TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar

Por:   •  31/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO ESCOLAR.

Edivania Ferreira Bomfim

Paulo Ruan Marinho da Silva Santos

Solange Maria Santos de Almeida

Vanessa Félix

Professora Catucha Cavalcante

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Licenciatura em Pedagogia (PED 1282) – Seminário Interdisciplinar VIII

12/09/2018

RESUMO

Há vários conceitos sobre gestão escolar e entre vários estudos, a mesma é conceituada para objetivar normas e organização para a melhor eficiência do processo socioeducacionais da escola, sendo que nesse temos a condição materiais e humanas.

 A gestão escolar possibilita uma administração eficiente, sendo que engloba toda a rede de ensino, com alunos, professores, supervisão funcionários e todos que contribuem para o ensino de qualidade, a ressaltar a essência do sistema de ensino pedagógico.

Palavras-chave: Gestão. Democrática. Socioeducacionais. Administração.

1 INTRODUÇÃO

A gestão escolar ao passar do tempo tem sido transformada, no ano de 1930 no Brasil, era vista com relatórios, caráter subjetivo, assistemático e legalista, apesar de sabermos que existia uma administração educacional, não tinha reconhecimento profissional da função.

Em seguida passa pelas ideologias de uma nova escola com influencias de ideias progressista que iria transformar a educação tradicional, pois exigia a mudança devido ao acompanhamento do país na expansão industrial. A Escola nova surge com um novo movimento pedagógico com os estudos do John Dewey, o mesmo acreditava que poderia aumentar a oferta educacional para aprimorar a oferta educacional.

No século XX no início surge a oferta maior na procura do ensino e começa a seguir os conceitos da Administração de Empresas de indústrias, companhias e comerciais. Assim tendo o conceito de divisão nos afazeres para melhor eficiência na educação. O objetivo geral é afirmar o quanto a gestão democrática tem importância no meio socioeducacional das escolas com um gestor eficiente, sendo que devemos nesse artigo identificar o que o profissional de gestão realiza, reconhecendo a diferença entre as qualidades de um gestor e na gestão democrática o bom desempenho, para valorizar cada um, o que agrega para a melhor contribuição satisfatória para a educação, mesmo com o conceito permanente da administração geral criada por Henry Fayol no início e depois transformando na administração escolar. O tipo de pesquisa é na modalidade documental com as fontes utilizadas livros, banco de dados digitais, não se restringindo a modalidade de pesquisa teórica.

 

2 O PERFIL DO GESTOR EDUCACIONAL

Sabemos que um gestor é necessário ter perfil e saber as suas funções dentro da organização no qual o mesmo irá administrar. Hoje os conceitos de administração foram modificados, quando se compara aos tempos antigos.

O gestor escolar, ou diretor escolar, é um profissional que por muitas vezes é confundido com uma figura autoritária ou como um mero administrador escolar, porém existem diferenças entre um administrador, diretor autoritário e um gestor escolar de fato.

Uma das características que diferem esses profissionais são os perfis. Não é difícil de encontrar diretores escolares que são vistos como profissionais algozes e autoritários, tem suas visões centradas no autoritarismo e quase nunca aceitam opiniões.

O administrador escolar também é assemelhado ao gestor escolar, porém suas ações resumem-se a ações técnicas, visam sempre alcançar objetivos administrativos das instituições e propor metas, mas esquecem de assistir as necessidades pedagógicas da instituição de ensino.

Em contramão dos profissionais anteriormente citados, encontra-se o gestor escolar, que obtém uma visão ampla do sistema escolar, atuando sempre com os demais envolvidos na comunidade escolar, favorecendo o enriquecimento de todos os participantes da comunidade escolar. Conforme a figura 01 abaixo detalha um verdadeiro profissional da gestão escolar que no caso o perfil do gestor, o mesmo estar à frente das grandes decisões das tomadas na administração escolar e sempre visa o melhor desempenho de sua equipe, compostas por estudantes, funcionários, professores, terceirizados e os externos que vai da comunidade ao Estado, a depender da sua posição no sistema de ensino.

Figura 01

[pic 1]

Fonte:https:/www.google.com.br/search?q=gestor+escolar&rlz=1C1RLNS_pt-

O sucesso de uma instituição escolar e consequentemente a qualidade do seu ensino, passa também pelas competências de um bom gestor escolar, dessa maneira é importante conhecer qual o perfil ideal para esse profissional de suma importância para o sistema escolar de uma instituição de ensino. Para isso destacamos alguns comportamentos para um bom líder da escola, fluir bem nos seus interesses e administrativo e obter uma excelente equipe motivada com o seu perfil.

A ética é necessária que tal profissional seja ético, que é uma característica imprescindível para qualquer pessoa/profissional independente do ambiente ou área, e o gestor precisa adquirir confiança de toda a sua equipe e de todos os envolvidos na comunidade escolar.

A comunicação é o direito de comunicar-se de forma clara com todos os envolvidos, objetivando os projetos e consequentemente servindo de exemplo para que todos os outros colaboradores também sejam comunicativos.

A disponibilidade de ser um bom gestor é ser um gestor acessível, é um papel fundamental para quem exerce um cargo de liderança e deseja alcançar uma relação de confiança com sua equipe e com todos os colaboradores, ouvindo-os e se possível os atendendo. Para tudo isso temos o espirito de equipe que forma o espírito coletivo é uma das principais competências de um líder, lembrar a sua equipe de que todos fazer parte do processo pedagógico da instituição, fazer com que todos se sintam participativos é fundamental para a evolução do processo de ensino-aprendizagem e para a colaboração de um desenvolvimento pedagógico, motivando todos os participantes da comunidade escolar a participar dos projetos, contribuindo para a evolução do processo de ensino-aprendizagem de forma qualitativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com