TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar

Por:   •  24/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

Pedagogia

Portfólio - Ciclo 2

Trabalho      apresentado ao    Centro Universitário      Claretiano        para a disciplina Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica.

2018

A Gestão Escolar

Principais concepções práticas que devem ser consideradas na gestão da escola da educação Infantil

        A gestão escolar é a organização interna da escola, envolvendo todos os setores que estão relacionados com as práticas escolares para garantir um desenvolvimento sócio educacional eficaz. Para isso, a escola deve desenvolver o seu plano de gestão visando à qualidade no ensino; redução da inadimplência; prevenção da evasão escolar; combate à indisciplina; motivação do quadro de funcionários; além de manter pais, alunos e comunidade engajados nos projetos escolares.

        Destaca-se que o gestor escolar, do ensino infantil ao médio, deve valorizar a atuação de educadores e ajudar os alunos no desenvolvimento de suas competências e habilidades, sejam elas naturais ou aprendidas ao longo do tempo. Existem quatro pilares de gestão escolar:

- Pedagógica: organização, planejamento e administração da área educativa;

- Administrativa: organização e administração da estrutura física (prédio, equipamentos, materiais para as aulas e projetos pedagógicos, etc.);

- Financeira: organização das finanças e orçamento, com a distribuição ordenada da verba para os diferentes setores da escola;

- Recursos Humanos: organização de pessoal (alunos, professores, funcionários, responsáveis e comunidade) para garantir a satisfação de todos e rendimento das atividades; fazendo-se cumprir direitos, deveres e atribuições do Regimento Escolar, segundo as especificidades locais e regionais de cada lugar.

        Como já se sabe, a educação infantil no Brasil é responsabilidade dos municípios, que recebem apoio dos estados e do governo federal para que possam oferecer uma formação inicial de qualidade às crianças de 0 a 5 anos de idade. É a primeira etapa do ciclo básico, oferecida em creches e pré-escolas em jornadas integrais (7 horas) ou parciais (4 horas).

        Na instituição, a criança vai brincar, ter contato com a natureza, ter alimentação sadia, desenvolver a curiosidade e ter acesso à higiene e à saúde; além de aprender os princípios de cidadania e respeito, bem como, a motivar a expressão e a criatividade.

        Apesar de hoje, no Brasil, a Educação Infantil ser reconhecida como necessária à formação das crianças, sabemos que os municípios, principalmente os de pequeno porte, enfrentam dificuldades que precisam ser superadas para que as crianças possam desfrutar dos seus direitos, conforme legislação atual.

        As principais dificuldades encontradas hoje, além da oferta de vagas, são: número insuficientes de profissionais, o não acolhimento da criança em certos momentos, estruturas frágeis, falta de informações fundamentais para o planejamento e a ampliação da oferta de vagas, desigualdade na seleção de alunos, contratação de outros profissionais para atuar com as crianças, desigualdade em termos de remuneração e jornada para os profissionais e o descumprimento à legislação educacional vigente no país desde 1996.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com