TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Escolar

Por:   •  1/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.681 Palavras (19 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 19

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E OS DESAFIOS DO DIA A DIA DAS ESCOLAS

Solange Alves Trindade

                                                         Ana Maria Soek

                                                   ana.soek@fael.edu.br

Faculdade Educacional da Lapa – FAEL

Curso de Especialização em Gestão Escolar e Trabalhos Pedagógicos

RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo a reflexão sobre o tema que é Gestão Democrática, sua real funcionalidade, se está mesmo sendo usado esse modelo de gestão nas escolas e quais benefícios têm sido alcançados, qual o envolvimento da comunidade escolar neste novo modelo, realmente se conseguiu êxito com essa mudança, os pais estão mais participativos na vida escolar de seus filhos. O método de pesquisa que foi utilizado para o estudo de coletas de informações foi o exploratório e explicativo onde foram explorados vários modelos de Gestão Democrática, uma pesquisa informal nas instituições de ensino para avaliar em qual âmbito escolar esse modelo se aplica melhor, no público ou no privado, pesquisa em fontes formais, através de documentos, livros, artigos de jornais e revistas, e também alguns artigos extraídos da Internet. A revisão da leitura foi baseada em Paulo Freire e Graciano Bordignon entre outros autores que abordam o tema do trabalhado. A escola deve ser um lugar do cotidiano da comunidade escolar onde a mesma auxilia com atitudes, ideias e com união de esforço para junto da equipe diretiva poderem solicitar ao poder público mais melhorias no ambiente escolar e mais Leis que ajudem a escola tornar-se um ambiente onde todos queiram participar. Durante a pesquisa constatou-se que embora haja muitos esforços das escolas para atingir uma educação de qualidade e democrática ainda há grandes barreiras a serem ultrapassadas para atingir-se o objetivo.

Palavras-Chave: Reflexão, Gestão, Participação.

 Aluna do curso de pós-graduação em Gestão Escolar e Trabalhos Pedagógicos pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL. Formada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa – FAEL

2 Doutoranda em Educação – PPGE/UFPR. Mestre em Educação - UFPR. Especialista em: Neuropsicologia; Organização do Trabalho Pedagógico; e Tutoria EaD e Novas Tecnologias. Formada em Pedagogia pela UFPR. Professora Orientadora da Pós Graduação em Educação da Fael. Professora do Setor de Educação da UFPR. Tem experiência na área educativa nas esferas público/privado. Autora e Editora de materiais didáticos pedagógicos

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho teve como objetivo central a pesquisa sobre como funciona uma gestão democrática nas escolas públicas e privadas de minha cidade, no decorrer do trabalho foi realizada visita informal para levantamento de dados onde se obteve vários resultados em relação à participação da comunidade escolar e a eficácia de uma gestão de qualidade.

 Em sites, revistas e livros conseguiu-se o embasamento sobre Leis e políticas públicas que garantem uma gestão democrática e cidadã onde se trabalha para formar caráter não só detentores do saber, mas sim multiplicadores do conhecimento.

Qual a forma correta que os gestores devem utilizar para conseguir uma escola democrática com a participação de todos os grupos que a formam assim vivenciando os benefícios que traz essa parceria por uma escola melhor.

Durante a pesquisa notou-se que este tipo de gestão é como um Projeto Político Pedagógico de uma escola, ela não acaba nunca, está sempre em construção porque no dia a dia das escolas se vivencia varias e diversas situações que dependem da vivencia da sabedoria e da tomada de decisões coletivas para um melhor desfecho das situações.

Educação de qualidade é direito e dever de todos!

       Direito, porque todos sem exceções de raça, religião, opção sexual ou postura social devem ter uma educação voltada para um futuro melhor e digno.

Dever, porque todos temos o dever de apoiar, investigar, interagir, opinar, democratizar a instituição escola para um aproveitamento educacional de formação de cidadãos, capazes de pensar e agir por si só, mas sempre em prol do todo da coletividade.

Uma avaliação geral da pesquisa é a verificação de como está sendo norteado e desenvolvido esse modelo de gestão, se está funcionando, qual os benefícios que se atingiu até o momento, quais as dificuldades encontradas pelo caminho pelas direções das escolas, se estão conseguindo suporte nas secretarias de educação da cidade quando necessário se estas secretarias oportunizam cursos para aperfeiçoamento de professores, funcionários e diretores.

Avaliado o dia a dia dentro da escola, o vai e vem de alunos, a entrada e saída de pais e responsáveis, a forma de acolhimento de todos que ali chegam para solicitar uma informação ou um auxílio de como proceder em uma determinada situação, o funcionamento diário da escola e como age uma equipe diretiva democrática.

Quais ações pedagógicas são aplicadas em cada escola e se ali os alunos estão vivendo o aprender, o lúdico que é aprender com responsabilidade, mas brincar também para abrir os horizontes do saber.

  1. Participação na Gestão Escolar Democrática
  • O que é Gestão?

Forma de planejar, organizar, dirigir, controlar e avaliar um determinado projeto;

Sinônimo de administração visa à racionalização de recursos materiais, recursos humanos e tem por meta o alcance de uma determinada finalidade;

  • O que é Gestão Escolar?

Forma de organizar o trabalho pedagógico, que implica visibilidade de objetivos e metas dentro da instituição escolar; Implica gestão colegiada de recursos materiais e humanos, planejamento de suas atividades, distribuição de funções e atribuições, na relação interpessoal de trabalho, e partilha do poder.

 Diz respeito a todos os aspectos da gestão colegiada e participativa da escola e na democratização da tomada de decisões.

  • O que é Gestão democrática?

Como o termo já diz é gerir democraticamente é envolver todos os seguimentos da escola é descentralizar o poder e dar voz aos pais, alunos, professores e funcionários que todos participem da organização e do bom funcionamento da escola.

Sendo ela indispensável em qualquer das etapas de gerenciamento escolar, a gestão democrática engloba todas as outras definições citadas à cima sobre gestão e gestão escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (435.5 Kb)   docx (210.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com