to be divorced from political statements makes it necessary to have a process of direct election for the positions of school leadership , but this is only possible if the schools actually open to society causing parent groups , student unions and the general public can attend the school administration .

Keywords: School Management Directing, Democratic Education.

 

  1. INTRODUÇÃO

A escola, como já vem sendo demonstrado em alguns estudos, consiste num objeto demasiadamente complexo desse modo, sua organização, isto é a forma aparente como se conduz a educação, pois todos os anos inúmeros alunos concluem a Educação Básica completamente desestruturados para a vida, sem instrumentação intelectual, um reflexo da baixa qualidade do ensino minitrado em nossas escolas.

É dentro desse contexto que destacamos a Gestão Escolar como um elemento capaz de direcionar o trabalho da escola para um ensino de qualidade, que priorize a socialização de valores e a prática da democracia nos ambitos  institucionais cotidianos e que possibilite a participação critica e ativa ,assim com as experiências de organização . 

Para Libâneo, a gestão e a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para atingir os objetivos da organização, envolvendo, basicamente, os aspectos gerenciais e técnicos- administrativos, Gestão e a atividade que poe em ação o sistema organizacional.

Notoriamente a Gestão Escolar possui condições de reunir em sua pratica tal possibilidade e, dessa forma conduzir o trabalho escolar numa direção critica, dinâmica, reflexiva e, portanto, capaz de realizar com qualidade a maior tarefa da escolar o ensino contextualizado.

Por outro lado não se pretende aqui colocar a Gestão escolar como a solução para os problemas da educação sabe que a gestão escolar compreende em suas atribuições aspectos importantes do processo de ensino e aprendizagem que, dependendo do gestor adota pela a escola, podem influenciar diretamente sobre o desempenho dos alunos das instituições de Educação Básica.

O processo educativo inclui de forma inerente conceitos de direção desse modo sua adequada estruturação e seu ótimo funcionamento constituem fatores essenciais para que consiga atingir eficazmente os objetivos da formação outro elemento importante no âmbito da gestão é o Projeto Político-Pedagógico que como plano maior da escola determina as responsabilidades de cada membro da comunidade educativa.

Assim, a Gestão Escolar e a comunidade poderão contribuir muito nesse sentido, na medida em que principal objetivo deve consistir na promoção da qualidade do ensino e, dessa forma, possibilitar ao aluno uma formação intelectual consistente, capaz de fazê-lo perceber-se sujeito histórico.

A gestão abrange uma pratica dinâmica de interação entre os profissionais que atuam naquela escola e a comunidade; corresponde a comandar e controlar, mediante uma visão objetiva de quem atua sobre a unidade e nela intervém,de maneiras distanciada e orientada por uma serie de cobranças é nesse contexto de educação que tem se dedicado muita atenção á gestão  escolar.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (186.8 Kb)   docx (78 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com