TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA ESCOLAR E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM I

Por:   •  16/9/2020  •  Dissertação  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 8

REGISTRO DOCUMENTAL[1]

5º SEMESTRE DO CURSO DE PSICOLOGIA

ATIVIDADE ESCRITA PARA A 2ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA ESCOLAR E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM I

I – IDENTIFICAÇÃO DAS/OS DISCENTES:

Nome(s): Anderson Luiz Pacheco Alves, Cristiane Andreia de Souza.

II – DESCRIÇÃO DA DEMANDA:

Alunos do Ensino Médio foram flagrados com substâncias lícitas e ilícitas na porta da Escola. A Patrulha Escolar foi acionada e tomou as medidas necessárias de acordo com a idade dos alunos. Em uma reunião com a Equipe Pedagógica, falaram sobre a necessidade de trabalhar este tema com os alunos e informá-los sobre os danos. Além disso, há relatos de alunos que desconhecem os efeitos das drogas e outros em muitas vezes a utilizam até mesmo como um suporte emocional.

III – DEFINIÇÃO DE OBJETIVO(S) PARA INTERVENÇÃO:

  • Conscientizar os alunos e familiares dos efeitos negativos do uso de drogas lícita e ilícitas para o desenvolvimento físico e psíquico.
  • Incentivar os adolescentes de forma positiva a importância de não usar drogas.

IV – REGISTRO DA EVOLUÇÃO DA INTERVENÇÃO

A presente intervenção tem objetivo a conscientização sobre os malefícios do uso de substâncias lícita e ilícitas, direcionada aos adolescentes, promovendo diminuição do uso de tais substâncias que muitas vezes, por falta de instrução, conhecimento ou para tentar fugir de problemas pessoais ou de conflitos familiares, estes adolescente acabam se envolvendo e se tornando dependentes.

        Primeiro passo é necessário um estudo da instituição e sua relação com a sociedade ao seu redor, por meio da reflexão, em bases as necessidades evidenciadas e direcionadas a concepção educacional e princípios metodológicos e filosóficos da instituição.

A prevalência do uso de substâncias entre adolescentes evidenciam o uso de álcool como substância mais utilizada entre os jovens, seguido, respectivamente, do tabaco, maconha, solventes, ansiolíticos, anfetaminas e cocaína. Entre as drogas ilícitas, a maconha é a mais consumida.

Esta intervenção estará buscando a combinação de estratégias e de modelos, segundo as necessidades da comunidade escolar, e conquistando um programa em nível de prevenção.  Pois sabemos que em nosso país ainda não temos projetos em nível nacional que levem em conta as

características da população onde será aplicado o projeto de modo a torná-lo mais adequado a esta população específica.

A intervenção será voltada a programas de conscientização e prevenção do uso substâncias ilícitos e licita através de palestras (dinâmicas), folhetos educativos.

As palestras serão inicialmente para os alunos, direcionada a orientação dos males das substâncias ilícitas e licita com intuído de trazer clareza os danos sofridos tanto físicos, psíquicos e sociais. E buscando promover um Brainstorm (tempestade cerebral ou tempestade de ideias, é uma dinâmica de grupo que é usada em várias instituições como uma técnica para resolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo) com os alunos sobre o tema, criando um plano junto com eles para prevenção e inclusão familiar no contexto escolar.

Elaborar conteúdo de prevenção com os alunos, utilizando as ideias por eles apontadas como dificuldades, necessidades ou oportunidades visando à problemática baseada no contexto social que estão inseridos.

Posteriormente aplicar conteúdo elaborado pelos adolescentes em uma palestra com participação da comunidade e família.

Com os dados reunidos com as palestras e Brainstorm realizado com alunos e familiares desenvolver folheto educativo com as principais dúvidas, método de observação de sintomas e métodos de prevenção.

        O resultado esperado é a conscientização, criar um senso critico no adolescente sobre o uso de substâncias licita e ilícitas, com isso conseguir uma diminuição do consumo das mesmas, tanto no meio escolar, social e familiar.

V - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Drogas são substâncias que, quando introduzidas em um organismo vivo, vão provocar alterações bioquímicas nesse organismo, essas alterações bioquímicas normalmente se refletem como alterações físicas ou comportamentais, todas as vezes que indivíduo consumir drogas, esse indivíduo vai passar por processos bioquímicos que vão provocar alterações físicas ou alterações comportamentais.

        As drogas podem ser classificadas em três de tipos, a primeira classificação que podemos fazer é quanto à origem, ou seja, como ela foi produzida. Uma droga normalmente pode ter uma origem natural, ou seja, quando ela é extraída diretamente de uma planta, ou ela pode ser sintética, ou seja, produzida de forma artificial, normalmente nós dizemos que uma droga sintética foi produzida em laboratório ou algo semelhante a um laboratório, temos também as drogas chamadas semissintéticas que são as drogas extraídas do meio natural, ou seja, extraídas de alguma planta e que são alteradas ou modificadas, ou seja, ela foi sintetizada a partir de algum elemento natural.

        Podemos citar alguns exemplos:

  • Droga natural: a maconha, extraída da planta canabis,
  • Drogas sintéticas: as anfetaminas e a metanfetamina,
  • Drogas semissintéticas: cocaína extraída da planta da coca, e foi sintetizada para ser transformada em uma droga.

Outra classificação que temos além da origem é a liberação da comercialização determinados tipos de drogas, essas drogas se subdividem entre lícitas e ilícitas, as drogas lícitas são aquelas em que comercialização é liberada por lei, como exemplo desses tipos de drogas têm os medicamentos, as bebidas alcoólicas e cigarro de tabaco, nas drogas ilícitas a comercialização é proibida por lei, como exemplo temos a maconha, a cocaína, LSD e as anfetaminas, mas nem todas as anfetaminas algumas são liberadas como medicamentos, mas é um uso muito controlado, normalmente são medicamentos de tarja preta.

Mais uma classificação que podemos citar são as drogas psicotrópicas relacionadas à forma que a droga vai afetar o sistema nervoso (SNC), normalmente quando uma droga causa alterações bioquímicas em um organismo, e que essas alterações vão causar mudanças nos sentimentos, nos pensamentos e nas atitudes dos indivíduos, alguns exemplos são:

  • Drogas psicoativas: causam alterações no SNC do indivíduo, sistema esse que é responsável por fornecer e receber informações para praticamente todos os elementos do nosso organismo, que podem ser classificadas novamente como:
  • Depressora: Diminuem as atividades do SNC, com isso o organismo fica um pouco mais lento, são utilizadas em hospitais em doses controladas para sedar um paciente, podendo ser álcool sedativo, morfina e anestésicos em geral, temos exemplos também de drogas ilícitas como a maconha.
  • Estimulantes: aumentam as atividades do SNC, deixando a pessoa em estado de alerta e energia, grande parte das drogas ilícitas entram nesta categoria, incluindo a cocaína e as anfetaminas, temos também drogas lícitas que são estimulantes, como a ritalina, essas tem alguns efeitos de curto e longo prazo, em curto prazo elas podem causar exaustão, apatia e depressão, e em longo prazo podem causar dependência, além disso, o uso desse tipo de droga de forma contínua pode gerar um sentimento de hostilidade e até a paranoia.
  • Alucinógenas: Diminuem e aumentam as atividades do SNC, e isso acaba gerando um sério problema, porque como essas drogas estão querendo fazer as duas coisas ao mesmo tempo, elas vão alterar completamente o SNC, e com isso podem acabar provocando alguns efeitos como alteração dos sentidos, alteração da percepção, uma mudança nos níveis de concentração, alterações nos pensamentos e até mesmo uma mudança na consciência do indivíduo, como exemplo

desse tipo de droga temos LSD, a utilização desse tipo de droga com fins recreativos pode gerar grandes problemas para saúde de uma pessoa, LSD tira completamente a noção de tempo e espaço do individuo, deixando a pessoa em estado de êxtase e psicose, além de causar diversos distúrbios comportamentais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (285 Kb)   docx (349.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com