TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão De Aprendizagem Feita Pelo Professor

Por:   •  4/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  29 Visualizações

Página 1 de 4

AVALIAÇÃO FORMATIVA

A avaliação formativa se baseia em avaliar o aluno de forma particular, considerando as suas principais necessidades e os seus desafios no processo de ensino. Esse tipo de avaliação leva o professor a observar mais metodicamente os alunos, a compreender melhor seus funcionamentos.

Portanto, esse tipo de avaliação do mais trabalho para o professor, porém o educador conseguira verificar se o aluno aprendeu ou não uma matéria, a avaliação formativa tem o objetivo de permitir que o professor detecte pontos fracos e pontos fortes de seus alunos. Assim, é possível ter dados suficientes para criar um plano de ação que responda às características individuais das turmas.

Ao trazer diferentes instrumentos avaliativos para a sala de aula o professor contribui para que todos os seus alunos tenham chance de se desenvolver, consequentemente isso motivara a turma para novas aprendizagens e novas descobertas. Isso proporcionará aos alunos uma auto avalição de si mesmos.

Da mesma forma que os alunos precisam relatar ao professor o que tem funcionado e o que não está dando tão certo na rotina de ensino e aprendizado, os professores devem sempre dar feedbacks atualizados para os alunos sobre suas evoluções.

As novas metodologias de ensino, como a avaliação formativa, surgem para demonstrar que a aprendizagem, na verdade, torna-se mais efetivo quando é entendido como uma via de mão dupla: todos têm o que a ensinar e o que a aprender.

A GESTÃO DE APRENDIZAGEM FEITA PELO PROFESSOR

A gestão de aprendizagem são as ações que o educador deve realizar para manter um ambiente favorável a uma aprendizagem significativa e também ao crescimento emocional e social dos alunos. 

De maneira a atuar como um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Desta forma trabalhando de um jeito que provoque esse aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Trazendo em sala de aula sugestões constantes para que sua turma e o aluno em sua individualidade se desenvolva.

Uma forma de compreende cada um em sua individualidade é procurar entender melhor cada aluno, quem são suas famílias, qual é a rotina desse aluno quando não está na escola e estabelecer diálogo com as mesmas, estreitando relações e criando vínculos que fortaleçam o processo educativo dos estudantes.

Sempre mantendo seu olhar atento a percepções dos fatos fundamentais para uma avalição, desta forma o registro do professor em sala de aula se torna um instrumento indispensável para que tudo que aconteça seja relatado, como por exemplo, o desempenho dos alunos dia a dia isso ajudara o educador no processo avaliativo.

Ele também deve levar em consideração todo o tempo em que o aluno está na escola, e não só na sua sala de aula. Ele deve atuar de acordo com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e pensar no currículo de forma diferenciada, integrando o conhecimento acadêmico aos saberes da comunidade e dos próprios estudantes.

Desta forma percebe-se que como educador é importante ter disciplinas e criar um plano pedagógico que ajude a desenvolver seu trabalho de uma forma eficaz. Cada vez mais as salas de aulas estão com uma quantidade de alunos alta e por isso desenvolver uma rotina é indispensável, como por exemplo:

- Atividades iniciadas devem sempre ser finalizadas;

- Não demorar para dar o retorno das atividades passadas em sala;

- Sempre realizar a devolutiva da prova

- Identificar as reais dificuldades dos alunos;

- Estabelecer uma relação de confiança com os alunos;

- Planilha e registros de todo os processos;

- Manter os registros atualizados;

- Cadernos escolares;

O trabalho do professor em sala de aula vai muito além de transmitir o conteúdo programado para os alunos e, muitas vezes, ocorrem imprevistos e situações que precisam ser contornadas. Nesse sentido, ter uma boa gestão da sala de aula facilita o trabalho para que o docente possa melhorar o processo de ensino e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com